"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Almanaque moderno

Nesses tempos modernosos, onde se tira leite de pedra, coelhos de cartola e bovinos dar perigosos vôos cegos e rasantes, nada está definido até o soar da última hora. Pelo menos é assim na política da terrinha.

Por falar em política, um desavisando que chegar de última hora por essas bandas, há quase um ano das próximas eleições poderá ficar meio abestalhado com as movimentações dos últimos dias. Para ajudar esses pobres chegantes, que verão coisas do arco da velha em 2010, bem como adiantar o lado dos parauapebense baratinados, a gente dá uma mãozinha e troca em miúdos alguns termos que já estão no dicionário informal da política local e no anedotário.

“A política é dinâmica” ´Termo usado para justicar a bandalheira e a mudança de posição de algumas lideranças, que trocam de idéia da com a mesma velocidade que se troca de camisa.

“Baba da macaúba” – Usado por Wanterlor Bandeira, quando o sujeito ou o veículo de comunicação já passou na secretaria de Finanças para se “ajeitar”. Daí a frase, “o cara tá calado, deve ter pegado a baba da macaúba”.

“Molhar o bico” – Usado por Iremar Araújo. É o mesmo que baba da macaúba, ou seja, quando o cidadão dá uma volta de 360 graus e passa a elogiar o que antes criticava, surge a frase, “esse aí já molhou o bico”.

“Terra de muro baixo” – essa quem costuma usar sou eu mesmo e retrata a realidade de Parauapebas, uma cidade que “neguinho” e “branquinho” chegam, nem sabem se vão ficar e já armam a rede e começam a cantar de galo.

"Síndico" – é como o Blog do Wanterlor se refere ao prefeito Darci Lermen.

“Quase prefeito” - Até 2008 era assim que o nosso Wlliam Bayerl se referia ao prefeito Darci.

“Caldo de peteca” - Termo muito utilizado para se referir ao prefeito no seu primeiro mandato. na época todo mundo mandava na prefeitura.

“Até boi voa” - A frase quer dizer que aqui acontece coisas estranhíssimas, inusitadas, inverossímeis, como, por exemplo, no apagar das luzes o secretário de Obras João Fontana ir se aninhar no colo do PMDB.

“Bananão” - Era assim que o vereador Faisal Salmen chamava o prefeito.

“Espoca-urna” – A pesar de estarmos há algum tempo na era da urna eletrônica e o máximo que se conseguiria seria um estouro de disquete, de cd, de pen-drive ou de qualquer coisa parecida, No blog do Zedudu espoca-urna é o camarada sem futuro, desprovido de voto.

Artigo publicado no jornal HOJE - edição 387

2 comentários:

Unknown disse...

Muita bacana. Da para pubicar um dicianário! rssss
Parabens.

Unknown disse...

Muito interessante!
Então estaria correto dizer as frases abaixo?
1.)"espoca urna" seria o Wanterlor e sua votação.
2)Como existe na Câmara Municipal o tal do "Mensalinho" criado desde a época do Dr. Welney & cia, o vereador Wanterlor criou esse termo quando passava na Secertaria de Finanças com o Marcelo Catalão para pegar a sua "baba da Macaúba"?
3)O William chamava darci de "Quase prefeito" até 2008 porque a partir de 2009 passou a "molhar o bico" ou pegar a "baba da Macaúba"?
4)"A política é dinâmica" se aplicaria à postura do Blogger(Marcel) que antes era Bel DOENTE e agora mudou de posição?