"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Faisal - oposição que detona Bel e Darci

Na semana passada o vereador Faisal Salmen me concedeu entrevista, que foi publicada no jornal HOJE. Como várias pessoas me pediram para que eu postasse no blog aí está. Espero que gostem porque o vereador não alivia ninguém. De Darci a Bel Mesquita ele detona geral. O pior é que ele está coberto de razão. Veja a entrevista:


No dia-a-dia do vereador do PSDB a preocupação com estruturação do partido, que deve ser base de apoio para a futura candidatura a governador de Simão Jatene, enquanto prepara o cenário para 2010, Faisal Salmen não abre mão de continuar sendo a referência da oposição de Parauapebas. Foi assim que o primeiro prefeito de Paruapebas, deputado estadual por duas vezes recebeu a reportagem do HOJE para a entrevista que se segue:

HOJE – Vamos começar com a pergunta inevitável. Como você está vendo o novo cenário político de Parauapebas, com filiações de última hora, principalmente a do secretário de Obras João Fontana, que se filiou ao PMDB?

Faisal – O cenário de hoje seria gracioso se não fosse trágico porque o que se vê é a junção de vários grupos para a base governista com o propósito de se perpetuarem no poder. A aliança da deputada Bel Mesquita com o prefeito Darci Lermen é a materialização dessa aliança na qual a deputada se une a Darci através do ganho. Ela ganha a secretaria mais importante do município e passa a despachar da secretaria de Obras. Com isso ela amplia a base do governo Darci com dois vereadores do PMDB na Câmara Municipal. Hoje só existem dois grupos políticos. O da oposição, da qual eu faço parte, assim como o povo de Parauapebas que hoje se sente traído e o grupo do prefeito e seus aliados que são o PMDB de Bel, o PDT de Evaldo, Adelson e Valmir. Esse é o cenário de Parauapebas. Eles estão tentando fazer um único grupo político para dominar o município por muito tempo.


HOJE - Na sua avaliação, como o povo de Parauapebas está recebendo essas movimentação?

Faisal – O povo de Parauapebas deve ter ficado como eu fiquei: abismado. Na rua o que a gente ouve é que todo mundo foi traído, porque se depositava na Bel a esperança de derrubar o governo que aí está. Nós temos pesquisa encomendada pelo partido de que 90% das pessoas não aprovaram a atitude dela.


HOJE – Historicamente 40% da população de Parauapebas vota com a oposição. Quem vai herdar esse espólio eleitoral, já que várias lideranças políticas foram compor a base do governo?

Faisal – Primeiro lugar é que o povo deve esquecer a Bel como representante da oposição,assim como outras lideranças, como Valmir porque estão na base do governo. Hoje o povo está de certa maneira órfão e cobra uma atitude mais incisiva dos que são oposição, inclusive de mim. Acho que o povo tem razão, eu preciso ainda ser mais duro com o governo, porque nada funciona. Quero defender os interesses populares nas questões que afligem o seu dia-a-dia, como saúde pública, moradia, saneamento básico, segurança, educação e empregos.


HOJE – Há indícios de que a aproximação de Bel e o prefeito Darci se deu em 2004, quando inclusive teria havido financiamento do grupo da Bel ao candidato Darci. Isso te machucou?

Faisal – Eu confirmo que essa aliança começou em 2004, quando o grupo da então prefeita Bel Mesquita colocou muitos obstáculos para que eu não ganhasse a eleição. O secretário de Finanças, Welney Lopes de Carvalho financiou inclusive a campanha de Darci e isso é fácil de comprovar bastar entrar no site da Justiça Eleitoral e ver na prestação de contas do Darci doação do sócio do Welney e da Bel, que é Elder Rodrigues Zebral. Zebral financiou Darci a pedido do Welney. Esse assunto me machuca muito e eu falo isso com muita dor porque foram pessoas que eu ajudei a colocar no poder, que eu subi no palanque por eles, enfim, que eu dei tudo a eles. Seria mais justo, eles terem aberto o jogo e terem dito para que eu não saísse candidato. Eu participei da farsa de 2004 sem saber e o que é pior, a farsa foi repetida em 2008, dessa vez com a Bel candidata, que concorreu para perder, deixando o caminho livre para Darci. Faz tempo que esse grupo me persegue. Em 2006 colocaram muitos candidatos a deputado para concorrer comigo, para que eu não me elegesse, enquanto a Bel saiu a deputada federal sozinha e o PT não apoiou nenhum candidato em Parauapebas para federal para que ela se elegesse. Você percebe que há uma tentativa de me matar politicamente.


HOJE – Por falar em governo, como você vê quase cinco anos do governo Darci Lermen?

Faisal – No primeiro mandato do prefeito, o desafio era ser melhor do que a Bel. Agora ele tem um novo desafio, fazer um segundo mandato melhor do que o primeiro e eles falhou em ambos os casos. Como foi noticiado no jornal, são R$ 400 milhões arrecadados em 2009, o que significa dizer que deveria ter pelo menos R$ 40, R$ 50 milhões em obras mas não se tem nada disso. Isso precisa ser questionado e levado para a sociedade. Por exemplo, a saúde recebeu R$ 65 milhões e é um fracasso. As pessoas não vão ao hospital, aos postos de saúde para serem salvas, elas correm o risco de serem mortas.

HOJE – E as obras? Existem mesmo 1.700 quilômetros de estradas rurais recuperadas? As ruas da cidade estão recuperadas?

Faisal – Só se for em outra cidade. O secretário está economizando na verdade. Na zona rural ainda se vê serviços de recuperação, mas na cidade é uma calamidade. Os vanzeiros reclamam e quando é colocado asfalto é de baixa qualidade. O secretário deve está se referindo a uma outra cidade. É fácil perceber o abandono. Os serviços de Correios não fazem entrega de correspondência em muitos pontos da cidade por causa da falta de trafegabilidade das ruas.


HOJE – Estamos no quarto ano de racionamento de água e pelo jeito ainda vamos ficar mais um bom tempo. O que fazer?

Faisal – Ficar quatro, cinco dias sem água é uma agressão e atinge a dignidade humana. A água é o bem maior e essa governo tem obrigação de resolver essa questão e isso não é favor, é obrigação e dinheiro para isso tem, porque Parauapebas tem a segunda maior arrecadação do estado e uma das maiores do Brasil. Eles não resolvem porque não se programam, porque são desorganizados.


HOJE - Você como vereador o que tem feito para pressionar? A gente sabe que nem a prestação de contas quadrimestral tem chegado até ao Legislativo.

Faisal – Eu vou solicitar, aliás, já solicitei na tribuna mas agora eu vou fazer oficialmente e se não houver resposta eu vou denunciar no Ministério Público. O prefeito na campanha disse que faria a prestação de conta inclusive para o povo, mas isso não está ocorrendo. Por causa desses desmandos e para combater esses grupos políticos que se juntaram ao governo a gente precisa ir para a rua, até para dar uma alternativa de governo.


HOJE – Você pretende ser candidato em 2010?Faisal – Eu serei candidato e vou defender o nome do Dr. Jatene a governador e ele representa a oposição ao PT. Em Parauapebas serão dois grupos. O grupo do prefeito, apoiado pelo prefeito e o grupo da oposição, no qual eu estarei.

HOJE – Quais serão os caminhos do Faisal a partir de agora?

Faisal – Gostaria de dizer ao povo de Parauapebas que eu não faço parte desse grupo, aliás, continuarei combatendo esse grupo por que tenho convicção de que o povo dar uma boa resposta a eles nas urnas, já a partir de 2010 e também e 2012.

Nenhum comentário: