"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz 2011!

Por fim o blogger fecha o ano em votos de boas alvíssaras para todos os leitores que direta ou indiretamente contribuíram para o crescimento do blog.

O ano de 2011 será de muitas realizações com certeza, mas com muitas responsabilidades em construir a sociedade que desejamos.

Feliz 2011.

Abraços

No último dia do ano, abraços e votos de um feliz 2011 do blogger para muita gente, dentre os quais, Waldyr Silva, que aniverariou ontem, 30; para a galera da comunicação, dentre, os quais, Luís Bezerra, Chico Brito, Francesco Costa, Line Cassia, Zinho, Fábio Sacramento; o blogueiro Zé Dudu; os petistas Wanterlor, Leo Mendes, Popó, Gutinho; os amigos Jair Diogo, Gesmar, Beno Freitas, Willian Bayerl, Flávio Sacramento, Roque Dutra, Josemir; Tião Coração, Hipólito Reis, O ilustre PC (boa recuperação amigo), Adoniran e Bete, Luís Castilho, Massud, Miquinha e Faisal Salmen, Zé Rinaldo, Daniel da Paulistinha e Andréia, Valmir da Integral e os muitos e muitos.

Os tricolores, Charlinho, Uai, Miltão, Bicudo, Joseneto, Tixa, Ávila, tricolores de primeira hora, gente de bom gosto que torcem para o Flusão, enfim, todos os amigos da terrinha, que por uma questão de limites não me membro agora, mas que devem se considerar abraçados.

Bel no Ministério do Turismo

Informações confiáveis deram conta que a ex-prefeita Bel Mesquita e que termina seu mandato de deputada federal HOJE teria sido convidada para assumir a ADEPARÀ. Bel teria agradecido o convite do governador eleito, Simão Jatene, porque simultaneamente teria sido convidada para uma diretoria no Ministério do Turismo. Não se sabe ainda qual seria essa diretoria, mas as informações sinalizam que Bel estaria propensa a aceitar.

Lula decide pela não extradição de Battisti

(Fonte G1)

Hoje, o presidente Lula decidiu que o lendário e condenado a prisão perpétua, por quatro assassinatos na Itália, Cesare Battisti não será extraditado.

A informação causou muito mal estar na Itália. Responsável pela defesa da Itália no caso da extradição do ativista Cesare Battisti, o advogado Ricardo Freire Vasconcelos afirmou nesta sexta-feira (31) ao G1 que o governo italiano convocou o embaixador Gherardo La Francesca para dar explicações sobre a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de manter o militante de esquerda no Brasil. O objetivo é reunir informações para definir como será a atuação política do governo italiano no caso de agora em diante.

Segundo Freire, o embaixador deve viajar à Itália na segunda-feira (3), após participar da posse da presidente eleita, Dilma Rousseff. A princípio, a convocação tem o objetivo de esclarecer detalhes do processo e da decisão de Lula, não há informação se o governo italiano poderá retirar seus diplomatas do país. O G1 entrou em contato com o Itamaraty e não obteve resposta.

Previsões do futebol para 2011

Como acontece todos os anos, bastar chegar o final do ano que os videntes, astrólogos e afins começarem a dar os seus palpites para 2011. Olha só os que os advinhos vaticinaram no futebol.


Os campeões dos Campeonatos Estaduais serão:
Rio: Flamengo
São Paulo: Coríntias
Gaúcho: Grêmio
Baiano: Vítória
O campeão do Brasileirão(Campeonato Brasileiro) será o Santos
O Campeão da Libertadores será o Grêmio
O Campeão da Copa do Brasil será o São Paulo Futebol Clube
Existe a possibilidade do Vasco da Gama disputar o campeonato pela segunda divisão mais uma vez;

(ainda bem que nada disso costuma se concretizar)

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O perfil dos secretários de Jatene

Diário do Pará

CASA CIVIL

Zenaldo Coutinho - Chefe da Casa Civil

Formado em Direito pela UFPA, Zenaldo Rodrigues Coutinho Júnior exerceu três mandatos de deputado federal pelo PSDB (1999-2003, 2003-2007 e 2007-2011). Zenaldo Coutinho foi ainda vereador de Belém pelo PDS de 1983 a 1988. De 1989 a 1991 exerceu o mandato de deputado estadual pelo PTB. Pelo mesmo partido, ele foi deputado estadual por mais dois mandatos (1991-1995 e 1995-1999). Natural de Belém, Coutinho nasceu em 4 de fevereiro de 1961.

CASA MILITAR

Tenente-Coronel Fernando Noura - Chefe da Casa Militar

Atualmente, Fernando Noura é comandante do Batalhão de Polícia de Choque. Possui curso de infantaria (NPOR) pelo Exército Brasileiro e de pós graduação em Defesa Social e Cidadania. Possui curso de Gestão Governamental (pós-graduação Lato Sensu) e de especialização em Gestão Estratégica em Defesa Social, além de curso de Especialização em Segurança Pública e Gestão de Informação. É paraense, casado e tem 44 anos.

SEDUC

Nilson Pinto - Secretário de Educação

Formado em Geologia pela UFPA, com mestrado em Geoquímica e doutorado em Geociências, Nilson Pinto de Oliveira foi reitor da UFPA no período de 1989 a 1993. Exerceu também o cargo de Secretário Especial de Promoção Social do Estado do Pará, de 5 de março de 2001 a 8 de abril de 2002. Foi ainda Secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente no período de 1995 a 1998. Nilson Pinto exerceu três mandatos de deputado federal pelo PSDB. É natural de Belém, nascido em 25 de março de 1952.

SEFA

José Tostes - Secretário da Fazenda

Economista, José Barroso Tostes Neto foi Superintendente da Receita Federal do Brasil na 2ª Região Fiscal durante 14 anos. Em 2008 passou a ocupar o cargo de Coordenador-Geral de Administração Aduaneira da Receita Federal do Brasil, em Brasília, onde residia atualmente.

SEGUP

Luiz Fernandes Rocha - Secretário de Segurança Pública

Delegado de Polícia Civil desde 1991, Luiz Fernandes é formado em Direito pela UFPA e doutorando em Ciências Jurídicas-Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino. Natural de Vitória da Conquista (BA), Luiz Fernandes exerceu o cargo de Delegado Geral da Polícia Civil no período de 2003 a 2006, no governo de Simão Jatene. Dentro da Polícia Civil, Fernandes foi diretor da Divisão de Investigações e Operações Especiais, de Polícia Operacional e da Delegacia de Furto de Veículos. Foi ainda superintendente da Regional do Salgado.

SESPA

Hélio Franco - Secretário de Saúde Pública

Formado em 1975 pela Faculdade de Medicina da UFPA, Hélio Franco de Macedo Junior é especialista em Clínica Médica. Foi o primeiro médico a trabalhar na Transamazônica, no período de 1977 a 1983 no Projeto Pacal. De 1995 a 2002, Helio Franco foi presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia. Ele também é médico concursado do Ministério da Saúde, desde 1983 e da Secretaria Estadual de Saúde do Pará, desde 2005. Hélio Franco nasceu em 10 de julho de 1950. É casado e pai de duas filhas.

SEMA

Teresa Cativo - Secretária de Meio Ambiente

Bacharel em Ciências Econômicas pela UFPA, Teresa Lusia Mártires Coelho Cativo Rosa é mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA/UFPA e professora do curso de Economia da UFPA. A economista foi diretora geral do Idesp, secretária adjunta da Secretaria de Fazenda do Pará, diretora geral da Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA) e secretária especial de Gestão no governo de Simão Jatene. Atualmente, Teresa Cativo é secretária geral de Gestão do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

SAGRI

Hildegardo Nunes – Secretário de Agricultura

Formado em Agronomia, foi secretário estadual de Agricultura entre os anos de 1995 e 1998. Também exerceu os cargos de Secretário Municipal de Saúde e de Secretário municipal de Governo, em Ananindeua. No Sebrae-PA já exerceu os cargos de Diretor Superintendente (2007/2008) e de presidente do Conselho Deliberativo (1997/1998). De 2003 a 2005 foi diretor dos programas regionais Norte e Nordeste, do Ministério da Integração Regional. Foi vice-governador do Pará entre os anos de 1999 e 2002.

SEPAQ

Asdrúbal Bentes - Secretário de Pesca e Aquicultura

Advogado, Asdrúbal Mendes Bentes é deputado federal reeleito pelo PMDB. Asdrúbal Bentes exerceu quatro mandatos como deputado federal. Foi prefeito do município de Salinópolis no período de 1983 a 1985, procurador do Tribunal de Contas e superintendente do Incra.

SEIR

Antônio José Guimarães - Secretário de Integração Regional

Engenheiro florestal e funcionário público federal do Ibama desde 1977, Antonio José Costa Guimarães já exerceu as funções de sub-coordenador do Poloamazônia do IBDF, diretor de Divisão de Marcados (IBDF-DF), Delegado estadual do IBDF no Pará, presidente nacional do IBDF e secretário do Ministério da Previdência Social. Entre os anos de 1991 e 1995 foi secretário no Governo do Estado do Pará.

SEPE

Sidney Rosa - Secretário de Projetos Estratégicos

Sidney Rosa, 54 anos, é formado em Administração de Empresas. É empresário do setor florestal, há mais de 30 anos, no Pará. Foi prefeito do município de Paragominas por dois mandatos sucessivos, entre os anos de 1997 e 2004. É vice-presidente da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa). É deputado estadual eleito pelo PSDB com a sexta maior votação no Estado. É casado e tem 54 anos de idade.

SECULT

Paulo Chaves Fernandes - Secretário de Cultura

Arquiteto e urbanista paraense. Foi assessor de urbanismo na gestão de Almir Gabriel na prefeitura de Belém, em 1983, promovendo as reformas do Ver-o-Peso, mercado de São Brás e outras. Ficou na prefeitura até 1988. No governo Collor, foi superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico Nacional, deixando o cargo para ser secretário de Cultura do Pará da gestão de Almir Gabriel, em 1994, função que ocupou durante 10 anos. Realizou importantes obras, como o Projeto Feliz Lusitânia, Museu de Artes Sacras, Estação das Docas, Parque da Residência, Mangal das Garças, Pólo Joalheiro e Theatro da Paz. Manteve-se no cargo até o final do governo de Simão Jatene, em 2006.

SEDECT

Alex Fiúza de Mello - Secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia

Alex Bolonha Fiúza de Mello foi reitor da UFPA nos períodos de 2001 a 2005 e 2005 a 2009. Possui graduação em Ciências Sociais pela UFPA (1977), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e pós-doutorado pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris (1999/2000) e pela Cátedra Unesco de Gestión y Política Universitaria, da Universidad Politécnica de Madrid (2009/2010). Foi membro do Conselho Nacional de Educação, do Ministério da Educação (2004/2008) e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (2007/08).

SEEL

Sahid Xerfan - Secretário de Esporte e Lazer

Empresário e político, Sahid Xerfan nasceu em 25 de junho de 1942. Ex-prefeito de Belém por duas vezes e ex-secretário de Obras Públicas do governo Simão Jatene. Atualmente, é vereador em seu terceiro mandato e líder do Partido Progressista (PP) na Câmara Municipal de Belém. Presidiu importantes empresas, atacadista e varejista, nos estados do Pará, Amapá e Goiás. Secretário adjunto: Cristian Pinheiro da Costa

SEPOF

Sérgio Bacury - Secretário de Planejamento, Orçamento e Finanças

Sérgio Roberto Bacury de Lira é economista e doutor em Planejamento Governamental. Atualmente, é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Economia, da UFPA. Foi pesquisador do Idesp, Diretor de Planejamento e Diretor de Ensino da Seduc, Diretor de Desenvolvimento Organizacional da Sead e Auditor Adjunto da Auditoria Geral do Estado do Pará. Foi presidente do Conselho Regional de Economia, membro do Conselho Federal de Economia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPA. Coordenou o programa de Governo do candidato e agora governador eleito, Simão Jatene.

SETRAN

Francisco de Chagas Melo - Secretário de Transporte

Foi eleito três vezes vereador do município de Ananindeua, presidiu a Câmara Municipal por três períodos legislativos. Foi vice-prefeito de Ananindeua no período de 2004 a 2006. Foi eleito deputado estadual em 2006 e reeleito em 2010. Foi ainda secretário de Obras do Estado no período de 2007 a 2009.

ÓRGÃOS DE SEGURANÇA

POLÍCIA MILITAR

Coronel Mário Solano - Comandante Geral da Polícia Militar

É bacharel em Ciências Sociais pela UFPA. Possui curso de gerenciamento de crises na Segurança Pública e de especialização em gestão estratégica em Defesa Social. Na área militar, formou-se em 1981 no Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva do Exército, tendo servido no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (PA) e no 3º Batalhão Especial de Fronteira (AP). Em 1987 ingressou na Polícia Militar do Pará e, já como coronel, foi comandante do Comando de Missões Especiais da PM.

POLÍCIA CIVIL

Nilton Atayde - Delegado Geral da Polícia Civil

Nilton Atayde é formado em Direito pela UFPA. Ingressou na Polícia Civil em 1992, após aprovação em concurso público. Possui pós-graduação em Polícia Judiciária, pela UFPA, e em Direito Penal e Processo Penal, pela Universidade Estácio de Sá –RJ. É doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela UMSA (Argentina-Buenos Ayres). Foi advogado militante no período de 1985 a 1992. Como delegado atuou em unidades policiais da capital e do interior do Estado. É atual vice-presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Pará.

SUSIPE

Major Francisco Bernardes - Superintendente do Sistema Penal

É Graduado em Ciências de Defesa Social – Curso de Formação de Oficiais da PM do Pará, e em Direito pela UFPA. Possui especialização em Segurança e Cidadania. Atualmente é subcomandante do 16º Batalhão de Polícia Militar, em Altamira. Já foi diretor de Núcleo de Inteligência e Diretor de Unidade Prisional da Susipe. Foi Gerente de Unidade de Internação da Funcap. Tem 39 anos.

Procurador Geral do Estado - Caio de Azevedo Trindade

Advogado, graduado pela UFPA em 2000. Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Direito pela UFPA. Procurador do Estado do Pará desde o ano de 2000, tendo sido aprovado em 1º lugar no respectivo concurso público. Articulista com trabalhos publicados em diversas revistas especializadas tais como Revista Dialética de Direito Tributário, Revista Dialética de Direito Processual, entre outras. Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção do Pará.

Novo registro de identidade é lançado


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou oficialmente nesta quinta-feira (30), durante solenidade no Ministério da Justiça, o novo Registro de Identidade Civil (RIC), documento que vai substituir as atuais cédulas de identidade. O governo estipulou o prazo de dez anos para que todos os brasileiros sejam recadastrados. Lula recebeu a carteira de identidade número 001, e a primeira-dama, Marisa, a 002.

Com o novo documento, o cidadão passa a ser identificado por um único número, a partir de um chip capaz de armazenar as digitais do titular, além de informações relevantes, como sexo, idade, filiação e naturalidade. Segundo o governo, o novo mecanismo vai evitar que uma mesma pessoa seja identificada por mais de um número de registro em diferentes estados, como ocorre hoje.

O governo espera produzir em 2011 cerca de 2 milhões de cartões que serão distribuídos, inicialmente, entre sete cidades brasileiras: Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO).

Os primeiros cartões devem ser expedidos pela Casa da Moeda. A partir daí, os governos dos estados e do DF terão o prazo de um ano para começar o cadastramento e a implementação do documento.

A nova carteira de identidade nacional não substituirá documentos como CPF, título de eleitor e passaporte, mas terá o mesmo registro em todos os institutos de identificação estaduais do país.

Alencar não deve participar da posse de Dilma

O Vice-presidente josé de Alencar deixará a UTI hoje e deve ir para um quarto. Segundo o médico oncologista, Paulo Hoff, o vice-presidente poderá receber alta do hospital mas não deve reunir condições de participar da posse da presidente eleita, Dilma Rousseff.

No sábado, o presidente Lula deverá visitar Alencar, que se recupera no Hospital Sírio-libanês.

Salário Mínimo será de R$ 540,00

(Espaço Aberto Pebas)

O aumento do salário mínimo dos atuais R$ 510 para R$ 540, proposto pelo governo neste ano, vai beneficiar 47 milhões de trabalhadores no ano que vem, cerca de 24% da população brasileira, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (30) pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
O valor precisa ainda ser aprovado pelo Congresso para depois ser sancionado pela presidente eleita Dilma Rousseff já no primeiro mês do mandato. Caso seja confirmado, o mínimo terá uma poder de compra equivalente a duas cestas básicas, estimada em R$ 264,61


Caso seja aprovado, o valor de R$ 540 o ganho real desde o início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desde 2002, seria de 52,83%.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Orçamento de 2011aprovado


(Fonte: Zedudu)


No último domingo (26) foi realizada pela Câmara Municipal de Parauapebas a última sessão do ano de 2010, exclusivamente para que fosse colocado em votação, a segunda, o orçamento para 2011. Sem a presença da imprensa ou de populares, e com a ausência dos vereadores Massud (PTB) e Francis (PMDB), que justificaram a ausência, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o orçamento de R$399 milhões para 2011 com 36 emendas.

Essas emendas tiveram por finalidade remanejar os valores enviados pelo executivo. Secretaria Municipal de Saúde, Educação e SEMURB foram as que mais se beneficiaram com as emendas parlamentares.

A Câmara recebeu a orientação profissional de capacitados professores da UFPA, técnicos na área orçamentária para que pudesse aprovar o orçamento 2011. Segundo um funcionário da CMP, o orçamento aprovado ainda não é o ideal, todavia é mais profissional dos que os outrora aprovados pela casa e, ainda segundo o funcionário, o de 2012, com a orientação dos técnicos da UFPA, estará mais próximo do ideal.

O orçamento de 2011 prevê uma receita de R$16 milhões para a Câmara Municipal.

O que deu pra perceber no orçamento aprovado é que o governo procurou melhorar substancialmente os recursos alocados em algumas secretarias que supostamente mudarão de gestor em 2011, caso específico da SEMURB e SEMSA.

Para finalizar foi aprovado uma possível suplementação na ordem de 20% (vinte por cento), bem inferior aos 60% (sessenta por cento ) solicitado pelo executivo.

A Câmara Municipal de Parauapebas volta a se reunir em 15 de fevereiro de 2011, já sob a presidência do vereador Euzébio Rodrigues (PT).

Mega-sena da virada deve pagar R$ 190 milhões

A Mega-sena da virada do ano pode pagar até R$ 190 milhões. A informação é da Caixa Econômica Federal. O sorteio será realizado no próximo dia 31. Na casa lotérica de Parauapebas já se verificam as filas, o que mostra que a prêmio deverá ser um recorde





Charge 2

Charge

Jeferson não resistiu aos ferimentos

Infelizmente, hoje, por volta de meio-dia o jovem dentista Jeferson, filho do Amorim e da Irmã Chaguinha veio a falecer. Jeferson filho de Amorim, conhecido como "Amorim da Transbrasiliana" e da Irmã Chaguinha estava no veículo que se envolveu em um acident eautomóbilisticvo no dia 19, numa estrada do Maranhão.

No acidente, Irmã Chaguinha, pertencente a Igreja Batista e figura muito querida em Parauapebas veio a falecer. Jeferson ficou muito ferido e seu pai, Amorim também ficou ferido no acidente, mas não corria risco de morte.

Já Jeferson não resistiu aos muitos ferimentos e desafortunadamente veio a falecer. As condolências do Blog e da população de Parauapebas à família enlutada .

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O saco do Papai Noel


Há muito, Noel não passa por essas bandas. O trenó abarrotado de presentes, que a cada final de ano deixa o Pólo Norte não gosta de dar rasantes pela terra de muro baixo. Apesar da idade, que poderia torná-lo um velho senil, Noel não é bobo, nem nada; vai que aparece um esperto, desses que proliferam e saracoteiam pela pacata Rio de Águas Rasas e resolve bater-lhe a carteira, ou então surrupiar a carga para vender no mercado negro... Melhor não, além do mais, há crianças muito mais pobres nos municípios vizinhos.
Na verdade, o bom velhinho anda com os pacovás cheios e não é pra menos; são tantos pedidos estapafúrdios e fora de propósito que mesmo para ele, passado na casca do alho uma centena de vezes, são de lascar o cano. Imagine que um dia desses, um pouco antes de levantar acampamento da Lapônia, uma enxurrada de pedidos deram o ar da graça. Melhoria nos serviços de telefonia celular, denúncias contra a Rede/Celpa, água na periferia e mais transparência e menos jogadas ensaiadas na administração municipal, imagina você que teve um camarada que pediu melhor sorte para o PFC em 2011. Diante disso nem é preciso ser muito inteligente para deduzir o porquê da recusa de Noel em aparecer por aqui, afinal, apesar do ar de metrópole que se esparrama pelas fazendas adjacentes, isso aqui recebe muita gente do norte e um monte de gente do sul. Há alguns anos, uma trupe de lourinhos se abancou aqui e entre um tchê e outro, tomou a cidade de assalto e desde então a malta está mandando prender e soltar. Resumo da ópera: a cidade vai mais ou menos, mas os caras estão com os burros na sombra.
Enquanto conduz as renas com habilidade para ares mais saudáveis, Papai Noel se lembra dos pedidos trazidos pelos duendes. Ora, onde já se viu! Reclamar da Rede/Celpa, da Tim, da Vivo... se fosse na Lapônia, seria justiça com as próprias mãos, mas no Brasil tudo era mais civilizado, há tempos não se ouvia falar em quebra-quebra.
A água que teimava em não comparecer nas torneiras é algo mais sério, mas pouco há para fazer, afinal, há seis anos ele ouve a mesma ladainha e olha que seis anos não são seis dias, “é, o Caldo de peteca não se emenda mesmo, nem com muito dinheiro ele consegue colocar água nas torneiras. Talvez com a chegada do inverno, a periferia vai ter água, pelo menos a que cai do céu”, resigna-se o bom velhinho.
Enquanto se afasta, toca o telefone celular. Era o duende-chefe querendo saber se resolvera o problema do PFC, “é que o Roque tem me ligado...”, diz, à guisa de justificativa. “Ora, diz pro Roque contratar novos jogadores, do goleiro ao ponta esquerda”.
Definitivamente já não se faz papai Noel como antigamente. Esse de agora não tem o menor saco, aliás, saco até que ele tem, mas estão cheios de presentes para meninos mais comportados.
(Artigo publicado no HOJE 440 - Coluna do Marcel)

Soldado morto na zona rural é velado no quartel

A morte do soldado Nilvaldo Moreira após tentar uma abordagem a um indivíduo de alcunha "Bida" levou muita gente ao Quartel da PM, em Parauapebas. Parentes e amigos lamentavam o falecimento do policial.
Moreira era um soldado que todo superior gostava de tê-lo ao lado. No dia 26, ele, em companhia Antes antes de ontem, ele em companhia de uma guanição estava fazendo ronda na zona rural, a cerca de 70 quilômetros da sede do municípi, quando tentou abordar Bida que atirou no policial. Segundo informações, mesmo atingido, Moreira conseguiu atirar no indivíduo, que também morreu.

Os bastidores da eleição da Câmara de 2011

Na última sessão extraordinária, ocorrida no dia 23, o vereador Eusébio Rodrigues foi eleito presidente da Câmara de vereadores para o período legislativo de 2011. Para quem acompanha as movimentações do Legislativo de forma superficial, a eleição do petista foi algo surpreendente, entretanto, ao se mergulhar com mais profundidade nos lances dos últimos dois meses, estava determinado que a cadeira de presidente seria ocupada pelo parlamentar acima citado, em prejuízo de Antônio Massud (PTB), que à primeira vista seria favorito disparado.
Não há como negar que a unanimidade dos votos dos vereadores presentes, declarados a favor do vereador do PT foi uma vitória com V maiúsculo do partido, que deu uma significativa demonstração de força. Deve-se dizer, entretanto, que para que Eusébio se assentasse na cadeira de presidente foi necessário muita articulação, altas dosagens de pragmatismo, interesses financeiros e por fim, a rasteira propriamente dita, dessas de se jogar na lata do lixo os acordos assinados anteriormente.
Antes de ser uma iniciativa pessoal, pode-se dizer que a candidatura de Eusébio nasceu dentro do partido, mas, para se tornar vitoriosa, teve que contar com a fundamental ajuda do prefeito Darci Lermen, logo, ele, demonizado pela maioria dos filiados do partido e principalmente, suplantar a candidatura do vereador Antônio Massud (PTB), dada como favas contadas, uma vez que havia um acordo assinado no final de 2008, no qual estabelecia-se que o primeiro ano (2009) a Câmara seria presidida por Eusébio Rodrigues. 2010 seria o ano do vereador Adelson Fernandes (PDT), Massud estaria frente do Legislativo em 2011, ficando o vereador Zé Alves (PT) com o ano de 2012.
Por ter maioria na Câmara, os vereadores escolhidos para presidir o Legislativo eram da base do governo. Além de Eusébio, Massud, Adelson e Zé Alves, Wolner Wagner (PSDC), Israel Barros , o “Miquinha” (PT), Raimundo Vasconcelos (PT), davam a sustentação necessário e participam da Mesa Diretoria da Câmara com freqüência.

O vôo solo de Massud
O projeto de Massud começou a fazer em setembro, quando foi anunciada a candidatura a deputado federal. A decisão do vereador acabou por contrariar a cúpula petista, que contava com o seu apoio para Carlos Puty, candidato a federal com o apoio do prefeito Darci Lermen e da governadora Ana Júlia. A recusa e Massud em apoiar Ana Júlia que buscava a reeleição ao governo do Estado e Milton Zimm er para estadual o colocaram em rota de colisão com o PT. A situação se agravou ainda mais quando nas reuniões e comícios que participava, o vereador tinha comportamento de oposição. Para a direção do partido, Massud e Adelson Fernandes (que apoiou Valmir da Integral) deveriam deixar a base do governo e entregar as secretarias de Urbanismo e Saúde, respectivamente. “ Se dependesse da direção do PT, a secretaria de As[ude ter que ser requerida, quando o JB, presidente do PDT divulgou um manifesto chamando o PT de corja de bandidos. Já Massud deveria entregar a secretaria quando passou a criticar o governo na campanha eleitoral”. Para Taveira, a movimentação do partido, seria um espécie de expurgo com aqueles que não se poderia contar nas eleições de 2012.
Articulações e passe valorizado

Apesar de ter boas possibilidades de conquistar a presidência, O PT precisou da iniciativa do prefeito, Darci Lermen. Há dois dias da eleição, o placar apontava sete votos a favor de Massud, enquanto Eusébio contava apenas com os quatro votos petistas. Enquanto Massud trabalhava para garantir os votos que lhe dariam a vitória, refazendo acordos e prometendo ajudar vereadores que estavam em dificuldade, como Wolner Wagner (PSDC), Eusébio tentava atrair Odilon Rocha (PMDB) e Faisal Salmen (PSDB) para o seu lado, mas sem resultados muito animadores. Por uma questão partidária, (o PSDB tem uma tradição de oposição ao PT), Faisal garantia o voto a Massud, enquanto Odilon era incentivado pela companheira de partido, Francis Resende a permanecer na oposição. Diante disso, o PT concentrou suas baterias no vereador Wolner e na vereadora Percilia Martins. Apesar de ter garantido o voto para Massud e ter sido uma dos que assinaram o acordo de 2008, desde o início o vereador do PSDC mostrara uma certa ambigüidade, detectada como um solo Fértil para uma possível deserção das fileiras de Massud. No caso da vereadora Percília, uma antiga negociação, que já demandava quase seis meses sinalizava que os Serviços Autônomos de Água e Esgotos de Parauapebas (SAAEP) voltariam à baila no episódio.
Com o passe cada vez mais valorizado, Wolner recebia propostas dos dois candidatos, mas, para alguns interlocutores garantia que votaria no candidato do PTB, entretanto, o que a reportagem ficou sabendo é que Massud estranhara a recusa de Wolner em participar da Mesa. Seria um indício de mudança de voto?
Possivelmente não, Segundo consta, o chefe de Gabinete, João Fotana, a quem Wolner devia parte do seu mandato, pedira para que ele votasse em Massud. Durante um evento realizado na noite da segunda-feira, alguns jornalistas se aproximaram de Wolner querendo saber o destino do seu voto, mas sem sucesso. Informações obtidas pela reportagem dão conta que o vereador do PSDC havia recebido uma mensagem de que o prefeito iria falar com ele.
Segundo Massud até o dia anterior, o voto da vereadora Percília tinha reconfirmado o voto para ele, mas mas a política ainda iria dar uma demonstração de que tudo era transitório.

Darci entra em campo

Na terça-feira 14, no lançamento da pedra fundamental do novo prédio da Câmara, apenas uma ausência foi sentida. Enquanto os vereadores discursavam, falando da importância do novo prédio, a vereadora Percília Martins, juntamente com o esposo Devanir Martins recebia a portaria de que os Serviços Autônomos de Água e esgoto de Parauapebas (SAAEP), iriam para o PRTB. Depois de entregar a portaria para Wilson da Silva, braço-direito de Devanir Martins, Darci teria dado as boas vindas para o PRTB, que agora fazia parte da base do governo e como base deveria votar no candidato do governo, ou seja, Eusébio Rodrigues.
O modus operandi utilizado para convencer Wolner Wagner foi o mesmo. De acordo com informações obtidas, perto do meio-dia da terça o prefeito se reunia com Wolner Wagner. No diálogo, lhe foi prometida a secretaria de Meio Ambiente, cujo titular, Domires Reis estaria demissionário, em virtude de o presidente do PV, Raimundo Cabeludo ter entregado o cargo.
Com dois votos a menos e a eleição perdida, na reunião que antecede a sessão, Massud ainda tentou virar o jogo, mas percebeu que não tinha muito a negociar. Com cinco votos apenas não restava outra coisa a fazer senão articular com o vereador Faisal Salmen a suspensão da sessão de votação, acatada pelo presidente da Casa, Adelson Fernandes, que tirou a eleição da pauta, mas já se sabia que o cenário não se modificaria. Os argumentos utilizados pelo prefeito foram convincentes demais.
Eleito presidente no dia 23, Eusébio tem muitas atribuições a lhe esperar, inclusive a construção do prédio da Câmara. Já Massud, além da derrota, precisa dar a volta por cima. Não será fácil. Talvez tenha confiado demais na palavra dada e até em documentos assinados, que no final se revelaram de pouca serventia. Enfim, vida que se segue.
.

Outro lixão

Um lixão de responsa está sendo instituído no final da rua Santa Catarina, no bairro LIberdade II. São toneladas de lixo urbano que estão sendo depositados lá, o que demonstra o pouco valor reservado à população que vive nas cercanias. Será que o lixão perto da ponte do Parauapebas não é suficiente?

Ao querido leitor anônimo

Em nome da democracia na comunicação e até como satisfação ao leitor anônimo que fez um comentário legal sobre a eleição da Mesa Diretoria da Câmara, gostaria de dizer que esse comentário não pôde ser publicado, em virtude de um adjetivo utilizado contra os vereadores. Devo dizer que esse adjetivo poderia ser utilizado, desde que viesse acomanhado de provas. No mais, continue participando.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Se não vier não vai fazer falta

Essa deu no blog do Zedudu. Pra não perder o costume, o prefeito Darci Lermen não passou o Natal em Parauapebas. Ele estava com um problema oftalmológico e aproveitou a ida para sua terra natal, o Rio Grande do Sul, para se tratar. A volta do gestor está prevista para o dia 29 e ele deverá estar no município na passagem do ano. Se não vier, ninguém vai sentir falta.

Deicharles em níver


O blog aproveita o espaço para mandar um abraço para o amigo ativista, Deicharles Damascena, da Banda Legionários. Deicharles é um batalhador, um guerreiro que trabalha incansavelmente no fortalecimento da Aicop e da imprensa como um todo na cidade. Valeu garoto, felicidades.

O saco do papai Noel


Há muito, Noel não passa por essas bandas. O trenó abarrotado de presentes, que a cada final de ano deixa o Pólo Norte não gosta de dar rasantes pela terra de muro baixo. Apesar da idade, que poderia torná-lo um velho senil, Noel não é bobo, nem nada; vai que aparece um esperto, desses que proliferam e saracoteiam pela pacata Rio de Águas Rasas e resolve bater-lhe a carteira, ou então surrupiar a carga para vender no mercado negro... Melhor não, além do mais, há crianças muito mais pobres nos municípios vizinhos.
Na verdade, o bom velhinho anda com os pacovás cheios e não é pra menos; são tantos pedidos estapafúrdios e fora de propósito que mesmo para ele, passado na casca do alho uma centena de vezes, são de lascar o cano. Imagine que um dia desses, um pouco antes de levantar acampamento da Lapônia, uma enxurrada de pedidos deram o ar da graça. Melhoria nos serviços de telefonia celular, denúncias contra a Rede/Celpa, água na periferia e mais transparência e menos jogadas ensaiadas na administração municipal, imagina você que teve um camarada que pediu melhor sorte para o PFC em 2011. Diante disso nem é preciso ser muito inteligente para deduzir o porquê da recusa de Noel em aparecer por aqui, afinal, apesar do ar de metrópole que se esparrama pelas fazendas adjacentes, isso aqui recebe muita gente do norte e um monte de gente do sul. Há alguns anos, uma trupe de lourinhos se abancou aqui e entre um tchê e outro, tomou a cidade de assalto e desde então a malta está mandando prender e soltar. Resumo da ópera: a cidade vai mais ou menos, mas os caras estão com os burros na sombra.
Enquanto conduz as renas com habilidade para ares mais saudáveis, Papai Noel se lembra dos pedidos trazidos pelos duendes. Ora, onde já se viu! Reclamar da Rede/Celpa, da Tim, da Vivo... se fosse na Lapônia, seria justiça com as próprias mãos, mas no Brasil tudo era mais civilizado, há tempos não se ouvia falar em quebra-quebra.
A água que teimava em não comparecer nas torneiras é algo mais sério, mas pouco há para fazer, afinal, há seis anos ele ouve a mesma ladainha e olha que seis anos não são seis dias, “é, o Caldo de peteca não se emenda mesmo, nem com muito dinheiro ele não consegue colocar água nas torneiras. Talvez com a chegada do inverno, a periferia vai ter água, pelo menos a que cai do céu”, resigna-se o bom velhinho.
Enquanto se afasta, toca o telefone celular. Era o duende-chefe querendo saber se resolvera o problema do PFC, “é que o Roque tem me ligado...”, diz, à guisa de justificativa. “Ora, diz pro Roque contratar novos jogadores, do goleiro ao ponta esquerda”.
Definitivamente já não se faz papai Noel como antigamente. Esse de agora não tem o menor saco, aliás, saco até que ele tem, mas estão cheios de presentes para meninos mais comportados.
(Artigo publicado no HOJE 440 - Coluna do Marcel)

Editorial do HOJE

2001 - VIDA NOVA, NOVOS OBJETIVOS
Ao concluir a última edição de 2010 e ao olhar para trás, o jornal HOJE considera que mais uma vez cumpriu o seu papel. Não foi fácil manter a linha editorial razoavelmente independente, considerando que o comércio, a indústria e o setor de serviços ainda não garantem a sustentabilidade de um veículo de comunicação que se propõe a prestar um serviço voltado 100% para os interesses da comunidade, entretanto, o jornal agradece penhoradamente aquelas empresas parceiras que confiaram no seu trabalho. Uma menção especial para aquelas que estão conosco desde o primeiro número, há coisa de seis anos, com muita firmeza, ao preferir desagradar poderosos, em benefício da verdade.
Depois do período crítico de 2009, no qual por muito pouco o HOJE não fechou as portas, o jornal foi obrigado a reduzir despesas, cortar custos, enfim, se reiventar. Como era de se esperar, o HOJE voltou a desfrutar do espaço que sempre foi seu, por direito, aquele em que a população procura por saber que encontrará um verdadeiro porta-voz de suas inquietações.
Com novos projetos para 2011, o HOJE espera contar com a preferência dos leitores. Há o projeto de ampliação do seu alcance, aumentando ainda mais o leque de assinantes e talvez retornar a periodicidade de duas vezes por semana.
Outro objetivo perseguido e que deve ser colocado em prática em 2011 é a construção da sede da empresa. Depois de funcionar muito tempo em um prédio locado e de ter se mudado para instalações precárias nos duros meses de 2009, o jornal tem como objetivo principal o lançamento das bases de um prédio de três andares. A localização das futuras instalações é a rua B, na Cidade Nova, no mesmo local onde funciona hoje.
Com a certeza de que a parceria que sempre caracterizou as relações do jornal com o público e do jornal com os anunciantes, termina-se aqui mais uma página, escrita com tinta de qualidade, ou mais um ano de atividades honestas. A todos os mais sinceros votos de um Feliz Natal e de boas alvíssaras para 2011. Que o ano que se inicia possa ser generoso com todos os habitantes desta cidade e as benções do céu possam ser derramadas de uma maneira igualitária sobre todos.

Valmir na periferia

Ao que parece, o empresário Valmir da Integral, que nas última eleições foi o candidato a deputado estadual mais votado na cidade pegou gosto pela coisa.
Nas periferias e nos bairros mais afastados ele tem sido visto conversando com populares e discutindo os problemas do município. Valmir está fazendo uma coisa que muitos dos seus futuros adversários diziam que ele não faria, ou seja, se misturar com o povo. Se continuar assim, Valmir será um candidato a prefeito difícil de ser batido.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Civaldo não volta para a diretoria administrativa da Câmara

Mal terminaram as eleições e já tem gente fazendo observações sobre uma possível volta de Civaldo à diretoria administrativa. Tem gente que acha que Civaldo foi um desastre e coisa e tal, entretanto, o moço já avisou que não voltará para a diretoria administrativa, mas antes fez um desabafo no Blog do Zedudu. Vale a pena ler.

Marcelo Parcerim


Parabéns ao feliz aniversariante do mês de dezembro, Marcelo Parcerim. Marcelo é integrante da blogosfera da cidade e comemora a nova idade ao lado da esposa, Karla. Parabéns!

Morre Orestes Quercia

Depois de uma luta intensa contra um câncer de prostata, o ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia faleceu hoje, no Hospital Sírio-Libanês, onde estava internado.
Orestes Quercia tinha detectado um câncer de prostata há 12 anos mas tinha se tratado. Neste ano, a doença voltou, razão pela qual ele havia abandonado a candidaturta ao Senado, pelo PMDB. Quercia era um dos últimos caciques do velho MDB paulista.

Compras de última hora


Flagrante das ruas JK e do Comércio hoje pela manhã. Como sempre acontece, o parauapebense deixou para fazer as compras do Natal em cima da hora e o resultado é ruas lotadas de pessoas um um trânsito muito louco.
Por outro lado, que está rindo a toa é o comenrciante que deve ter um Natal bem gordo.

Feliz Natal


Trilheiro de paca

No final do ano, a moda é caminhar pro rumo de Belém para tentar tomar partido.
Segundo as más línguas, a estrada para a capital do Estado está mais batida do que "trilheiro de paca". Só para registrar, DEM, PRP e PTC são alguns partidos que estão com problemas internos. É mais quem quer dar o famoso canto de carroceria. Para os que não lidam com ese tipo de problema é melhor ficar esperto, afinal , lagoa que tem piranha, Jacaré nada de costas.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Nova nomenclatura

O resultado das eleições de agora há pouco foi o que se previa (pelo menos depois da terça-feira da semana passada).

Dos partidos que assinaram o acordo e que foi inclusive reconhecido em cartório, o PSDC e o PT deram pra trás. Motivos e mais motivos não vão faltar, dentre os quais que o PT é o partido da maior bancada, que massud rompera primeiro o acordo, ao preferir Percília, ao invés de Raimundo Vasconcelos, de que Massud passou a ter compartamento de oposição, que o partido precisava de espaço, pra não dizer de dinheiro e mais de um milhão de argumentaçõ9es de qualidade dividosa.

O que com certeza ninguém vai poder negar (sem corar) é que houve uma tremenda rasteira, o que apenas revela o DNA de determinadas pessoas, que não conseguem viver sem exercitar a arte de tramar . Historicamente o PT nunca foi de prezar pelos compromisso outrora assumidos, entretanto, quem entrou no jogo deveria saber um dia isso poderia acontecer e pelo andar da carruagem, estava tudo desenhado para dezembro de 2010.

O argumento de que a maior bancada deve sempre eleger o presidente é válido, desde que essa bancada se garanta, tenha número suficiente para eleger o presidente, sem depender do voto dos outros, o que não aconteceu na época da eleição do primeiro presidente, ou agora. Como se sabe, dependeu dos outros, justamente esses que agora levaram um canto de carroceria. O argumento da maior bancada, depois de assnar acordo, depois de ter sido beneficiado, votado tem outro nome, que por sinal é bem diferente das novas nemeclaturas que querem impingir nos tempos de hoje.

Comentário

Gosto de dizer que o melhor c ontéúdo de um blog é aa seção de comentários. Pérolas preciosoas são colocadas nas caixas postais dos blogueiros. Na semana passada, por exemplo, o blog reproduziu o editorial do HOJE 439. Olha só o cone´tario de um leitor anônimo. bacana.


"Um dos papéis dos vereadores seria fiscalizar o executivo, mas aqui em Parauapebas os vereadores são cegos, surdos e fingem que não veem nada. Só ameçaam falar alguma coisa qdo não tem os seus interesses atendidos..."

Bel in nat

Foto Blog Zedudu
No último dia 22, a amiga e colega de facul, Bel Gaia trocou de idade. Bel é jornalista formada pela UFPA e na foto aparece com o maridão, Pedro. Felicidades para Bel.

PFC perde de novo, mas se mantém na primeira divisão

Depois de um início de competição promissor, o Parauapebas caiu de produção e voltou a perder, dessa vez em pleno estádio Rosenão. Depois de está vencendo por 2 a 0, Gols de Cristiano Tiririca, o PFC permitiu a reação do Abaeté, que fez três gols, vencendo a partida por 3 a 2.

Com o resultado PFC se mantece na primeira divisão, já que o seu concorrente o Santa Rosa perdeu para a Tuna e foi rebaixado para a segunda divisão.

Classificam para a fase final do Parazão, o Castanhal e a Tuna Luso que foi campeã, ao vencer o santa Rosa por 1 a 0 na última quarta-feira.

Waldyr Silva na confraternização


Foto especial com o presidente da Aicop, Waldyr Silva (de camisa branca), Iremar Araújo e da amiga Márcia, figura conhecida da comunicação de Parauapebas.


O flagrate aconteceu na confraternização da imprensa.

