"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sábado, 20 de março de 2010

J PSDB se mobiliza

FRED, RAFAEL, LILIAN,
ALESSANDRO E ZÉ VIEIRA
Ao que parece não é só o vereador Faisal Salmen (PSDB) que está se movimentando na política local. A juventude peessedebista também está se reunindo para reativar esse importante segmento do partido.

Na sede provisória da JPSDB, localizada na Avenida JK, no Rio Verde se r espira política 24 horas por dia. Por enquanto cerca de 20 jovens analisam, planejam, enfim, vivem a política, mas se depender da vontade deles, dentro de pouco tempo serão centenas.

No último domingo a reportagem os encontrou numa reunião no Rio Verde. Primeiramente eles se familiarizam com a história do partido, que ajudou a implantar a democracia no Brasil, e teve atuação destacada na implantação do Plano Real, acabando com a inflação brasileira, que chegava muito próxima dos 100% ao mês.

Outras debates também fazem parte da pauta, dentre as quais discussão do cenário político em 2010 e as diretrizes que serão traçadas pela juventude tucana. A idéia é detectar liderança no segmento jovem para fortalecer o movimento e trabalhar lideranças para que no futuro possam se transformar em candidatos aos cargos eletivos do município.

Entre os muitos nomes da JPSDB destacam-se Frederico Lima, o ‘Fred’, José Vieira, Joana Lilian, Alessandro Santos Lima e Rafael Ribeiro. Apesar de Jovens, quase todos tem vivência no meio político, seja no campo universitário, ou na política estudantil. Rafael Ribeiro, por exemplo, já foi presidente do grêmio da escola Carlos Drummond de Andrade e hoje é candidato ao grêmio da Escola Irmã Dulce, no bairro da Paz. Rafael conta que veio para o PSDB depois de outras experiências políticas mal sucedidas, “queremos uma nova política onde a juventude tenha direito ao lazer, ao esporte e tenha vez e voz no debate. Essa é a nossa proposta”, diz.

Se preparando para ingressar na faculdade de zootecnia, Fred sonha com uma juventude mais engajada, que cobre e fiscalize. “O que se percebe é que a nossa juventude ainda é muito apolítica e aceita imposições vindas de cima para baixo, o momento é de a gente fazer a nossa própria história”, diz.

O caso de Zé Vieira é o que se pode chamar de política no sangue. Desde os primeiros anos que ele vive um ambiente eleitoral. Assim como outros amigos da juventude tucana, ele já participou de militância de outros partidos, mas agora ele só quer multiplicar a idéia.

Fazer multiplicadores também é o objetivo de Alessandro Santos. Uma oposição propositiva, apresentando alternativas para a sociedade. “Aqueles que se dizem representantes da juventude são os mesmos que se venderam no passado, ou estão bajulando quem está no poder hoje em dia e por isso não tem moral para defender os nossos interesses”, diz.

Representando o universo feminino, Lilian tem um discurso pronto. Para ela, a mulher de Parauapebas está cansada de ser excluída dos movimentos sociais da cidade, “queremos o poder para poder fazer”, diz. Como se vê, cada um tem uma história diferente, porém, todos eles têm em comum o fato de falarem a mesma língua e de terem uma desejo imenso de influenciar a política local.

Nenhum comentário: