"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Pacote requentado, obviedades ululants e algo de bom

Diferentemente de outras vezes, nas quais nem se dignou a comparecer, o prefeito Darci Lermen esteve presente na sessão solene de abertura do segundo período legislativo da Câmara, sendo aplaudido por uma claque entusiasmada, composta de secretários e assessores, que tomou todas as dependências da Câmara. O povão mesmo, que é freqüentador assíduo dos trabalhos legislativos ficou de fora e não poupou esculhambação ao prefeito e aos apaniguados que devem ter saído de lá com as mãos em pandarecos de tanto baterem palmas. Em compensação, as orelhas devem ter ficado vermelhas que nem pimentão, de tanto que foram enxovalhados pela arraia-miúda. Teve um cidadão que lamentou o desperdício de tempo, já que Darci não falou nenhuma novidade. “Ao invés de estarem procurando o que fazer, estão aqui feito bestas, puxando o saco do prefeito”, disse, se referindo aos de primeiro escalão.

Observações a parte, Darci anunciou um pacote de medidas para o segundo semestre. Algumas delas são filmes antigos, requentados para consumo da mídia; outras são obviedades ululantes, que estão há pelo menos dois anos atrasadas. Por último, há a parte boa e limpa, que deve ser reconhecida, ainda que fazer coisas corretas deveria ser a regra e não a exceção.

O pacote dos requentados seria é a construção das casas populares, que a bem da verdade, foram construídas no primeiro ano de mandato; o Projeto Pipa, para 700 menores; programa de micro-crédito, ou Banco do Povo e até o Orçamento Participativo seriam por assim dizer, bananeiras que já deram cacho. Projeto Pipa, então, data do primeiro mandato e já recebeu vários nomes. Banco do Povo é um fiasco monumental e Orçamento Participativo, bom, do Orçamento Participativo é melhor nem comentar. Basta dizer que é algo de tristíssima memória.
As obviedades ficam por conta da construção do hospital e da nova prefeitura. Todo mundo sabe que uma das ferramentas para Darci ganhar as eleições foi atacar o sistema de saúde do município, que não funcionava. Em palanque prometeu um hospital de referência, com UTI e tudo. Até agora nada saiu do papel e da maquete, aliás, maquete essa que ele, Darci, adorava ver publicada nos jornais. O hospital, juntamente com a nova prefeitura ele jurou que se iniciará no máximo em setembro para terminar no ano que vem. Pode até acontecer, mas é quase impossível, pela simples razão do histórico. Quem não fez em três anos vai fazem em um? Só se for um milagre ou a constatação de que a eleição se aproxima e a batata está funda. O que está sendo feito e não me parece obra eleitoreira é a duplicação da PA-275, na saída da cidade. Pelo menos alguma coisa acontece de maneira normal.

Um comentário:

Blog Talita Baena disse...

Ei Marcel, o meu blog é esse: www.efeitosdesentido.blogspot.com
Passa lá!

Mas uma pergunta: Qd mesmo que dá povão na câmara?