"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


terça-feira, 22 de junho de 2010

Faisal não participa de lançamento de siderúrgica em Marabá

DSC00130    Faisal: “comemorar o  quê? Só se for a nossa derrota”

Aliás sobre a ausência do vereador Faisal Salmen à alegre cerimônia de lançamento da siderúrgica em Marabá, deve-se dizer que sem lhe prestar nenhum favor, que o vereador do PSDB  tem sido o único político da cidade a se insurgir contra a decisão da Vale de implantar a siderúrgica em Marabá, em detrimento de uma localização mais privilegiada de Parauapebas.

Para ele não faz sentido participar de uma solenidade na qual os interesses de Parauapebas estão sendo jogados na lata do lixo. Para a reportagem ele explicou como se processa a escolha da localização de uma siderúrgica. “Normalmente a localização acontece no ponto de partida, ou seja na mina, ou no final, no terminal marítimo, estranhamente  no caso dessa siderúrgica vai acontecer no meio do caminho, o que por si só denota que o que  está em jogo é o critério político, já que o minério de ferro, que é de Carajás vai ter que chegar até lá, assim como o carvão que vai ser utilizado nos grandes fornos deve vir da China. De longe se nota que os requisitos técnicos não foram observados e Parauapebas foi passada para trás, porque ninguém brigou por nós. No dia da decisão estavam em Brasília, o prefeito de Marabá, os deputados de Marabá, a Câmara de Marabá, a associação comercial de Marabá, a sociedade organizada de Marabá e a imprensa de Marabá. Eles estavam discutindo o que  iam fazer com o nosso ferro e não havia ninguém de Parauapebas lá , nem a deputada, nem o prefeito , nem a Câmara, nem a sociedade organizada, ninguém. É por isso que perdemos esse investimento”, disse o vereador em contato telefônico com o blog ontem a noite.

Faisal luta agora por uma compensação para uma município e tem tentado mobilizar a sociedade para se exija da Vale uma universidade de ponta com cursos avançados como medicina, engenharia, cursos de gestão ambiental, com forma de compensação pelas perdas do município.  ~

Faisal finalizou dizendo que não havia motivos para comparecer em Marabá ou comemorar. “Comemorar o quê? Só se for a nossa derrota”

Nenhum comentário: