"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Entrevista com Faisal Salmen

Essa entrevista com o ex-deputado Faisal Salmen, eu fiz para o jornal HOJE, mas, em razão da sua importância transcrevo para o blog. Espero que os leitores gostem.

Que ele é uma figura controvertida, com passagens explosivas e contraditórias, ninguém tem dúvida. Agora, que ele é uma das maiores personalidades do município, com uma extensa folha de serviços prestados ao município, ninguém pode negar. Depois de quase dois anos recluso, o ex-prefeito e ex-deputado estadual recebeu o jornal HOJE para uma entrevista. Bem ao seu estilo, Faisal aborda temas considerados tabus e se declara oposição à ex-esposa e atual deputada federal Bel Mesquita a ao prefeito, Darci Lermen.
Blog do Marcel- Após a campanha de deputado, nota-se que o senhor se recolheu, saiu da mídia. Qual o motivo?

Faisal - Você tem razão. Eu me recolhi mesmo para fazer reflexão e porque fiquei decepcionado com o grupo que ajudei a criar em Parauapebas. Foi uma traição violenta e eu demorei para perceber. Fui analisar o passado para poder me situar numa realidade futura. Por último, me recolhi para estudar medicina, porque eu pretendia voltar a ser médico.
BM – Ventilou-se a informação que o senhor estaria deixando o PSDB para se filiar ao PRTB. Isso não aconteceu, por quê?
Faisal - Por um momento me senti sozinho, porque eu tenho uma personalidade muito forte, carregada de muito idealismo e comprometida com uma posição ideológica. Como o meu partido estava ausente do poder, à nível federal estadual e municipal eu sentir falta de um partido que me agasalhasse.
BM– Nesse período que o senhor esteve recolhido, o senhor se reciclou politicamente?
Faisal – Eu fiz auto-análise da minha vida e descobri que ninguém pode viver sozinho. Viver bem é você ter a possibilidade de refazer amizades.
BM - Qual a conclusão que o senhor chegou?
Faisal - Na verdade a minha derrota para deputado ainda é um grande ponto de interrogação, porque 90% das obras que estão aqui foi eu quem trouxe. Se eu tivesse levado a Feira do Produtor, que eu trouxe para cá, para Canaã; o Corpo de Bombeiros para Curionópolis; a Rodoviária, para Eldorado; se os 17 quilômetros de asfalto da ferrovia eu tivesse levado para Xinguara eu teria sido eleito. Essas e muitas outras obras eu trouxe para Parauapebas e ficaram como mérito da então prefeita, Bel Mesquita e ela nem sequer esteve nas reuniões eu que eu fechei essas obras para Parauapebas. Ninguém sabe, por exemplo, que todo asfalto do bairro Guanabara não tem um tostão do município de Parauapebas porque foram recursos 100% do Estado, que eu viabilizei; que a escola Faruk Salmen, tem a metade dos recursos do estado; que a drenagem e a praça da Chácara do Sol foi 100% do Estado; que a escola Marluce Massariol foi 100% do Estado e foram fruto da minha atuação como deputado, além de outras que não apareceu como o ônibus biblioteca que eu trouxe o dinheiro e o ônibus nunca apareceu. O ICMS foi aumentado graças a minha luta e hoje é a maior arrecadação de Parauapebas. A doação do bairro da Paz também foi uma luta minha que o governador Jatene veio aqui anunciar.
BM - A gente nota que há uma profunda decepção da sua parte com relação a ex-prefeita. O senhor se considera traído?
Faisal - Muito traído. Para se ter uma idéia, se eu tivesse trazido um candidato a deputado federal do meu partido, ela não teria sido eleita, mas eu não fiz isso, inclusive eu votei nela, mas acho que ela está sendo uma decepção como deputada, porque até agora o único pronunciamento que fez foi atacar os Sem Terra de uma maneira gratuita e não trouxe um tostão para o município de Parauapebas. Entretanto, a minha maior decepção foi o financiamento da campanha do Darci pelo senhor Welder Rodrigues Zebral, dono do restaurante “Porção”, intermediado pelo Welney Lopes de Carvalho, com o conhecimento da Bel. Gostaria inclusive que eles me processassem porque aí eles teriam que apresentar inclusive uma conta da Bel que desapareceu da Câmara. Esse Welder é o mesmo que colocou em Parauapebas aquele famoso instituto de Tecnologia Aplicada de Informação (Itec) por R$ 2,5, cujos computadores não funcionam mais. Esse cidadão foi o maior contribuinte da campanha do Darci.
BM – Há rumores de que a Bel não seria candidata a prefeita. Caso ela fosse candidata, o senhor iria contra ela no palanque?
Faisal – Eu vou fazer denúncia sim, mas ela não vai ser candidata porque ela tem medo das minhas denúncias, principalmente no caso Chico Ferreira, que hoje cumpre pena por assassinato. Mais tarde, Darci, que prometeu varrer a Clean de Parauapebas, manteve a empresa no município, renovou o contrato e ainda aumentou os valores.
BM – Então o senhor se arrepende de ter ajudado a Bel?
Faisal – Eu me arrependo. Na campanha do seu segundo mandato, eu estava fora do município para tratamento de saúde, quando o Welney me chamou porque ela estava perdendo a eleição para o Cláudio Almeida e eu voltei para salvar o mandato dela, mas nem isso eles agradeceram.
BM – Como o senhor avalia o governo Darci?
Faisal – Primeiro não existe governo. Ele ganhou porque foi apoiado por pessoas ricas, que depois colocaram ele contra a parece e ele aceitou essa posição porque ele é fraco e não tem caráter, é um “Bananão”. Esse bananão aceitou o dinheiro do Welney e de bandidos de Brasília. Eu não vou calar minha boca não, ele vai levar chumbo de mim. Ele ficou três anos parado, arrecadou um bilhão de reais e não tem cem milhões de obras na cidade, ou seja, nem 10% do dinheiro arrecadado. Quero que ele me processe porque na minha defesa eu vou pedir as contas dele. Hoje, Bel e Darci fazem parte do mesmo grupo, PMDB/PT.
BM – Se o Darci é fraco, quem manda na prefeitura?
Faisal – Quem manda na prefeitura são os financiadores da campanha do bananão e estão cobrando a fatura. O dono do hotel que virou prefeitura é um exemplo de cobrança da fatura. A nomeação de Marcelo Catalão na secretaria de Finanças é outro exemplo. A presença da Clean em Parauapebas também. A Locarauto também é um enigma, tudo passa por ela. Há um cidadão chamado João Fontana, que ninguém conhecia e hoje é uma eminência parda no governo, o guru político do bananão. Ameaça todo mundo e compra todo mundo, usando a máquina. Nós temos muitas gravações dele comprando as pessoas. No meu governo a prefeitura tinha suas próprias máquinas, hoje o Branco é quem aluga as máquinas para a prefeitura, um absurdo. O bananão é muito bonzinho, para os ricos, mas muito ruim para os pobres. Não tem nenhum pobre na cúpula do governo.
BM - Não está tarde para falar isso? O senhor não devia ter falado antes?
Faisal - Falar como, se ela controlava a imprensa, assim como o Darci controla a imprensa atual? Atualmente, só o jornal HOJE é independente. Essa é a primeira vez que tenho oportunidade de chamar o Darci para um debate. No debate eu quero perguntar para ele porque ele ainda não fez a prefeitura. Sabe por quê? Porque ele alugou o prédio onde funciona a prefeitura por R$ 80 mil por mês. Quero perguntar porque ele pegou R$ 1,7 milhão do dinheiro público e deu para o Siproduz fazer a FAP.
BM - Por que o apoio a Cláudio Almeida?
Faisal – Porque esses filmes que estão aí já passaram. Até eu preciso me reciclar. Tenho certeza que Cláudio será um bom prefeito. Ele tem muita garra e determinação e é dinâmico. Eu nunca tive problemas pessoais com o Cláudio, eu tive problemas de ordem política, que inclusive estão superados.
BM – Você acredita que Cláudio Almeida é capaz de ganhar a eleição?
Faisal – Claro que acredito. Cláudio vai ganhar com a ajuda de todos nós, da união da oposição porque o discurso dele vai ser muito consistente. Já o Darci não tem discurso, ele é preguiçoso, tem obras com preços gigantescos, ele gosta de alugar muitos caminhões, gosta de alugar muitos carros e beneficiar amigos e financiadores.
BM - o senhor será candidato a vereador?
Faisal – Sim, eu devo ser candidato a vereador e humildemente peço a população que me dê oportunidade de reconstruir minha vida política e depois, numa ocasião mais oportuna, quero voltar a ser candidato a prefeito de Parauapebas, que é meu sonho.

2 comentários:

pedro jaques disse...

essa foi demais.....
a PMP não pagou o retroativo de todos os professores, retirou as horas atividades prometidas para 2009, reduziu a carga horária de muitos colegas, não pagou corretamente os meses de jan e fev e agora nos manda uma mensagem no "passa-fome"; "para quem não sabe o que quer, qualquer coisa é suficiente". chupa essa manga!!!!!!!!!!

Unknown disse...

è verdade da prisão do Branco da White tratores?