"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sábado, 9 de janeiro de 2010

Todos na vala comum

Uma polêmica deu-se início na cidade. Os optometristas se sentioram atingidos por um comentário feito na Rádio Arara Azul.

Tudo porque na quinta-feira, Demerval Morteno, no seu programa Alerta 96 disse que havia optometristas que estavam distribuindo óculos nos bairros da periferia, sem o menor critério, dando a entender que a optometria era uma atividade ilegal.

Atingidos no direito de exercer a sua atividade, os optometristas visitaram a Rádio Arara Azul para entregar documentos ao radialista e para falar da legalidade da atividade.

É bom separar alhos de bugalhos. Que existem charlatães que distribuem óculoos sem critério (principalmente em período eleitoral) é fato, mas, isso é um caso meramente de polícia e deve ser tratado como tal.

Já optometria é uma ciência, como o é a medicina e tantas outras, reconhecida pelo MEC e trata da acuidade visual. Em outras palavras: a optometria existe em todos os países, inclusive no Brasil. O optometrista pode indicar óculos, lentes de contato, mas lhe é vedado receitar medicamentos ou fazer procedimentos cirúrgicos. Isso é fuunção do médico oftalmologista.

Ao misturar a atividade da optometria com pessoas mal intecionadas e charlatãs, o radialista, talvez por falta de informação acabou deixando mal o segmento junto á opinião pública.

Segundo informação, os optometristas deixaram documentos mostrando a legalidade da atividade e esperam uma retificação por parte do radialista, já que seu programa é sem dúvida um dos mais ouvidos (se não o mais ouvido) na cidade.

Nenhum comentário: