"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A guerra da 14

O projeto do comício de sexta-feira, na rua 14 nasceu para ser realizado no Mercado Municipal, mas em razão da preferência geral, o local foi mudado para a 14, uma rua simbólica para o PT.

No entender de muitos, era necessário quebrar a escrita que a rua era composta apenas de partidários do PT, até porque não é; há muito tempo uma parte dos comerciantes não quer nem ouvir falar nisso e os que estão do lado de lá estão pressionados. Passaram dois anos sem vender uma vela para prefeitura e depois disso se viram como podem, na base do conta-gotas (todo mundo sabe de cor e salteado quem é que vende para a atual administração).

Mesmo sem ter a metade do apoio verificado em 2004, os petistas tinham a rua como se fosse um feudo permanente. “Já que é para ganhar a eleições, vamos começar ganhando a guerra da 14”, foi o argumento utilizado na reunião que definiu o local do comício.

A guerra da 14 foi ganha com sobras. Lavou e enxaguou a alma de muita gente e as razões foram muitas. A primeira talvez tenha sido o fato de que o comício do 15 colocou o dobro de gente que o do PT, que fora realizado há cerca de 20 dias, no mesmo lugar. Enquanto a manifestação da candidata do PMDB lotara cinco quarteirões, mais as ruas transversais, o comício do PT se resumira a ocupação de dois quarteirões. A segunda razão da satisfação dos partidários de Bel Mesquita foi que no Liberdade, a menos de dois quilômetros dali, o atual prefeito era vaiado insistentemente, a ponto de interromper a sua fala, antes das 22 horas. Enquanto isso, Bel falava até às 23:30 para uma multidão estimada em 15 mil pessoas.

O comício de sexta revelou o mau negócio do PT em partir para a tática do enfrentamento, principalmente agora, que ele está descendo a ladeira a olhos vistos. (segundo informações dos próprios membros do partido, numa pesquisa que convenientemente não será divulgada, Bel estaria quase oito pontos percentuais a frente de Darci). Realizou o comício no Liberdade simultaneamente ao da Bel e levou tinta. Dizem que vão realizar uma nova carreata para colocar nas ruas o dobro dos carros da carreata de Bel. Seria mau negócio, afinal, não é fácil locar cinco mil carros.

Nenhum comentário: