"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sexta-feira, 9 de abril de 2010

ETE da rua 1- - mau cheiro e má educação



O mau cheiro advindo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), na rua 10, no bairro União tem transtornado a vida dos moradores das imediações, que são obrigados a conviver com o odor quase insuportável.

A ETE da rua 10 juntamente com a ETE da rua 18 recebe todo o esgoto do bairro União e parte da Cidade Nova. Segundo moradores, o odor muitas vezes é causado por panes no erador, uma espécie de ventilador que é colocado na água e tem a atribuição de oxigenar a água, evitando a morte de bactérias, que passam a exalar mau cheiro. Outra situação que pode tornar a ETE mau cheirosa é a falta de produtos inibidores do odor.

A situação se agrava mais em dias de muito calor, principal mente das 10 às 16 horas da tarde. Nesse período se verifica muitas residências com as portas e janelas fechadas. Gilberto Pereira Silva, morador da rua 11, nas proximidades da estação diz que nem sempre o local apresenta odor, “de uns dias para cá é que está assim”.

A reportagem esteve no local e viu de perto que o erador estava funcionando, entretanto, o mau cheiro era enorme. O trabalho da reportagem foi interrompido quando o profissional da imprensa do HOJE foi impedido de continuar fotografando o local por funcionários da prefeitura, que disseram ter ordens de não deixar ninguém da imprensa adentrar no local. Mesmo com o argumento do repórter de que aquele local era público e que a imprensa deveria ter acesso, o repórter foi retirado do local e o portão fechado, segundo os funcionários por ordem da direção dos Serviços Autônomos de Água e Esgotos (SAAEP).

A ETE da rua 10 localiza-se a menos de 500 metros da secretaria de Meio Ambiente, que em tese é quem tem a atribuição de fiscalizar qualquer situação que prejudique o ambiente

Nenhum comentário: