"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


quarta-feira, 8 de setembro de 2010

IV FEMPA

Entre os dias 16, 17 e 18 de setembro, na Praça de Eventos, a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) orgulhosamente apresenta o IV Festival de Música de Parauapebas (FEMPA) – o maior festival de música do Sudeste do Pará.

O Fempa teve início em 2007, quando contou com a participação de músicos regionais. Mas, então já dava indicativos de sua grandeza, pois naquela primeira edição teve em seu encerramento a participação de Zé Geraldo, um dos mais importante compositores da MPB. Rafael Oliveira foi vencedor dessa primeira edição.

Em 2008, na segunda edição, o Fempa repetiu a fórmula regional e teve como grande vencedora a artista radicada em Parauapebas Luci Fabrys. No encerramento, o II Fempa contou com a participação do renomado artista Paulo Diniz.

Na terceira edição, o Fempa ampliou-se para músicos de todo o país: a competitividade e o nível de exigência do público e dos jurados tornaram-se ainda maiores. Naquela edição, o vencedor foi o músico mato-grossense Paulo Monarco e apresentou uma grande atração por noite: Markos Monteiro, Lucinha Bastos e Nilson Chaves e Chico César confirmaram o sucessor do festival.

Agora, o Fempa chega a sua quarta edição; e já se firmou como o mais importante do interior do Pará. Neste ano, foram inscritas mais de 80 músicas, com representantes dos mais diversos estados brasileiros. Além disso, o festival contará com atrações de renome nacional:

na quinta, 16 de setembro, na abertura, LIA SOPHIA: com pegada marcante ao violão, traz uma proposta nova e pouco vista na cena musical paraense. Por isso, vem recebendo uma excelente recepção do público e da crítica, o que contribuiu para firmá-la como um dos grandes nomes da música popular paraense; seu novo CD “Amor, Amor”, uma releitura de clássicos do brega paraense dos anos 80, mereceu elogios do crítico e compositor Nelson Motta.

na sexta, 17 de setembro, PATRICIA BASTOS: esta artista amapaense vem se firmando como uma das mais notáveis e versáteis interpretes da nova geração da MPB. Vencedora de vários festivais pelo país, tem sido constantemente convidada para participar de shows ao lado de expoentes de nossa música, como Lô Borges, Boca Livre e Nilson Chaves, entre outros.

no sábado, 18 de setembro, no encerramento, CASUARINA: grupo musical de samba e choro criado no Rio de Janeiro, em 2001, estes “cabras” são “bons de bola” e estão entre os melhores grupos de samba da nova geração, tanto em suas composições como em suas interpretações. Sua proposta de releitura do samba dos morros cariocas vem tendo receptividade de público e crítica. Recentemente, recebeu o título de Melhor Grupo de Samba do Ano no TIM Prêmio de Música Brasileira.

O IV FEMPA será um grande sucesso! Contamos com sua participação! Cultura faz bem!

Nenhum comentário: