"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sábado, 10 de julho de 2010

Parauapebas terá 12 candidatos nas eleição de 2010

CANND

Depois de muitos rumores e desmentidos, a lista de candidatos aos cargos eletivos de deputados estadual e federal ficou pronta. Ao todo são 12 candidatos definidos, divididos em estadual e federal.

Bel Mesquita, Valmir da Integral, Rui Hidelbrando, Charles Borges, Hipólito Reis, Marden Henrique, Faisal Salmen, Beni Santos, Milton Zimmer, sairão a estadual, enquanto Josemir Santos, Jonas Alves e Antônio Massud tentarão um cadeira na Câmara de Deputados,  Além desses ainda há a possibilidade Toinzinho do Rio Verde e José Apinagés, do PCdoB também colocarem  seus nomes a disposição para as eleições proporcionais . 

Com a propaganda eleitoral liberada desde o último dia 06, a cidade começa a viver a efervescência natural das campanhas eleitorais.

A corrida eleitoral começa com a formação de grupos políticos. Lideranças e pessoas que tenham influência em suas comunidades são procuradas. Não são raros os casos de oferecimento de vantagens por um eventual apoio. A filosofia de um grupo permanente e voltado para o crescimento do partido costuma ser ignorada em nome do apoio comprado de última  hora.

Colégio Eleitoral -  O colégio eleitoral de Parauapebas, composto de 90 mil eleitores, é um dos maiores do Estado e em tese deveria ser suficiente para eleger pelo menos dois deputados estaduais e um federal, entretanto, a contabilidade eleitoral costuma pregar algumas peças, a começar pela abstenção registrada nas eleições sem caráter municipal. Nesses pleitos, cerca de 20% dos eleitores deixam de votar.

Outro agravante que pode tornar a vida dos candidatos ainda mais trabalhosa é a imensa sangria de votos para candidatos de fora do município. Na eleição passada, quase uma centena de candidatos cujos redutos eleitorais estavam a centenas de quilômetros de Parauapebas amealharam votos por aqui. Dessa parcela, candidatos evangélicos despontaram na preferência e arrebanharam votos dos fiéis. A mesma prática foi registrada por candidatos das tendências petistas, que receberam votos aos borbotões, ainda que defendam posições contrárias as que anseiam as populações que lhe deram sufrágios eleitorais. Um exemplo típico desse descompasso pôde ser observado no discurso do deputado petista Zé Geraldo, contrário a criação do estado do Carajás, entretanto, excelentemente votado no sudeste do Estado, que almeja a independência.

Pesos pesados – Estranhamente, os candidatos considerados  pesos pesados, com  condições de suplantar a marca dos 15 mil votos, optaram pela candidatura a estadual. Por motivos diversos, Bel Mesquita, Faisal Salmen, Valmir da Integral e Milton Zimmer não quiseram se aventurar numa candidatura à Câmara de deputados. A mais surpreendente foi a decisão da deputada federal Bel Mesquita, que depois de anunciar que seria candidata a reeleição, mudou de ideia e saiu para estadual. Antes, porém, especulava-se que ela poderia não participar das eleições de 2010.      Com decisão, devem sobrar espaços para Josemir Santos, Antônio Massud e Jonas Alves.  

Talvez por ainda ser início de campanha, não se tem um uma noção de quem vai ser, ou se alguém vai ser eleito. O negócio é aguardar.

Prévia de 2012 – Várias candidaturas que estão sendo postas no mercado hoje são uma espécie de pré-lançamento de uma candidatura a prefeito. Uma boa votação nas eleições para deputado pode cacifar o político para um vôo mais alto, entretanto, nem sempre a coisa funciona a contento e o tiro pode sair pela culatra.

Em 2002, o então pouco conhecido Darci Lermen teve uma expressiva votação para deputado estadual e se tornou a bola da vez nas eleições para prefeito em 2004. Por outro lado, Wanterlor Bandeira, Adelson Fernandes e Agnaldo Ávila foram mal votados em 2006 para deputado e viram o sonho de ser prefeito escapar entre os dedos.

7 comentários:

Anônimo disse...

Quero só ver quem vai votar na maioria desses picaretas, que já deram mostras que não merecem a confiança de ninguém.
Paulo André

Anônimo disse...

Marcel, não perca tempo em entrevistar essa galera. São tudo aproveitadores da boa vontade do povo, farinha do mesmo saco.
paulo André

Marcel Nogueira disse...

Meu amigo, por dever de oficio tenho que publicar, afinal, são fatos que precisam ser noticiados. Espero que a população faça uma boa escolha. Particularmente acho que só com a prática, a gente fortalece a democracia, em outras palavras: só votando a gnet eaprende.

Anônimo disse...

Acho que com todos os problemas, Faisal é o único que ainda compensa dar um voto, pelo menos ele é uma cara decidido.

cabra indignado com o PT disse...

Desses nomes, a melhor opção é Faisal, pois ele já lutou muito por esse municipio, a Bel está aliada com o Darci, e nos 4 anos como deputada federal ela não trouxe nada para Parauapebas, o Milton é do PT e todos sabem o que o PT está fazendo com o nosso municipio. Então é FAISAL Neles, dá-lhe 45.100!!!

Viveiro disse...

Governo sem defeito só quando Jesus Cristo estabelecer seu reino aqui na terra.

Viveiro disse...

Governo sem defeito só quando Jesus Cristo estabelecer seu reino aqui na terra.