"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Morre Neuton Miranda


Um dos políticos mais conhecidos do Pará, o marabaense Neuton Miranda faleceu, vítima de infarto, ais 61 anos. Neuton Miranda era presidente estadual do PC do B e superintendente regional do Patrimônio da União (SPU-PA).

O ex-vereador e deputado estadual Miranda era co nsiderado uma reserva moral no cenário político do Estado e faleceu numa visita ao município de Belterra, após passar mal no hotel, onde estava hospedado. Neuton morreu ao ser encaminhado para o hospital. O corpo está sendo velado na Assembleia Legislativa (AL). O enterro deve ocorrer na terça-feira, após a chegada da filha Janaína Miranda, residente em Londres.

O vice-presidente regional do partido, Érico Albuquerque, definiu o líder falecido como um daqueles “militantes imprescindíveis”. Ao lembrar que Miranda enfrentou a ditadura militar, lutando pela anistia aos presos políticos e pelas eleições diretas, Albuquerque acrescentou que a visão política e social de Miranda ajudou a construir um PC do B que a cada dia cresce de conceito junto ao povo.

DEDICAÇÃO - Segundo nota da direção estadual do PC do B, Miranda encerrou uma vida marcada pela dedicação integral à luta por uma sociedade socialista. Isso desde a década de 60, quando militava no movimento estudantil e participava da Ação Popular. Marabaense, era estudante de Matemática em Belo Horizonte quando iniciou a militância. Vice-presidente da UNE na gestão de Honestino Guimarães, foi perseguido pela ditadura militar, sendo obrigado a viver clandestinamente. “No mais duro período repressivo, no ano de 1972, decidiu somar fileiras ao Partido Comunista do Brasil. Decretada a Anistia, foi destacado pelo seu partido para reorganizar o PCdoB no Pará, ao lado de Paulo Fonteles e Neco Panzera”. Em 1984, em um último espasmo da ditadura, Neuton chegou a ser preso em Belém, acusado de reorganizar o PCdoB.

Foi deputado estadual da legenda comunista entre 1992 e 1994, com atuação destacada em defesa dos trabalhadores e na luta pelo direito de morar. Chegou a ser presidente da COHAB, na gestão de Almir Gabriel, rompendo publicamente com este após o Massacre de Eldorado dos Carajás. Neuton também foi secretário municipal de Habitação no governo de Edmilson Rodrigues e, há cinco anos, era superintendente do Patrimônio da União.

A governadora Ana Júlia Carepa divulgou uma nota de pêsames. “Neuton Miranda fará falta nas fileiras dos lutadores do povo. Mas, seu exemplo seguirá estimulando a muitos outros lutadores”, diz um trecho da nota.

O corpo de Neuton Miranda chegou a Belém às 14h de ontem, em um avião fretado, que pousou no Aeroclube do Pará. Segundo sua assessoria, às 20 horas do sábado, em Belterra, Neuton jantou e foi para o quarto do hotel descansar. Eram quase 21 horas quando ele começou a passar mal e chegou a ir andando para a ambulância, mas morreu antes de chegar ao hospital.

Tomado por bandeiras vermelhas, o salão de desembarque ficou pequeno diante da multidão de pessoas, entre familiares, amigos, políticos e simpatizantes partidários, que foram prestar as últimas homenagens. Na retirada do caixão da aeronave, verdadeiros gritos de guerra foram ensaiados lembrando a liderança militante de Miranda.

A mulher dele, a professora Leila Miranda, estava no local acompanhada de parentes, amigos e políticos. Uma bandeira do PC do B foi colocada sobre o caixão.

O PC do B lamentou a morte do correligionário, que seria o candidato do partido a uma vaga de deputado federal nas eleições deste ano. (Fonte: Diário do Pará)

3 comentários:

Dilzzan disse...

Meu caro amigo Marcel;
Foi postado na coluna social do jornal Hoje a ultima edição de carnaval uma foto minha, junto com minha esposa. Onde escreveram o meu nome errado, colocaram FIOZAN sendo que meu primeiro nome é Dilzzan.

Anônimo disse...

Como marabaense, lamento muito a morte de Neuton MIranda, que sempre foi uma pessoa digna, Apesar de ser de uma família rica, Neuton sempre viveu modestamente e é um exemplo pars a classe politica, que sempre pensa em encher o bolso com o dinheiro do povo.

Marcel Nogueira disse...

Caro Dilzan, sinto muito pelo ato falho. É que às vezes o sono da madrugada nos prega algumas peças. Na proxima edição estarei retificando.