"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O velho MDB e o PT da garoa.

Nos tempos do MDB velho de guerra, se dizia que a pior das democracias é melhor do que a melhor das ditaduras. Já faz tempo, mas, por incrível que pareça, ainda tem gente que tem saudade daqueles tempos. Não das lutas do MDB de guerra, mas da ditadura, na qual tudo era imposto de cima pra baixo.

O tempo passou e o velho MDB se transformou no PMDB de hoje, mas os mais antigos, que viveram a luta do partido contra a ditadura e que se orgulham de dizer que viveram no tempo do Dr. Ulisses devem corar de vergonha com o PMDB de hoje, corrupto, clientelista, fisiologista que vende até a mãe por um prato de lentilhas. Os herdeiros de Ulisses e de Tancredo são rápidos no gatilho quando o assunto se relaciona com as muitas faces do poder.

Quem diria que esse PMDB moderno pudesse amanhecer junto e misturado com o PT. Não aquele PT íntegro e limpo da velha companheirada do ABC paulista, que enfrentava a polícia nas manhãs de frio, nas portas das fábricas do ABC. Aquele PT era admirado até pelos adversários, como reserva moral do país, entretanto, esse que está aí, gordo e corrupto não fica nada a dever aos partidos que tem a mutreta gravada no seu DNA. É isso, o PT atual (o de Parauapebas também, apesar das raras exceções) não tem o que ensinar de ética e moralidade.

Evidente que aqui e acolá ainda surgem abnegados saudosos do tempo em que Domdom jogava no Andaraí, mas, aí já se faz longe; a mordomia de hoje, o dinheiro público fácil, os projetos de perpetuação de poder falam mais alto e em seu nome se cometem as piores barbaridades.

Quando se vê na administração municipal pessoas que há menos de cinco anos eram pobres de marré, marré, marré, que andavam de bicicletas e hoje são milionários, se imagina a extensão do dano aos recursos públicos. A farra é tão monumental que ate a arraia miúda está nadando de braçada na grana popular.

Evidentemente que se teria dificuldade de listar os bens dessa trupe, até porque ela é é esperta e não costuma deixar rastros, mas caso o Ministério Público deseje vai encontrar sinais exteriores e visíveis de uma riqueza recente e sem origem. Mas como o muro anda baixíssimo é só esticar o novelo que se apanha todo mundo, principalmente os que estão juntos e misturados em jogadas ensaiadas.

Um comentário:

Unknown disse...

Filhos do mesmo parto?
Marcel: Fico imaginando como são dificeis os descansos de muita gente que por aqui passou e deixou as sua pegadas em direção a ética e a boa politica. Dr Ulisses, Brizola, Tancredo,Florestan Fernandes, Darci Ribeiro, Paulo Freire e muitos outros que tombaram nas lutas politicas. As sepulturas devem tremer e as almas ficam ruborizadas de vergonhas