"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


segunda-feira, 31 de maio de 2010

Caçamba tomba perto do bairro Nova Vida

 

DSC01015

DSC01011

Hoje a tarde uma acidente de um veículo por muito pouco não causou uma tragédia se grandes proporções. Um caminhão caçamba vermelho, placas GME 1637, condutor até o momento não identificado perdeu os freios tombou o veículo na pista da PA-275.

O acidente aconteceu por voltas das 17 horas, quando o caminhão caçamba, carregado de barro seguia na PA-275, sentido Parauapebas. Na descida,  já nas proximidades do bairro Novo Brasil, o motorista sentiu que o caminhão estava sem freio e numa manobra arriscada distorceu o volante, o que fez a caçamba tombar na pista. A carga de barro se espalhou pela pista e uma enorme fila de veículos aconteceu nos dois sentidos.

O que se sabe é que o motorista acabou evitando uma acontecimento muito pior. já que evitou do veiculo se precipitar em direção as residência e ao mesmo tempo evitou de o caminhão cair numa espécie de abismo à margem da pista.

O motorista não foi encontrado no local,  as ao que parece se safou com poucas escoriações.  .

Saiu e não volta

Informações de cocheira dão contas que o presidente do PT de Parauapebas,  Nilson Dias, o “Nilson da CKS”, afastado por problemas de saúde não volta mais às suas funções.

Quem passou a informação foi uma  fonte bem informada e ligada ao PT. Com isso, deve haver una novas eleições brevemente, uma vez que o estatuto do partido não permite que  o vice assuma o comando do partido indefinidamente.

Caso a informação seja  prego batido e ponta virada, muitas pautas que foram colocadas em banho-maria devem voltar com toda força. Aguardem.

Prefeitura e Vale prometem duplicação do asfalto da estrada da Ferrovia e outros benefícios na Vila Palmares Sul

DSC00993    População compareceu na reunião na vila

malas  Acima, Miquinha e Darci, Antônio Araújo e Luís Veloso, da   Vale

Depois da reunião ocorrida ainda há pouco na escola Paulo  Freire, na  vila Palmares Sul, pode-se dizer que o clima está bem mais ameno. Participaram da reunião o representante da Vale, Luís Veloso, o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, o vereador Israel Barros, o  “Miquinha” e diversos lideres comunitários, além da população em geral.

Na reunião os moradores voltaram a expor  os problemas vivenciados pela comunidade, principalmente no que diz respeito a presença da companhia não só na estação ferroviária, mas no pátio de estocagem de cobre, que acabavam ocasionando problemas sociais. Os problemas verificados em várias residências como rachaduras e desabamentos, decorrentes de várias explosões na implantação da estocagem do cobre voltaram a fazer parte da  discussão, assim como o trafego excessivo na estrada Faruk Salmen, que liga o centro da cidade a estação ferroviária. Para os manifestantes o intenso movimento de caminhões carregados de cobre seria um dos responsáveis pala deterioração da pavimentação asfáltica.

Para a prefeitura de Parauapebas foi feita a reivindicação da duplicação da estrada da Ferrovia, além dos serviços de pavimentação na vila.

O prefeito Darci Lermen, presente no encontro garantiu que a  duplicação seria concluída em parceria com a Vale. “Acho que os moradores estão certos em cobrar a prefeitura e da Vale a concretização de suas responsabilidades”, disse. Segundo informações, a prefeitura fará cerca de nove quilômetros de asfalto e a Vale complementaria o restante.

O líder comunitário, Antônio Araújo Oliveira disse que a  polução ficara satisfeita com os resultados da reunião, “diferente da reunião anterior, hoje a Vale se mostrou disposta a conversar, o representante da Vale, Luís Veloso disse que  uma comissão da Vale iria avaliar os prejuízos e vai ressarcir os moradores, além de entrar como parceira nas obras de melhoramentos”, disse. Presente no evento, o vereador Miquinha disse que o momento era de a Vale colocar em prática sua política social.

Segundo o prefeito Darci, os serviços de pavimentação já haviam começado na vila  e  ainda hoje ele determinaria a confecção do projeto de duplicação para que fosse procedida a licitação, “acredito que ainda este  ano teremos  muitos serviços que  irão beneficiar a comunidade”.

Luís Veloso, da Vale não quis gravar entrevista, mas disse que a  imprensa receberia informações da assessoria de comunicação da empresa. Extra oficialmente ele disse que a reunião fora muito produtiva.

Campeonato municipal tem sua abertura

DSC00978

Um excelente público compareceu ao Rosenão na tarde de ontem, para prestigiar as duas partidas de abertura do campeonato municipal da primeira divisão de futebol.

Na primeira rodada, uma chuva de gols. O Dallas mostrou que será um forte candidato ao título desse ano e logo na primeira partida do dia aplicou uma sonora goleada no Bahia. O placar de 8 a 3 revelou a superioridade da equipe das vilas Palmares I e II. Marcaram para o Dallas Ricardo (3), Mauro (1), Jorginho (1), Paraná (1), Evaldo (1) e Geovane (1).

Descontaram para o Bahia Tuca de pênalti, Vander e Lira, num belo gol de fora da área.

Campeão joga mal e perde para Independente

DSC00984 O independente realizou bela partida…

DSC00983 … enquanto o Vila foi um monte de jogadores

No encontro dos campeões da duas divisões, deu o campeão da segunda.

A partida de fundo, cercada de muita expectativa ficou bem aquém do esperado. Na verdade só o Independente jogou bem, tirou partido do entrosamento do ano passado e mandou no jogo. Bastante modificado e sem o toque de bola que ficou caracterizado no certamente anterior o Vila foi um amontoado de jogadores, sem padrão de jogo.

No primeiro tempo, O jogo ficou mais no meio campo com muito marcação, mas, o Independente tinha leve predomínio do jogo, mas a superioridade não se refletia em oportunidade.

No segundo tempo, com a obrigação de ganhar, o Vila promoveu várias modificações. Entraram Índio, Geovani e Ítalo, mas o panorama não se alterou. O Independente continuou melhor e abriu o marcador com uma bela jogada de Jaciel, na entrada da área. O meia cortou a defesa de vila para a esquerda e chutou sem apelação para fazer o primeiro gol do time do técnico Peninha. O Vila se expôs ainda mais e avançou suas linhas. De tanto insistir, numa falta da esquerda, o meia Júnior Rondon conseguiu empatar. A Bola ainda bateu nas duas traves antes de entrar.

O gol animou o Vila que partiu inteiro para o ataque, mas quem teve as melhores oportunidades foi o Independente, que após boa jogada de Banha, o excelente Igor fez bela infiltração, invadindo a área para fuzilar o goleiro Tiago e decretar o resultado final da partida, 2 a 1.

Segunda divisão – Pela segunda divisão, com dois gols de Bodó, o Juventude despachou o Águia Azul, O gol do Águia Azul foi de Manoel de Cabeça, já no segundo tempo. Final d o jogo, Juventude 2 , Águia Azul 1.

Na partida de fundo, equilíbrio entre Asserp e Triangulino. 2 a 2. As partidas da segunda divisão aconteceram no sábado.

domingo, 30 de maio de 2010

Águia vence Papão no primeiro jogo da final

O duelo da euforia contra a experiência. O primeiro jogo da decisão da Taça Açaí entre Águia e Paysandu terminou em 1 a 0 para o time marabaense. Com um primeiro tempo sem grandes jogadas e oportunidades de gol, o jogo estava sem emoção, o que preocupou os torcedores do Azulão.
Já o segundo tempo o Águia voltou mais preciso e pressionou o time do Papão, o que trouxe no final a jogada de Thiago Marabá que cruzou para Jales empurrar para o fundo das redes, trazendo o resultado final positivo para o time do Águia.
Agora para a decisão do próximo domingo no Mangueirão o Azulão joga pelo empate e se o resultado for de 1 a 0 para o Papão, o jogo irá para pênalti.

Fim do mistério. Alesandro teria matado Ana Karina e jogado o corpo no rio Itacaiunas

Apesar de ter caído como uma bomba, a confissão do empresário Alessandro Camilo já era esperada. Ninguém em Parauapebas tinha dúvida da sua participação no desaparecimento de Ana Karina, mas o princípio de que todo mundo é inocente até se provar o contrário freava órgãos de imprensa e até mesmo a sociedade de acusações precipitadas.
Hoje a notíca foi veículada como rastilho de pólvora. Um comparsa de Alessandro, de alcunha "Binego" teria sido detido pela polícia que após intensos interrogatórios teria confessado a participação no crime de ocultação de cadáver, juntamente com Alessandro.
O Crime - Segundo o apurado e publicado em outras postagens aqui no blog, no dia 10 de maio, a jovem Ana Karina, que estava grávida de nove meses de Alessandro Camilo, de 35 anos saíra para se encontrar com ele. A ideia era pressionar o rapaz a arcar com as despesas do parto, mas segundo informações, Alessandro só queria adiantar R$ 150,00.
Talvez Alessandro não contasse que a progenitora de Ana tivesse visto ela entrar no seu carro. O que aconteceu depois disso deixou a cidade em comoção por vários dias. O tempo foi passando e a moça não mais voltara para casa, razão pela qual Maria Iris Matos Guimarães, mãos de Ana Karina organizou várias manifestações pelas ruas da cidade. Acompanhada de ativistas dos direitos humanos e muitos amigos, praticamente todos os dias era realizada passeata que chamavam atenção da imprensa local, da capital e até nacional.
Por conta da pressão popular, a polícia pediu a prisão temporária de Alessandro no dia 18. O delegado André Albuquerque assumia a presidência do inquérito polícial e a Câmara era palco de mais uma manifestação pela jovem desaparecida. Na última quarta-feira 26, a Câmara instalava uma comissão especial para acompanha e ajudar na investigação.
O serviço de inteligência da polícia fechava o cerco e monitorava as relações do empresário na cidade e chegou finalmente a Binego, que acabou confessando a sua participação.
Binego contou à policia que no dia 10 de maio, após entrar no carro, Ana e Alessandro discutiram e a moça acabou acertando uma tapa no rosto de Alessandro, cuja reação foi puxar o revólver e atirar na moço várias vezes.
Ato contínuo, o empresário contactou Binego que se prontificou em ajudar. Segundo relato do próprio Binego e noticiado em alguns sites e na rádio Arara azul, a moça foi colocada em um tombor e juntamente com muitas pedras foi jogada do alto da ponte do rio Itacaiunas.
Informações dão conta que hoje Alessandro Camilo confessou. Resta saber se sua noiva teria participação no caso. Isso ainda não ficou caracterizado.

Felicidade

Poema do domingo é "Felicidade", de Ferando Pessoa.

FELICIDADE

Fernando Pessoa


Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!

Historiador diz que avô de Hitler pode ter sido seu pai

O professor e historiador alemão Gerhard Roth não descarta que o avô do ditador e criminoso de guerra nazista Adolf Hitler tenha sido o pai do homem que desencadeou a Segunda Guerra Mundial.

"Seu avô carnal foi também eventualmente seu pai", afirma Roth em declarações publicadas hoje pelo jornal "Bild am Sonntag", nas quais assinala que essa especulação é relativamente nova.

Acrescenta que "aparentemente sempre houve indícios de incesto na família de Hitler. Hitler teve uma relação traumática com suas origens e sempre tentou escondê-las. Isso fez parte de sua psicopatia".

No entanto, o biógrafo de Hitler Ian Kershaw considera essa teoria completamente absurda e sem nenhuma base histórica.

"Essa suposição é para mim completamente nova e bastante grotesca. Não conheço uma só fonte que a respalde", assegura Kershaw no mesmo jornal.

Acrescenta que "é conhecido que existe um mistério acerca do avô paterno de Hitler. As duas pessoas que poderiam tê-lo sido, Johann Georg Hiedler e Johann Nepomuk Hiedler, morreram antes do nascimento de Adolf Hitler".

As biografias do ditador nazista coincidem em assinalar que o pai de Adolf Hitler foi o funcionário de alfândegas Alois Hitler (1837-1903), que nasceu com o nome de Alois Schickelgruber.

(Folha online)

Planalto gastou R$ 3 mi para exibir Dilma em viagens

Ao ungir Dilma Rousseff como sua candidata, Lula se auto-atribuiu a tarefa de convertê-la de auxiliar desconhecida em presidenciável competitiva.

Com antecedência nunca antes vista na história desse país, o presidente antecipou sua própria sucessão. Levou a ministra-candidata à vitrine já em 2009.

Exibiu-a em inaugurações e inspeções de obras, num vaivém que inspirou os rivais a acusá-lo de usar a máquina pública com propósitos eleitorais.

Uma pergunta passou a boiar na atmosfera: Quanto custou ao contribuinte brasileiro a movimentação urdida para catapultar Dilma?

Um deputado oposicionista, Raul Jungmann (PPS-PE), transformou a dúvida num requerimento de informações. Endereçou-o à Casa Civil da Presidência.

Esse tipo de requerimento é uma prerrogativa que a Constituição confere aos congressistas. Coube à sucessora de Dilma, Erenice Guerra, responder.

No questionário, Jungmann circunscreveu sua curiosidade a eventos realizados entre 1º de setembro de 2009 e 19 de fevereiro de 2010, quase seis meses.

Em pesquisa prévia, o deputado contabilizara 26 as viagens e eventos. Inquiriu sobre os custos da participação de Dilma, de Lula e dos convidados oficiais.

Na chefia da Casa Civil desde abril, quando Dilma trocou o posto pelos palanques, Erenice respondeu apenas um pedaço do questionário.

Limitou-se a informar a cifra referente à participação de Dilma nos pa©mícios: R$ 3,052 milhões. Para ser exato: R$ 3.052.870,94.

Ou seja, noves fora o grosso dos custos (Lula e comitiva) a Viúva foi levada a torrar uma média de R$ 508,8 mil por mês para promover a candidata oficial.

As cifras incluem, segundo a resposta da Casa Civil: “Fornecimento de alimentação, diárias, hospedagem...”

“...Serviços de telecomunicações, de apoio logístico e locação de veículos terrestres [utilizados por Dilma] nas viagens”.

E quanto ao resto? “As demais despesas relacionadas a combustível das aeronaves oficiais, locação de veículos aéreos...”

“Custo estimado por convidado e número de convidados que integraram a comitiva presidencial, deixam de ser informadas”.

Por quê? “Não são da competência desta secretaria [de Administração da Casa Civil] e tampouco constam do nosso sistema de apropriação de custos”. Pena.

Só numa das viagens, a “Caravana do São Francisco”, Lula e Dilma dispuseram de um séquito de mais de cem convidados. Seria razoável saber quanto custou.

O Planalto sempre alegou que o périplo promocional de Dilma não ultrapassou as fronteiras da lei. Foram atos de governo, não de campanha.

Decisões tomadas pelo TSE deram ares de pantomima à alegação. O rol de viagens inclui, por exemplo, um deslocamento ocorrido em 22 de janeiro de 2010.

Nesse dia, Lula e Dilma foram à inauguração da sede do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados de São Paulo. A coisa virou comício.

Em discurso transmitido ao vivo pela emissora estatal, Lula fez campanha para Dilma. Ao julgar representação da oposição, o TSE multou-o em R$ 10 mil.

Noutra viagem listada por Jungmann e incluída nos levantamento de custos da Casa Civil, Lula levou a candidatura de Dilma ao interior de Minas Gerais.

Cabo eleitoral e candidata foram a cidades do Vale do Jequitinhonha, em 9 de fevereiro de 2010. Uma visita impregnada de 2010.

Num dos discursos do dia, Lula, com Dilma a tiracolo, disse: “Vou fazer a sucessão”. Para quê? “Dar continuidade ao que nós estamos fazendo...”

“...Porque este país não pode retroceder. Este país não pode voltar para trás como se fosse um caranguejo”.

De novo, provocado pela oposição, o TSE condenou Lula por campanha ilegal e fora de época. Multou-o, nesse caso, em R$ 5 mil.

Não foram as únicas multas. Houve outras, resultantes de transgressões praticadas em viagens e eventos não listados no requerimento que a Casa Civil respondeu.

A azáfama administrativo-eleitoral foi tanta que, em 27 de janeiro, de passagem por Recife, Dilma viu Lula ser recolhido a um hospital da capital pernambucana.

O mal-estar do presidente foi passageiro. Rendeu-lhe uma madrugada no leito hospitalar e um check-up de emergência.

Permanente mesmo só a impressão de que o contribuinte –inclusive os eleitores de José Serra e Marina Silva— financiou parte do empreendimento eleitoral de Lula.

X Café com Letras no Fênix

Quadra tomada de alunos e pais de alunos Estande de telas
Apresentação de paródia e apresentação teatral
Mais uma apresentação teatral e mais uma tomada de um estande



Com o tema "O futebol como inspiração artística",o Centro de Ensino Fênix realizou o X Café com Letras, no sábado, 29. Um público considerável, composto por alunos e pais de alunos compereceu nas dependências da escolas para prestigiar o evento.

Motivos verde e amarelo deram o tom da edição de 2010, numa espécie de viagem ao mundo do futebol. as conquistas brasileiras em copas do mundo foramlelbradas pelos alunos, que se esmeraram nas expoosições de telas , enfatizando as copas de 58, 62, 79, 94 e 2002.

Na quadra da escolas alunos dos ensinos Fundamental e Médio brindaram o público com apresentações de poesias e paródias falando da epopéia da seleção em Copas do mundo. Ponto alto para uma paródia com a melodia da canção Garota de Ipanema, apresertnada pelas alunas do primeiro ano do Ensino Médio.

A coordenação do evento ficará a cargo dos professores, Antônio Ferreira, Ana Cecília, Fernanda Braz, Ireir Arruda, Jair Ribeiro, Luís Aguiar e Rafaela.

Posse de novos membros da Academia de Letras do Sudeste Paraense


Ontem, 29, no salão de vídeo conferência do Centro Universitário de Parauapebas aconteceu a posse dos novos integrantes da Academia de Letras do Sudeste Paraense. A entidade que tem nos seus quadros os escritores parauapebenses Pedro Cláudio de Moura, o "PC" e Teresinha Guimarães abriu as portas para dois novos integrantes que passarão a fazer parte dos "imortais" da academia.

Marquinhos Leal, de Marabá e Helena Dalva Barreto, de Eldorado do Carajás foram investidos, além de Manoel N. dos Reis, de Eldorado do Carajás, como acadêmico honorário; José da Silva Brandão, de Taguatinga, DF. como acadêmico correspondente e Boleslaw Doruziwski, de Araguaina, também como acadêmico correspondente.

Antes da posse Teresinha Guimarães fez um breve relato de Parauapebas e a cerimonial Irenildes Barata falou das atribuições da academia, que dentre outras coisas trabalhava na defesa da língua. Por motivo de doença, o escritor PC chegtou ao local com um pouco de atraso, sendo conduzido pelo filho, o oftalmologista, Hipólito Reis.

sábado, 29 de maio de 2010

Sem celular

Agradeço às pessoas que me param na rua para perguntar se está tudo bem comigo. É que me ligavam e a ligação ia direto para a caixa postal.

Bom, como se vê, estou bem, o mesmo não se pode dizer do meu querido celular, que apesar de já está mais de um ano comigo, ainda cumpria bem as suas funções de ligar, receber ligação e passar mensagem (ainda que para os mais jovens ele sirva de rádio FM, MP3, câmera fotográfica e afins).

Pois é na quarta o bicho sumiu e desde então eu ando fora do ar. O camarada que achou imediatamente tirou o chip e por isso a mensagem de caixa postal.

Aproveito para dizer a quem o encontrou que me procure na sede do jornal HOJE, rua B, 497, ou entre em contato pelo fone convencional 3346 9886. Na verdade, além da gratificação eu darei o aparelho de presente, o que me interessa é o chip, por causa da minha agenda. De qualquer maneira vou cancelar o número que é 8121 3330 junto a operadora ainda hoje.

Futebol local, a partir de hoje

Hoje começa o campeonato de futebol, versão 2010. Como já costume aos sábados os jogos da chamada "segundona", enquanto os jogos da primeira divisão serão realizados aos domingos.

O blog deve ter acesso a tabela amanhã e a publicaremos aqui.

Câmara precisa começar a liderar os debates

Na visão da maioria da população, a Câmara é um dos últimos refúgios das suas inquietações. Baluarte da democracia, guardião dos interesses da comunidade o Legislativo deve ser uma sentinela, inclusive contra os abusos do Executivo, como por exemplo, na questão do aumento exagerado da tarifa da água, que muito se debateu, mas os resultados foram irrisórios; no final, a população continuou sendo prejudicada com um reajuste que em alguns casos chegou aos 300%. Veja bem, a Câmara debateu, esperneou, mas o Executivo levou a parada porque contou com o cansaço dos vereadores.

Com tamanha responsabilidade sobre os ombros é necessário uma Câmara antenada com o pensamento popular, com vereadores trabalhadores, que gostem de dar expediente e que não se escondam durante a semana nas suas fazendas.

O caso de Ana Karina revela bem o papel da Câmara. Quinze dias de comoção popular, duas ou três manifestações nas dependências e no plenário da Câmara para finalmente gerar uma CPI.

A CPI é importante porque pode quebrar o sigilo telefônico dos implicados, porque tem poder de interrogar eventuais testemunhas e os requeridos, além de dar a sensação de que essa família, que já conta com a solidariedade da comunidade está sendo protegida, acarinhada.

Apesar de um pouco tardia, a CPI chega num momento importante. Ela poderia ter se antecipado aos fatos, liderado o processo, mas deixou que os acontecimentos lhe atropelassem. De qualquer maneira, está valendo o velho ditado: antes tarde do que nunca.

Municípios azarados

Vendo o estado deplorável em que se encontram os quatro municípios da região de Carajás, chega-se a triste conclusão que apesar do imenso potencial e a promessa de desenvolvimento futuro, Parauapebas, Curionópolis, Eldorado do Carajás e Canaã dos Carajás são lugares extremamente azarados no que se refere à escolha de seus governantes.

Fica a impressão de que repousa sobre essas localidades uma estranha urucubaca: seriam dotados de imensas jazidas de minérios dos mais variados quilates, contudo, errantes e erráticos escolheriam os piores exemplares de administradores. Mergulhados numa maré de azar sem fim, eles pagariam todos os pecados por várias décadas, elegendo zumbis, jabutis, vacas atoladas e caldos de petecas.

Como não acredito em sortilégio, maré de azar e afins, vou bem no meio da canela. Tanto em Parauapebas, como nos outros três municípios, a população (da qual eu faço parte) elegeu figurinhas carimbadas e rubricadas, verdadeiras malas sem alças, chaves de cadeia mesmo. Mas, apesar de ver até boi da cara preta nessas prefeituras uma coisa ninguém pode negar; todos que ocuparam e ocupam a cadeira de prefeito foram votados e muito bem votados, por sinal. Em outras palavras: existem e existiram vagabundos, mas vamos combinar, ninguém é ‘bicão’; foram votados, sim senhor

Por isso há que se fazer uma reflexão sobre algumas situações que ocorreram e com certeza vão ocorrer. Os Darcis, Dudus, Anuares, Curiós, Cimares, Ribitas estão aí mesmo e exercem um direito constitucional de votar e serem votados. Cabe a sociedade analisar com um pouco mais de cuidado em quem vai depositar seu voto. Costumo dizer que em tempos de urna eletrônica, um voto leva menos de quatro segundos para ser digitado, entretanto, se for mal dado, serão quatro anos de arrependimento.

Não estamos disponibilizando aqui um manual de como votar bem, até porque eu engrosso a imensa lista de pessoas que já jogou o voto fora, mas alguns sinais devem ser observados, principalmente a vida pregressa, como ele lida com os amigos, com os negócios, com a família, com as causas sociais etc.

No caso do desastre chamado Darci, não há desculpas; todo mundo sabia que a aventura só poderia terminar desse jeito, afinal, o seu péssimo primeiro mandato autorizava qualquer um a chegar a essa conclusão.

(artigo publicado no jornal HOJE edição 415 - Coluna do Marcel)

sexta-feira, 28 de maio de 2010

HOJE nas bancas

415

Capa do jornal HOJE, edição 415, que já está nas bancas

Acordo à vista

Depois de mais de 60 horas arranchados na sede da Sefaz, na rua F, proprietários de jornais, que ameaçavam passar o final de semana no prédio, assando uma carne, tomando umas cervejas, contando histórias de Trancoso e soltando flatulências a três por dois, foram embora  ontem mesmo.

As informações que se tem é que o chefão Margalho se dignou a telefonar para  um dos manifestantes (Flávio Sacramento, Carlos Refribom ou Anchieta) e disse que ele e o prefeito iriam viajar, de modo que não adiantaria muito eles ficarem lá na rua F, mas, a partir da próxima segunda eles formariam uma comissão para negociar o débito, ou levantar os valores reais (proprietários de jornais, carros de som e redes sonoras falam em R$ 400 mil).

Os que se sabe é que eles teriam documentos comprometedores em mãos que seriam entregues a justiça, mas não a de Parauapebas e sim a federal, lá em Marabá , “não iria ficar pedra sobre pedra é coisa pra sair todo mundo algemado”, teria dito um dos acantonados, pedindo sigilo sobre sua identidade.

Café com Letras do Fênix acontece sábado

Fedes

Xera

A décima edição do Café com Letras, a ser realizado no próximo dia 29, a partir das 19 horas, nas dependências do Centro de Ensino Fênix, na rua D, promete movimentar a comunidade estudantil da escola.
O projeto Café com Letras tem como objetivo a utilização da linguagem como um processo de interação, utilizado em contextos comunicativos diversos.  A linguagem também, é um fator de aquisição de conhecimento, dessa forma um ensino efetivo de linguagem significa entre outros aspectos, capacitar o aluno a utilizar a língua  em diversas situações. Para tanto é necessário que conheça  e utilize  elementos  construtivos da linguagem, de forma reflexiva e funcional
Com o tema “O futebol como inspiração artística”, o evento tradicional da escola apresentará um variado leque de atrações, como apresentações de estandes, manifestações artísticas como dança, recital de poesia, apresentação de paródia, teatro e outros.
A coordenação do evento ficará a cargo dos professores, Antônio Ferreira, Ana Cecília, Fernanda Braz, Ireir Arruda, Jair Ribeiro, Luís Aguiar e Rafaela.

Relação entre obesidade infantil e a doença cardíaca no adulto é um desafio atual

   

DSC00882 Estudos mostram que a criança, principalmente os meninos, com IMC (índice de massa corporal )acima do considerado adequado para a idade, têm mais chances de problemas nas artérias coronárias
    Um artigo publicado recentemente na revista científica New England Medical Journal, da Inglaterra, aponta que crianças com Índice de Massa Corporal (IMC) considerado acima do normal têm maiores chances de contrair doenças coronarianas na idade adulta. "Como cada vez mais crianças estão se tornando obesas no mundo inteiro, espera-se que em pouco tempo o número de pessoas com problemas cardíacos aumente significativamente".
    A associação entre obesidade e doenças cardíacas se mostrou mais forte entre os meninos do que em relação às meninas e ainda aumenta de acordo com a idade. "Assim, meninos obesos no final da infância apresentam maior risco", segundo os endocrinologista e os cardiologistas estudiosos nesta relação. Além de doenças coronarianas e infarto, são problemas futuros relacionados à obesidade: doenças metabólicas ( colesterol, triglicerideos, diabetes, hipertensão, AVC (popularmente conhecido como "derrame cerebral"), gota (elevação ácido úrico), artrose, cálculo biliar (pedra na vesícula), apnéia do sono, câncer de mama e câncer de intestino.
    Para evitar a obesidade na fase infantil, recomenda-se a amamentação até seis meses de idade, seguida do fornecimento de alimentos adequados sob acompanhamento de pediatra e estímulo à prática de atividade física prazerosa, como brincar e esportes. "Os pais devem evitar o acesso das crianças às guloseimas destruidoras da integridade orgânica, para preservar o apetite nas refeições. Além disso, é recomendada a ingestão de no máximo uma lata de óleo para preparo das refeições ao mês".
Introduzir precocemente verduras e legumes à alimentação da criança para acostumar seu paladar e sua aceitação futura também pode ser uma boa solução. Para isso, indica-se diversificar a forma de preparo dos vegetais e leguminosas, oferecer os mesmos em pequena quantidade e misturados com outros alimentos de mais fácil aceitação.
    A dieta deve conter todos os nutrientes: carboidratos, fibras, gorduras, proteínas, sais minerais e vitaminas, que podem ser obtidos por meio da ingestão de frutas, legumes, verduras, carne, ovo, leite e derivados, arroz, feijão, cereais. Devem ser evitados: doces, bolachas, bolos, massas, refrigerantes e sucos artificiais, salgadinhos e frituras.
    Existem alguns exames importantes para se constatar a causa da obesidade e para verificar se a o excesso de peso já provoca conseqüências adversas no organismo. São, basicamente: hormônios da tireóide (TSH e T4 livre) ; um hormônio das glândulas suprarenais (cortisol); glicose, colesterol total e suas frações + triglicérides; enzimas hepáticas (TGO e TGP) que podem indicar sobrecarga de gordura no fígado. "Caso a criança também tenha estatura abaixo do normal, é importante observar se há deficiência do hormônio de crescimento, que apesar de rara, também pode acarretar excesso de peso", deve-se ficar atento.
    O alerta para os pediatras, serve de conduta preventiva para evitar o aumento excessivo das doenças metabólicas e cardiovasculares em qualquer comunidade e constitue programa obrigatório de execução na saúde pública e privada.
    O tratamento da obesidade infantil é baseada em alimentação correta e atividade física orientada.

Dr. Adilson Santana
PhD em Medicina
Cardiovascular
CRM 1807

MST libera banco para atendimento

Apesar de continuarem ocupando o pátio de estacionamento das Ruas E e F, em Parauapebas, o Movimento dos Sem Terras liberou, agora de manhã, a agência do Banco do Brasil que ficou interditada pelo movimento durante todo o dia de ontem. A agência funcionará normalmente durante esta sexta-feira, isso se as lideranças do movimento não mudarem de ideia ao longo do dia.

Ontem o movimento soltou uma nota de esclarecimento à sociedade para ser divulgada hoje com o seguinte teor:

O MOVIMENTO  DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERA , AS ASSOCIAÇÕES DE TRABALHADORES RURAIS , QUE REPRESENTAM  MILHARES DE TRABALHADORES RURAIS DA REGIÃO, VEM A PÚBLICO ESCLARECER :

  1. A ocupação  temporária das dependências da AGENCIA DO BANCO DO BRASIL DE PARAUAPEBAS, ontem ,  dia   27, e as mobilizações de hoje, dia 28, e dos próximos dias se dão como instrumentos de pressão paras a negociação das dividas referente ao Credito Rural Procera, individual, grupal e coletivo;

  2. Que os trabalhadores rurais e da agricultura familiar vem sofrendo com o atual modelo econômico para agricultura, que privilegia os ricos e marginaliza os pobres, sendo que são justamente os pequenos produtores os responsáveis pela alimentação que chega a mesa  da população brasileira;

  3. E que por conta dessas dificuldades, entendemos que é necessária a ANISTIA COMPLETA DAS DIVIDAS, como condição de salvação da agricultura de base familiar;

  4. Sabemos dos transtornos causados pela paralisação da Agência, mas interditá-la foi a única maneira de chamar a atenção para a gravidade de nossos problemas;

  5. Estamos ainda mobilizados parara reivindicar da REDE CELPA, O FIM DOS APAGÕES NA ZONA RURAL E URBANA, QUE PREJUDICAM  OS SETORES PRODUTIVOS E A SOCIEDAE EM GERAL.

  6. Por isso continuamos em luta:
    - PELA ANISTIA DA DÍVIDAS DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS;
    - POR CRÉDITO RURAL QUE ATENDA AS NECESSIDADES DA PRODUÇÃO DE ALIMENTO
    - PELO  FIM  DA  INTERRUPÇÃO  CONSTANTE  DE  ENERGIA  E  AMPLIAÇÃO         DO PROGRAMA LUZ  PARA TODOS.

  7. (Blog do Zedudu)

Nilson pede o boné

Segundo informações do Blog do Willian Bayerl, o presidente do PT, Nilson da CKS pediu o boné. Vai se afastar por motivo de saúde, o que a bem da verdade é pano de fundo para se afastar de um barril de pólvora que ameaçava explodir sobre sua cabeça.


Nilson até que enfim fez alguma coisa sensata, ou seja, se afasta de uma coisa que nunca deveria ter entrado. "Caboco" como ele, que administrava um contratinho de alguns milhões de reais da viúva e ainda de quebra gerenciava o pagamento dos engoveiros não deveria ter ido pra linha de tiro. Foi, ganhou a eleição para presidente do PT e se deu mal, muito mal.

Nos poucos meses em que esteve à frente do partido não teve moral nem do tamanho de uma ervilha. Não teve peito para afastar Luiz Vieira, não conseguiu administrar as muitas crises do partido e ainda por cima viu seu nome envolvido em jogadas ensaiadas antes e depois da eleição, já que a última acusação é que não havia prestado conta do dinheiro das mensalidades, uma bagatela de quase R$ 300 mil.

No seu lugar o eclético, inefável, inoxidável e flamenguista daqueles de não tirar a camisa rubro-negra nem pra dormir, Edson Taveiro. Passa o pano.

Ah! se Nilson tiver o mínimo de juízo não volta nunca mais, ainda que esteja vendendo saúde.

Domingos Juvenil será o candidato a governador pelo PMDB


O presidente da Assembléia Legislativa do Pará, deputado Domingos Juvenil será o candidato do PMDB ao governo do Estado. A decisão foi tomada após reunião que acabou agora há pouco entre os deputados estaduais e o presidente da legenda no Estado, deputado federal, Jader Barbalho.

“Somos a tão esperada terceira via”, declarou Jader afirmando que foi levado à optar pela candidatura própria após conversar com os prefeitos e com as bancadas peemedebistas.

Indagado se a candidatura é para valer disse que “Não há possibilidade de reversão desse processo”. Jader afirmou que considera o pré-candidato do PMDB competitivo. “É uma pessoa conhecida em todo Estado, é o presidente do Legislativo Paraense”. Jader Barbalho será candidato ao senado (Diário Online com informações Diário do Pará)

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tudo como dantes no quartel de Abranches

Depois de mais de cinco meses de indefinição, ontem a novela chegou ao fim. Segundo informações, João Fontana fica na Obras e José Couto, o "Coutinho" no Gabinete.

Bom, cabe aqui uma pergunta: se não ia mudar por que anunciou? Wanterlor Bandeira diz em seu blog que Coutinho já estava há cinco meses com as gavetas da sua mesa arrumadas. Ontem foi a pá de cal e tudo permanece com dantes, no quartel de Abranches.

MST interrompe movimento de clientes e usuários do Banco do Brasil

DSC00894  Banco com movimento interrompido

Desde ontem,  associações de produtores rurais e integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) fazem manifestação em frente ao Banco do Brasil de Parauapebas. Hoje os manifestantes interromperam o expediente e os clientes e usuários não tiveram condições de realizar nenhuma operação bancária.

Segundo informações preliminares, os manifestantes exigem novas linhas de crédito para o segmento da agricultura familiar, além de perdão das dívidas antigas.

A reportagem esteve no banco ainda há pouco mas foi informada que só a partir das 15 horas, depois da coletiva para a imprensa seria divulgada a pauta de reivindicações. A reportagem não pôde falar com o gerente do banco,  José Ferreira, mas ficou sabendo que a ocupação fazia parte de  uma ação integrada, na qual vários bancos  do Brasil da região também teriam a movimentação de clientes interrompida.

Câmara cria CPI para investigar sumiço de Ana Karina

Primeira reunião da CPI

Criada na sessão de terça-feira, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) deve ajudar a investigar e acompanhar os rumos do caso da jovem Ana Karina. Na quarta, 26, ela já estava trabalhando.
Os componentes da CPI, os vereadores Percília Rosa Martins (PRTB), Odilon Rocha de Sanção (PMDB), Wolner Wagner (PSDC), Faisal Salmen (PSDB) e Israel Barros, o “Miquinha” (PT) tiveram uma reunião com o delegado André Albuquerque que preside o inquérito. Faisal, Percília e Miquinha já faziam parte da comissão permanente da Câmara dos direitos humanos e receberam a companhia de Wolner e Odilon nesse trabalho.
Reunião – Na reunião, o delegado passou para os vereadores o estágio das investigações e quais seriam os próximos passos no episódio que despertou comoção coletiva na população de Parauapebas.
Em entrevista, o vereador Miquinha disse que era obrigação do Legislativo participar ativamente dos desdobramentos do caso.
Membro da comissão dos direitos da Câmara, o vereador Faisal Salmen ficou satisfeito com a instalação da CPI. “As últimas manifestações mostram que a população quer uma Câmara cada vez mais atuante. A gente precisa tomar a dianteira e dá uma resposta à sociedade”.Apesar dos esforços por parte da polícia, que tem seguido várias linhas de investigação, nos últimos dias não houve grandes novidades. Na quarta-feira uma informação de que o corpo da moça poderia estar no meio de um açaizal foi desmentida. A polícia esteve no local e não encontrou nada.

Comentário de Léa Carvalho

Meu amigo a imprensa é o maior poder que temos capaz de fazer qualquer coisa quando é séria e independente, esses aí que se curvam aos políticos seja de lado for me vivem bajulando quem está no poder, me perdoe como de posso chamá-los jornalistas, imprensa marrom, rádios piratas, cadê o contrato desses jornais, dessas rádios, levem para justiça, olha Marcel vc está de parabéns, saiu da Ascom de cabeça erguida, escreve o que quer, quem quiser que entenda, e tenho certeza que não acha ruim lhe da o maior valor , voce não ganha da prefeitura. Esses meninos já ganharam o deles deixe o Darci dar pra outros agora, larguem as tetas. Obrigado pelo espaço.Léia Carvalho.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Nova data para Valéria

Sabem aquela informação de que a virtual candidata do DEM, ao Senado Valéria Pires Franco estaria em Parauapebas amanhã, quinta-feira? Esqueçam.
A assessoria da ex vice-governadora entrou em contato com a direção do DEM de Parauapebas e informou que problemas de última hora impediram a vinda dela nesta data.

Uma nova data ficou de ser marcada.

1 a 0 para Miquinha

Há duas sessões legislativas, um princípio de discussão ocorreu entre os vereadores Odilon Rocha (PMDB) e Israel Barros, o "Miquinha" (PT).

Odilon pedia em requerimento a recuperação das ruas da Palmares Sul, bairro onde reside Miquinha. De pronto Miquinha discurodou e disse que a população da Palmares não aceitaria apenas a raspagem das ruas, "nós só aceitamos pavimentação asfáltica e verba para isso tem, até porque o Incra tem recursos para isso, basta a prefeitura correr atrás".

Odilon achou que MIquinha era contra sua proposição, mas, na verdade Miquinha queria algo mais. Hoje a reportagem passou pela Vila Palmares Sul e viu as máquinas da prefeitura efetuando os serviços. Miquinha garantiu que as ruas próximas a pracinha central serão asfaltadas.
1 a 0 para Miquinha.

longa lista

Com o calote anunciado nos veículos de comunicação, a prefeitura começa a se acostumar com a insatisfação de diversos segmentos que estão levando o maior chapéu.

Primeiro foram os “engoveiros”, integrantes da chamada Folha 2 que ganhavam para não fazer nada. Esses foram mandados em bora em  muito boa hora. Depois foram os pipeiros,  donos de caminhões-pipas que abasteciam a periferia. Teve gente que estava há seis meses sem receber um mísero real. Nesse caso foi calote do “Brabo”, também chamado de banho-maria, ou cozinhar.

Os donos de caminhões, que prestavam serviços para a zona rural também tiveram o seu quinhão de sofrimento e estão sem receber a uma par de tempo.

Há alguns dias Washington Produções se reuniu com o prefeito e só não chamou ele de santo. Depois de ameaçar fazer o maior escarcéu, com carros de som na cidade, ele e a sua galeram receberam R$ 130 mil.

Dizem que até o Branco, que era tido e havido como figura de prestígio na administração está sem receber  há muito tempo. Informações que chegaram dizem que Branco não quer aproximação com Darci. na verdade ele quer tirar o seu dim-dim que está no fogo.

Isso para não falar em donos de gráfica, donos de supermercado, empreiteiras, que abandonaram os serviços da ponte, do  hospital, enfim. a prefeitura que arrecada mais de R$ 30 milhões deve Deus e todo mundo

Frase infeliz

“Fui eleito para captar recursos e dar uma vida mais digna para o  nosso povo”

Frase infeliz do prefeito Darci Lermen à um periódico recém-lançado na cidade. Talvez seja a hora de se perguntar o seguinte: Já que o senhor foi eleito para captar recursos, porque não o faz? É notório que muitos recursos do governo federal, o senhor  deixa voltar, sem ao menos apresentar projeto, talvez por que saiba que  os recursos federais são suscetíveis a uma fiscalização mais rigorosa.

Outra: se foi eleito para captar recursos por que o senhor faz exatamente o contrário e desaparece com os do município?

Dessa  maneira o senhor não dará uma vida digna ao povo, ao contrário ferrará o povo.

A propósito, uma piada muito suja corre nas rodas políticas, nos botecos e  em outros locais da cidade. Conta que  o prefeito, atingido pelo estresse, o corre-corre do dia-a-dia foi a uma farmácia comprar viagra, mas o balconista não quis lhe vender.

-É que o  senhor com ele mole já f… com o povo, já imaginou se ele ficar duro?

Dormir no ar condicionado

Mais uma para desanuviar. Ontem, na ocupação dos veículos de comunicação no prédio da Sefaz, Carlos Refribom, dono do Carajás, o Jornal se preparava para deitar no colchonete, na ante sala do secretário Hernandes Margalho, quando um assessorzinho, de prenome Kildare chegou e já foi levando o colchão para fora do sala.

Carlos argumentou: – meu amigo, eu quero dormir no ar condicionado, por causa do calor. Ao que Kildare retrucou: – se você quiser dormir no ar condicionado, que vá dormir na sua casa!

Foi a deixa para os donos dos jornais e redes sonoras correrem em cima.

A participação de Anchieta Produções foi a seguinte: – Quem és tu, fud…? Você chegou um dia desses e já quer cantar de galo?

Kildare não se deu por achado e ameaçou chamar Margalho

- Vá chamar Margalho, Darci, Ana Júlia ou até aa sua mãe.

Bom o tal Kildare teve que sair saindo pra não levar uns bons catiripapos.

A nova realidade da comunicação de Parauapebas

Bom, que a prefeitura deve, isso deve, mas os  acordos com os veículos de comunicação sempre foram de “cavalheiros” e nunca houve contrato. Na verdade, os veículos de comunicação recebiam  muito mais para não publicar do que para publicar. Segundo o apurado as redes sonoras estão há nove meses sem receber, já os jornais entram no quarto mês sem ver a cor da grana da prefeitura.

Como o prefeito entrou na fase de “não está aí pro mundo”, com certeza mandou o Margalho dá um “passa moleque” nos jornais.

Falando o sério, os jornais devem se preparar para os novos tempos de dureza. O tempo da vaca gorda definitivamente ficou para  trás, mas eles estão no saldo. Os  grandes jornais de Parauapebas conseguiram ganhar  em quatro anos mais de R$ 2 milhões cada  um, mas os tempos são outros e nem todos estão preparados para a nova realidade.

Ressalte-se que  o jornal HOJE não tem nada a ver com isso. Há muito tempo que o periódico pratica um jornalismo completamente e independente e desatrelado dos favores públicos, por isso não tem um centavo a receber. 

Veículos de comunicação da cidade sem receber da prefeitura acampam na Sefaz

DSC00864

 Acima, flagrante de uma rede armada da imprensa na Sefaz

  A relação de parceria entre a maioria dos veículos de comunicação de Parauapebas e a prefeitura parece que está chegando ao fim. Desde ontem, 25, proprietários de jornais, redes sonoras e carros de som acampam na secretaria de Fazenda do município, na rua E.

Segundo Flávio Sacramento, do jornal Correio do Pará, a prefeitura deve R$ 400 mil às empresas de comunicação por serviços prestados de comunicação.

Uma comissão composta pelo próprio Flávio, Anchieta Produção, Carlos Refribom e Carlinhos Terra conversaram ontem com o secretário de Fazenda, Hernandes Margalho, mas os resultados não foram satisfatórios. Margalho teria dito que a prefeitura não reconhecia a dívida e que os veículos de comunicação não precisariam mais veicular nenhum material de interesses da PMP.

Uma número considerável de empresários da comunicação dormiram nas dependências da Sefaz e dizem que só sairão de lá depois de conversar e receber uma sinalização de que receberão o dinheiro atrasado.

Mais uma manifestação por Ana Karina

 

DSC00824

         Maria Iris fala mais uma vez aos vereadores

DSC00832         Plenário da Câmara – muita emoção

Mais uma manifestação emocionada teve lugar nas ruas de Parauapebas e nas dependências da Câmara no último dia 25. Cerca de 100 pessoas seguiram em passeata pelas ruas da cidade e pediram justiça em frente ao Fórum de Parauapebas. Os manifestantes exigiram uma atuação mais incisiva das autoridades no caso do desaparecimento de Ana Karina, ocorrido no último dia 10 de maio.

Ana Karina estava grávida de nove meses e desapareceu após entrar no carro do empresário Alessandro Camilo, que está  preso. Alessandro seria o pai do filho que Ana Karina estava esperando.

Apesar de muito fragilizada pelo sofrimento a mãe da jovem, Maria Iris de Matos Guimarães liderou a manifestação na Câmara, o que fez o presidente da Casa, o vereador José Adelson Fernandes (PDT) suspender a sessão para que Iris usasse a palavra. Esse procedimento já havia acontecido na sessão anterior. Em entrevista, Iris garantiu que as manifestações vão continuar, “até a minha filha ser encontrada”, disse.

Depois de 16 dias desaparecimento, A mãe da jovem desaparecida afirmou não acreditar que sua filha ainda esteja viva, “mas, ele precisa ser encontrada, porque se ela estiver morta, merece uma sepultamento decente”.

No plenário da Câmara ela voltou a acusar Alessandro Camilo, pai do filho que Ana Karina estava esperando. Ela também acusa a noiva do empresário, “o que aconteceu a gente não tem idéia, mas o início do crime foi no momento em que minha filha entrou naquele carro. Minha filha não evaporou, ela foi levada naquele momento para um crime”. Iris pediu maior empenho da Câmara, sendo aplaudida por todos os presentes que estiveram na sessão.

Depois a passeata seguiu por algumas ruas de Parauapebas. Iris agradeceu aos amigos pelo apoio e a população de Parauapebas, que está revoltada com o desaparecimento da jovem. Na rua E foi feito uma oração em prol da jovem desaparecida.

Para a reportagem do HOJE, Iris disse que não descarta a participação da noiva de Alessandro no episódio. Segundo a mãe, a noiva teria histórico de violência, “não sei se foi ele, mas  não descarto a participação dela, porque ela é capaz disso, sim”.

Ambiente eivado de vícios

Bom, tudo no ambiente  do PT de Parauapebas estaria, como dizem os advogados, “eivado de vícios”, para não falar algo bem pior. Na verdade, com o desaparecimento dos livros da tesouraria e consequentemente de algo em torno de R$ 300 mil, sem a devida prestação de contas, essas e outras distorções, ou irregularidades, deveriam sair do âmbito partidário e seguirem rapidamente  para a atuação do delegado André Albuquerque.

Não se pode esquecer que o PT de Parauapebas funciona  há muito tempo nas instalações de uma entidade internacional e isso é proibido pela legislação específica, que veda esse tipo de procedimento, ou seja, nenhum partido político pode receber doações de entidade ou grupos internacionais e a sede do PT pertence a EEPP, entidade da Itália, da qual o prefeito Darci Lermen e Milton Zimmer (ex-secretário de Finanças) pertenciam. Não resta a menor dúvida que essa relação é ilegal e incestuosa e não resistiria a cinco minutos de investigação.

Pit, Nilson e os livros da tesouraria do PT

Ao que parece, a capacidade do PT, de brigar entre si é inesgotável. Ontem, 26, o conhecido líder da tendência Articulação de Esquerda (AE), Pitbul e o presidente do partido Nilson Dias, o Nilson da CKS praticamente foram as vias de fato.
Pitbul, que é tesoureiro do partido exigia os documentos da tesouraria de Nilson, hoje presidente da legenda e tesoureiro na diretoria anterior. Diante da negativa de Nilson, Pitbul não contou história, quebrou uma mesa e lançou em direção de Nilson e Desilene Viegas, que tambéme stava no momento do entrevero. As informações dão conta que a temperatura esteve altíssima e foi preciso a intervenção dos presentes, que estavam na sede do partido.
A pergunta que se faz é a seguinte: por que Nlson não queria entregar os livros da tesouraria? É tudo birra, ou é por causa dos R$ 300 mil das mensalidades dos filiados, que precisam ser justificadas? Mistério.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Valéria em Parauapebas


No próximo dia 27, a ex vice-governadora e virtual candidata a o senado pelo DEM do Pará, Valéria Pires Franco estará em Parauapebas. Valéria deve se reunir com as bases do Democratas, que estão um tanto dispersas, desde o último pleito.

Segundo os organizadores, o local do encontro ainda está sendo definido e será divulgado no máximo até amanhã.

Disque Denúncia e o programa Gol

Adriana Nunes, Major Juniso e a delegada Maria Regina

Numa coletiva, ocorrida ontem 20, na sede do quartel da Polícia Militar e que contou com a coordenadora Geral do Disque Denúncia, Adriana Nunes, o comandante da Polícia Militar, Juniso Honorato e Silva e a delegada da Mulher, Maria Regina foi apresentado o programa Gol à imprensa.

O programa visa premiar unidades policiais civis ou militares em operações oriundas do Disque denúncias que forem bem sucedidas e sem qualquer tipo de violência registrada.

Adriana Nunes enfatizou que a premiação é apenas um incentivo. “A premiação consiste em cheques prêmio, com valores estipulados pelo Instituto Brasileiro de Combate ao Crime (IBCC) e só poderão ser utilizadas em lojas credencias. O valor Maximo é de R$ 400,00, contudo, cada unidade policial poderá ser premiada mais de uma vez por mês”, disse Adriana.

Trabalho do Disque Denúncia – Desde 27 de janeiro, data da implantação do serviço de Disque Denúncia, foram atendidas 2.112 ocorrências, com uma média de 35 chamadas por dia. Dessas ocorrências 167 foram atendidas com resultado positivo. Adriana ressaltou que e Parauapebas há uma situação considerada atípica. Em outras localidades a crime de tráfico de drogas ocupa o primeiro lugar nas chamadas, em Parauapebas esse item ocupa apenas o quarto lugar, “o primeiro lugar é perturbação da ordem pública, principalmente barulho no período noturno; o segundo lugar de ocorrência é a denúncia de crime contra pessoa física, terceiro maus tratos, com ênfase de agressão contara mulheres e menores.

A delegada Maria Regina ressaltou a importância do serviço, mas pede que os usuários evitem passar informações inverídicas, “isso causa um grande transtorno, uma vez que a polícia desloca efetivo para uma situação falsa e muitas vezes deixa de trabalhar em ocorrências verdadeiras”, disse.

O major Juniso Honorato, a PM apóia integralmente e esclarece que o serviço é uma espécie de canal aberto da comunidade que passa a ter um órgão que tem a capacidade de dar prosseguimento as inquietações da comunidade.

Na reunião, a coordenadora confirmou um prêmio de R$ 1.000,00 para quem trouxer informações que levem a elucidação do desaparecimento da Ana Karina, desaparecida desde o último dia 10.

Anfiteatro à toda

A secretaria de Cultura está empenhada em dar uma revitalizada no anfiteatro da PA-275. Ontem, uma reunião discutiu sobre as recursos que podem dar uma vitaminada no local.

Segmentos como Música, Antes Cênicas, Artes Visuais, Danças devem realizar outras reuniões para dar uma configuração definitiva. Segundo o secretário de Cultura, Cláudio Feitosa seriam necessários R$ 6 reais para o local funcionar minimamente. Parte desse recursos seria aportado pela secretaria, enquanto o restante dos segmentos iriam buscar na venda de bebida no local e patrocínios.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Sintepp não se entende

Por discordar dos rumos que o Sindicato dos Trablahadores em Educação do Pará - subseção Parauapebas (Sintepp) está tomando, com relação a política sindical, vários professore spediram desligamentos dos cargos da entidade, dentre os quais, Jair Ribeiro, diretor para assuntos jurídicos; Carlos Eduardo, coordenador de comunicação e José Antônio, secretário.

Ao que parece, uma racha se aproxima rapidamente do Sintepp.

PR deve lançar Anivaldo a governador

 

Uma comitiva de Parauapebas deve seguir para Belém nesta semana. Segundo informações, na sexta-feira o PR, do ex-deputado Cláudio Almeida deve oficializar a candidatura do vice-prefeito de Belém, Anivaldo Vale  a governador do Estado.

O PR deve ter o apoio do PTB, PDT, PPS e conversa com o PSBD, que já disse que não fecha com Ana Júlia e está reticente com relação a candidatura de Simão Jatene, do PSDB. Se isso realmente acontecer, a candidatura de Anivaldo passa a ser forte, em condições de briga de igual para igual para governo do Estado. .

Essas informações foram passadas por fontes ligadas a Cláudio Almeida.

Greve prejudica alunos do Ensino Médio

A greve dos profissionais de educação que  já dura 12 dias já preocupa  os alunos e pais de alunos de Parauapebas. Com receio de ver prejudicado o ano letivo, muitos pais de alunos estão tirando os filhos da rede pública para matricular nas escolas particulares.

Segundo fontes ligadas ao Sindicatos dos Trabalhadores em Educação do Pará – Subseção Parauapebas não há previsão para retorno às aulas.

Enquanto isso, os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, que precisam se preparar para os vestibulares do final do ano, ficam prejudicados e praticamente sem chance de ingressar na faculdade.

Postagem de comentário

Comentário anônimo sobre a postagem "Resenha Política"

Aqui deu pra ver que vc (HOJE) é um puxa saco de carteirinha, depois fica falando por aí que quer o bem da comunidade, se liga e seja democrático. Já passou da hora de repensar em seus pensamentos ideológicos, venda esperanças e não sofrimento.

Blogger responde - Olha meu amigo, eu não sei onde você quer chegar, porque só faltou você dizer que eu sou culpado por não termos uma administração que preste, ou por estarmos nesse draga desgraçada. Essa carapuça não me serve porque eu alertei que o segundo mandato de Darci não ia dar em nada (aliás, assim como o primeiro),mas o cara foi eleito com mais de 60% dos votos, inclusive com o seu apoio. Diferentemente de você, que mesmo conhecendo a peça (e isso é um agravante) e saiu espalhando aos quatro cantos da cidade que ele era a panacéia do mundo, a oitava maravilha. Eu me posicionei ao contrário (ainda que as opções não fossem as melhores).

Agora, quanto a repensar meus conceitos, farei sempre e com o maior prazer, desde que me convençam. Não esqueça que sou só um jornalista, minha função é retransmitir informação e no máximo alertar, não tenho bola de cristal e não tenho o poder de ver coisas que estão apenas na sua cabeça.

Espremido entre dois veículos

 

DSC00725 A situação anda muito complicada no trânsito de Parauapebas. Na PA-275, por causa da ausência da ponte da saída da cidade, o tráfego está concentrado há quase dois anos numa única pista e o resultado são constantes acidentes, principalmente no horário de pico.

A imagem acima é da ultima quinta-feira, quando uma moto Biz vermelha foi espremida entre dois veículos. O motoqueiro ficou ferido, felizmente sem muita gravidade.

Acidente no Novo Brasil

Ontem a noite, no bairro Novo Brasil uma acidente automobilístico deixou três feridos. Um veículo Gol, conduzido por Adriano Silva, sem habilitação e alcoolizado perdeu o controle do veículo e atingiu um Gol branco, saindo da pista e avançando sobre uma casa, na qual se encontravam cinco pessoas. Três delas ficaram muito feridas, inclusive um menor de sete anos, que foi transferido para Marabá.

As informações preliminares dão conta que o menor teve uma perna amputada, sofreu traumatismo craniano e corre risco de morte.

Adriano fez o  teste do bafômetro, que acusou um teor alcoólico acima do  permitido e está detido na Depol de Parauapebas.

domingo, 23 de maio de 2010

Lula negocia para assumir a ONU ou o Banco Mundial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou articulações com outros líderes mundiais para definir seu futuro após deixar o cargo. Gostaria de virar secretário-geral de uma renovada ONU (Organização das Nações Unidas) ou de presidir o Banco Mundial, informa reportagem de Kennedy Alencar, publicada neste domingo pela Folha

Lula já tratou dos dois temas com outros presidentes e primeiros-ministros. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, também fala com diplomatas estrangeiros.

A avaliação de Lula, Amorim e alguns líderes mundiais é que o brasileiro conquistou cacife político que o credencia a assumir um posto internacional de relevo.

No entanto, não interessaria a Lula virar secretário-geral da ONU no atual formato, muito dependente dos EUA e dos outros vencedores da Segunda Guerra Mundial --Reino Unido, França, Rússia e China.
Mas, se for aprovada uma reforma da ONU, a começar pelo Conselho de Segurança, Lula trabalhará para disputar a secretaria-geral.

Na Europa, três líderes endossam a postulação de Lula para secretário-geral: o presidente de governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, o premiê de Portugal, José Sócrates, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy.

.

Brasil quer condição de porta-voz dos emergentes

Aos olhos de diplomatas brasileiros, o maior - e mais improvável - afago à atuação do País no Irã veio do jornal britânico Financial Times. Em editorial, o prestigiado diário liberal defendeu que o acordo nuclear turco-brasileiro com Teerã, independentemente de seu resultado, prova que o Brasil tornou-se uma “ponte” entre o Ocidente e “os emergentes”. A Turquia, do outro lado, serviu de elo entre os ocidentais e “o mundo islâmico”.

O diagnóstico do jornal foi uma boa notícia para o Itamaraty. Entrar na seara iraniana, acreditam os diplomatas, é apenas mais uma maneira de reafirmar que o Brasil de hoje é um ator global pleno, cuja influência pode determinar rumos em todo o mundo. Críticos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, porém, definem esse raciocínio com uma palavra: megalomania.

No diálogo da semana passada com o Irã, a diplomacia brasileira fez questão de exaltar sua condição de potência emergente - “aliada ao Ocidente, mas com uma agenda semiautônoma”, segundo a definição do Financial Times. Pelo discurso oficial em Teerã, teria sido essa qualidade socioeconômica - e agora política - a chave para “arrancar” um acordo do governo iraniano.

“Foi uma negociação respeitosa entre países em desenvolvimento, que compreendem os problemas uns dos outros”, disse, satisfeito, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, momentos após a assinatura do acordo, na segunda-feira.

O chanceler alfinetou o grupo formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Rússia, China, Grã-Bretanha e França) e a Alemanha, que falam “exclusivamente a linguagem da pressão”. Por isso, teriam sido incapazes de emplacar o acordo de troca de urânio por material nuclear, proposto em outubro pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Águia é campeão do 2º turno do Parazão

 

 

Time enfrenta o Paysandu na final do campeonato

Marabá está em festa com a vitória do time da casa. O Águia venceu o Remo por 2 a 0 neste domingo (23) e vai decidir o campeonato com o Paysandu. Com a vitória, além de ser o campeão do segundo turno, o time garantiu vaga na Copa do Brasil de 2011.

Aos cinco minutos do primeiro tempo, o Águia abriu o placar. Soares cobrou escanteio e Samuel Lopes marcou para o time. Já o segundo foi aos 7 minutos do segundo tempo. Um golaço de Vitor Ferraz, que passou por toda a defesa e tocou na saída de Adriano.

O jogo aconteceu no Estádio Zinho Oliveira, em Marabá (PA).

Ficha Técnica-

O Remo entrou em campo com Adriano, Levy, San, Raul, Marlon, Danilo, Didão, Gian, Velber, Landu e Marciano.

Já o time do Águia contou com Inácio, Ari, Bernardo, Charles, Vitor Ferraz, Daniel, Diego Biro, Soares, Aldivan, Wando e Samuel Lopes.

No meio do caminho

No nosso momento poesia desse domingo, um dos poemas mais conhecidos de Carlos Drummond de Andrade.

 

No meio do Caminho

Carlos Drummond de Andrade.

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

Após 45 anos, Inter de Milão vence Liga dos Campeões, com gols de Milito

diegomilito2_afp_62[1]

Com dois gols de Diego Milito, Inter bate Bayem de Munique

Com dois gols do atacante argentino Diego Milito, o Inter de Milão venceu o Bayern de Munique por 2 a 0 neste sábado, no Santiago Bernabéu, e conquistou a Liga dos Campeões da Europa após 45 anos. Foi o terceiro título da equipe italiana, que já havia vencido em 1964 e 1965, em finais contra Real Madrid e Benfica. De quebra, ela conquistou a tríplice coroa na temporada: Campeonato Italiano, Copa da Itália e Liga. A vitória em Madri garante o segundo título europeu ao técnico José Mourinho (que já havia sido campeão pelo Porto, em 2004) e o 12º ao futebol italiano, que se igualou ao espanhol.

A partida começou com muito equilíbrio, com as equipes se estudando. Aos poucos, o Bayern de Munique resolveu se arriscar mais no ataque, e essa nova postura aproximou a equipe alemã do gol de Julio César. As melhores investidas vieram dos pés de Robben. Aos oito minutos, o atacante holandês driblou dois adversários pela ponta direita, entrou na área e cruzou. Olic, pressionado, concluiu para fora.

Apenas quatro minutos depois, o time alemão conseguiu outra boa jogada. Altintop recebeu um passe na entrada da área, livrou-se da marcação e bateu com perigo. Acuado, o Inter de Milão se viu obrigado a buscar o ataque também. Porém, não houve sucesso nas tentativas pelo toque de bola. Só foi possível levar perigo com os chutes de longa distância. Em um deles, aos 17 minutos, Sneijder cobrou uma falta da intermediária, a bola desviou em um zagueiro e quase traiu o goleiro alemão Butt, que fez a defesa. No lance seguinte, após um escanteio, em uma disputa na grande área, a bola bateu no braço do lateral Maicon, mas o árbitro não viu irregularidade no lance.

Diego Milito comemora um dos seus gols sobre o Bayern na final da Liga (Foto: agência AFP)Embora o Bayern tivesse mais posse de bola, o Inter de Milão foi mais eficiente. E o resultado disso foi a abertura do placar no Santiago Bernabéu, aos 34 minutos. O goleiro Julio César repôs a bola, que foi parar no campo de ataque. Milito escorou de cabeça para Sneijder e recebeu de volta com açúcar. Mais rápido do que os zagueiros, ele invadiu a área e bateu com categoria na saída de Butt.

A partir do gol, o cenário do confronto mudou. O time italiano ganhou moral e passou a dominar o rival. E, aos 42, quase saiu o segundo gol. Milito encontrou Snjeider, que, livre de marcação na área, bateu em cima de Butt. Assustados, os alemães recuaram para tentar reorganizar a equipe para uma reação. Porém, com pouco tempo para algo de útil, os primeiros 45 minutos terminaram com a vitória parcial do Inter.

Campeões (Foto: agência Getty Images)Na etapa final, foram necessários 33 segundos para o Bayern provar que estava no jogo. Müller acertou um chute venenoso, e Julio César fez ótima defesa. Mas o time italiano não se assustou com o ímpeto ofensivo do adversário. Aos dois minutos, Butt segurou firme um chute de Sneijder. Após os dez minutos, o jogo esfriou um pouco, e as equipes passaram a lutar pela posse de bola no meio de campo.

Mas os alemães voltaram ao ataque de forma contundente. Foi aí que brilhou a estrela e a competência do goleiro Julio César. Em pelo menos três oportunidades, todas em conclusões de Robben, o brasileiro foi perfeito e evitou o pior para o Internazionale.

Quando os italianos estavam sendo pressionados, brilhou a estrela de outro jogador: Diego Milito. Aos 25 minutos, ele recebeu uma bola no ataque, deu um drible desconcertante em Van Buyten, entrou na área e bateu colocado no canto esquerdo. O gol deu um banho de água fria no Bayern de Munique, que entregou os pontos.

Com a enorme vantagem conquistada, o time italiano usou toda a sua experiência para fazer o tempo passar. O técnico José Mourinho ainda tirou Milito no fim, para que ele pudesse receber as homenagens como o herói do título do Inter de Milão.

Níver de Rita

DSC00757

Com a presença da família e de amigos, a amiga Rita (Oniodonto) soprou velinhas. O níver ocorreu na rua B, na Cidade Nova num clima de muita animação. À moça, os parabéns do blog. 

sábado, 22 de maio de 2010

Polícia está ouvindo testemunhas de fatos anteriores

Olha só o que um anônimo disse, sobre a postagem "Nova Linha de investigação"


"Quer dizer que a moça é a culpada, é a bandida! Faça-me o favor, caro Marcel, vc podia nos poupar do cinismo dessa polícia fajuta!

A grana já deve ter rolado a grosso, só isso! Como todos sabemos o modo como essa "policinha" funciona em nossa cidade!

Também, com o exemplo de prefeito que temos!

Não duvido, no fim quem será presa é a jovem, aliás, condenada, pois presa ela e o seu filho já estão!

Uma vergonha!"

Nota do blogger - Caro anônimo, nesse caso a gente sabe muito pouco até porque o argumento da polícia é que vazamentos podem atrapalhar as investigações. Nesse caso apenas publiquei a informação de que a polícia estava ouvindo pesoas que tinham sido rtestemunhas do destempero e tentativa de agressão por parte da noiva de Alessandro Camilo alguns dias atrás e isso é verdade.

A China no Brasil


Por Dário Veloso


Em sua ultima estada em Maraba-CA (de CArajas), o Ex-Ministro de Planejamento do Governo do então Presidente Fernando Henrique Cardoso, Sr Paulo Haddad afirmou que, através de seus estudos sobre o Brasil, 4 regiões brasileiras irão se desenvolver, ate mais, que a China. Ele enumerou as seguintes regiões:

1-A Bacia de Santos-SP (devido os incrementos de investimentos em hidrocarbonetos da bacia do Pre-Sal)

2-O Quadrilátero Ferrífero que é a região ao redor da grande Belo Horizonte-MG devido a novas minas descobertas, novas tecnologias de extração de antigas minas e a verticalização mineral

3-A região central do Estado de Mato Grosso, notadamente no entorno das cidades de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop devido a fronteira agrícola do cerrado através do aumento de produtividade da agricultura (soja e outros grãos ) e a sua verticalizacao industrial

4-A região Sul-Sudeste do ainda Estado do Para (região do futuro e breve Estado de Carajás) devido a exploração mineral, verticalização de seu potencial mineral e verticalização da cadeia produtiva do gado de corte.

Desta forma, seremos uma das locomotivas do Brasil. Puxaremos índices de emprego e renda para cima. Estaremos no fogo cruzado de novos investimentos que , a reboque da verticalização mineral, vai migrar para a nossa região.Claro que teremos, no meio de todo esse BONUS, uma parcela de ONUS.

A questão que segue: Será que os municípios de nossa região , através de suas respectivas prefeituras e entidades associativas, estão se preparando para essa avalanche de acontecimentos? Existe articulação regional para minimizar os impactos negativos e maximizar os efeitos positivos? Fico assustado quando vejo a propaganda oficial falar em criação de 12 (doze) mil empregos diretos e fora tantos mil indiretos...

Por melhores que sejam as intenções e os planos existe um grande hiato entre a intenção e a ação. Há uma inércia gigantesca para fazer andar um grande projeto como esses que se avizinham de nossa região. É importante que nossas autoridades tenham muito cuidado com a manipulação de números exorbitantes de criação de emprego como isso fosse , por si só, curar todos os males de desequilíbrios sociais vigentes em nossa região. Esse empreendimento (ALPA) não será o Elixir Universal para curar todos os nossos males históricos. Há de se ampliar o debate e que o mesmo seja proativo.

Há entidades e associações legitimamente preocupadas nos efeitos desses investimentos e estão tentando estabelecer diagnósticos e estudos sólidos para que nosso crescimento CHINES possa nos trazer muito mais vantagens do que desvantagens.

Solicito as nossas autoridades políticas, empresariais e comunitárias que possamos nos irmanar nesse momento. Que possamos estudar as situações e opções a partir de agora de forma a garantir um futuro muito melhor para nossos descendentes. Nosso passado nos ensinou que o que exploramos de forma desordenada,predatória e sem preocupação com o amanha (caucho,madeira,ouro) nos deixou mais mazelas sociais do que soluções. Nosso crescimento econômico deve vir atrelado ao nosso Desenvolvimento Social. Dessa forma , e somente dessa forma , teremos ,sim, um verdadeiro negocio da China para todos de nossa região.
(Reproduzido do Blog do Hiroshi)

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Nova linha de investigação

O caso Ana Karina ganha novos capítulos. A polícia está levantando a vida pregressa da noiva do empresário, Alessandro Camilo e segundo levantamento do blog, a coisa pode ganhar novos rumos.

Os rumores de que a moça teria um comportamento possessivo e até violento estão tomando forma. Há cerca de um meses, um barzinho, no bairro Primavera foi palco de uma demoonstração de ira da noiva do implicado. Ele teria chegado e tentado agredir pessoas que estavam no local, com o argumento de que o noivo estava lhe traindo.

A polícia está tomando depoimento das testemunhas e as informações preliminares dão conta que todo mundo está confirmando essas informações. Parece que não, mas tudo isso tem muito a ver com o caso Ana Karina.

Capa do HOJE


Capa do HOJE,edição 414, que circulará amanhã

Bairro da Paz sofre com esgoto a céu aberto



Apesar de ser o bairro mais populoso e ter o maior colégio eleitoral de Parauapebas, o bairro da Paz é um dos mais desassistidos da cidade.

Criado no início dos anos 90, fruto de uma invasão, o bairro da Paz rapidamente cresceu e se transformou num local de vida própria com um comércio muito forte. Os serviços essenciais, no entanto, não acompanharam o seu desenvolvimento. O que se vê hoje em dia são ruas mal cuidadas, com a pavimentação sem manutenção, coleta de lixo ineficiente e esgoto a céu aberto.
Como o serviços de coleta de esgoto não existe o mau cheiro que se verifica transforma o lugar num local pouco saudável. A situação é tão desagradável que mesmo as vias públicas principais, como Sol Poente, Chico Mendes, Cláudio Coutinho, Marabá e avenida Liberdade estão tomadas da lama fétida do esgoto. Às vezes a vazão é tão abundante que a lama ganha o asfalto, ocasionando rachaduras e a deterioração da pavimentação.

Cansado de esperar pela ação do Poder público, o empresário Jonas Alves, todos os dias limpa as sarjetas das imediações da sua loja, assim com o asfalto. “A gente sabe que é obrigação da prefeitura, mas eles não fazem e não podemos deixar o esgoto tomar conta da avenida, por isso a gente faz esses serviços”, diz, enquanto coloca barro nos buracos do asfalto.

Para João Batista Silva, morador da rua Ângela Diniz, o bairro da Paz é esquecido pelas autoridades, “ninguém cuida desse bairro”, diz, desconsolado.

Outro que tem a mesma opinião é Eriovaldo Carvalho, morador há 12 anos, ‘ o bairro da Paz é o maior da cidade e tem o maior número de eleitores, mas mesmo assim a gente nãoi vê serviço’, diz, mostrando o local da futura praça, completamente abandonado.

Ao que parece, Eriovasldo ainda vai esperar. Segundo o apurado não há nenhum projeto ou recurso no orçamento desse ano para ampliação ou implementação da rede de esgotos nos bairro de Parauapebas, o que significa dizer que nos próximos anos Parauapebas não terá serviço de coleta de esgoto.