Confraternização da imprensa

Demerval Moreno e a galera da Rádio Arara Azul
Indio Teixeira, Pezão, Iremar Araújo e Eliésio
Galera da banda Legionários, Altamiro Borba e esposa
Vinícios Nogueira e a namorada
Rosa e Jéssica


Conforme o prometido, segue algumas fotos da confraterinzação da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop), ocorrida no último dia 19, na Chácara Rio Verde. Foi muito bacana e quem deu o ar da graça por lá curtiu de montão a festa.

Internet à meia boca

Depois de dois dias a internet volta a funcionar, para alegria dos blogueiros e dos internautas de plantão da cidade. Vamos torçer para que no feriadão não ocorra um novo bug.

Eleita Mesa Diretoria da Câmara para 2011

Odilon, Eusébio, Faisal e Adelson - Mesa Diretoria de 2011

Depois de muitas idas e vindas, hoje pela manhã foi eleita a nova Mesa Diretoria que irá gerir os destinos do Poder Legislativo em 2011.

Como já era previsto, o vereador Eusébio Rodrigues conseguiu suplantar o vereador Antônio Massud (PTB) e reuniu os votos necessários para se eleger presidente. Prevendo a derrota, Massud retirou sua candidatura, liberando os vereadores que lhe apoiavam para votar no vereador do PT. Compreensivelmente, Massud não esteve presente na sessão, assim como a vereadora Francis Resende (PMDB).

A Mesa Diretoria terá a seguinte composição:

Presidnete: Eusébio Rodrigues (PT);
vice-presidente: Faisal Salmen (PSDB);
1º secretário: Odilon Rocha de Sanção (PMDB);
2º secretário: Adelson Fernandes (PDT).

Comentários a respeito da Cohan

Mais um comentário:

"Qdo a merenda escolar foi tercerizada, a alimentação deveria ser adquirida aqui e com isso gerar renda ao município.Existe a Divisão de Merenda e um Conselho que deveriam acompanhar esse processo".

Comentários a respeito da Cohan

Sobre a matéria publicada no jornal HOJE e reproduzida no HOJE vários comentários. Selecionamos alguns e os publicamos:


"A qualidade da merenda escolar declinou após a Cohan assumir o controle da merenda. Portanto, é necessário investigar se esse alto valor está sendo investido mesmo na merenda".

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Recesso

A maioria das secretarias da Prefeitura Municipal estão em recesso. Para algumas secretarias o retorno acontece a partir do dia 05 de janeiro.


Em alguns porém, se o recesso contiuasse não faria a menor diferença, afinal, em qualquer época, elas não são muito de pegar no breu.

Bandido azarado

Mais uma da Cidade Nova pra encerrar. Hoje, nas proximidades da secretaria de Saúde, um bandido pé-de-chinelo atacou uma senhora, levando celular e alguns pertences da vítima.


O Assalto até que seguia seu curso normal, ou seja, o bandido "depenava" a vítima com ameaça de uma faca e a vítima entregava tudo. O azar do bandido aconteceu quando um parente da vítima viu o assalto e avançou sobre o bandido tomando-lhe a faca, derrubando-o no chão.


Como era de se esperar, o bandido azarado apanhou mais do que macaco pra aprender a conhecer dinheiro e só não teve um trágico destino porque o cidadão resolveu chamar a polícia. Nesse caso, pelo menos o desfecho foi favorável à vítima.

Saídinha na Cidade Nova

Cidade Nova virou de ponta cabeça. Hoje pela manhã, na Praça Mahatma Gandhi, dois bandidos, a bordo de uma moto renderam um cidadão, também numa moto e levaram R$ 30 mil em dinheiro. Suspeita-se que os bandidos dos já sabiam que a vítima levava muito dinheiro a bordo. Esse3 golpe também chamado de "saidinha".

domingo, 19 de dezembro de 2010

'Se houver dificuldades, Lula poderá voltar’


De Gilberto Carvalho, chefe de gabinete de Lula, futuro secretário da presidência da República do governo Dilma, em entrevista exclusiva ao Globo:

- A gente vai perder a coisa muito espontânea, calorosa do presidente. Ele, o tempo todo, até quando dá broncas — e não são poucas nem fáceis —, em seguida faz uma brincadeira, uma gozação.

- A Dilma tem uma incrível capacidade de aprendizado. Se você é uma pessoa que nunca tenha sido candidata e, de repente, ter nos ombros uma candidatura à Presidência da República, e com a obrigação de ganhar, é uma carga muito grande. E ela era subestimada. Sentar naquela cadeira traz um peso e uma responsabilidade. Ela vai continuar, com os mais próximos, dando broncas, como ele também fazia. Para algum lado, o cara tem de explodir.

- Nesta história tem uma coisa que é do jogo: nunca o governo vai estar satisfeito com a imprensa, e vice-versa. Porque é da tensão natural das coisas. Mas não me lembro de um único fato de ameaça à liberdade de imprensa neste governo. O que ele (Lula) se deu o direito? De criticar a imprensa. E toda vez que ele faz uma crítica, vira chavismo. Com Dilma, ela terá uma leveza em relação a isso.

- As falhas foram muitas. Não conseguimos mudar o modelo de gestão do Estado. Não conseguimos inovar suficientemente na modernização da máquina e ganhar eficiência. Na corrupção, apesar de todo o nosso esforço — a Polícia Federal entrou aqui no Palácio, pela primeira fez, fiscalizou os nossos, coisa que antes não fazia. Apesar disso, há uma frustração de ver que a cultura da corrupção continua. No nosso governo, os elementos da corrupção ficaram mais expostos, coisa que antes estava debaixo do tapete. E não dá para não mencionar o assim chamado mensalão.

- Eu avalio que [ a candidatura de ilma] foi uma enorme teimosia dele [Lula], sob, inclusive, a descrença de muita gente aqui dentro do Palácio, que não sabia se seria possível fazer da Dilma uma pessoa com viabilidade eleitoral. Alguns até diziam que ele escolheu a Dilma porque, se perdesse, não perderia nada. Mas não era assim. Ele falava que íamos ganhar.

- Eu acho que essa é uma questão [uma nova candidatura Lula] muito aberta na cabeça dele. A minha opinião é que ele vai ficar olhando a conjuntura. Num cenário de a Dilma fazer um governo bom, é evidente que ela vai à reeleição. Se houver dificuldades, e ele for a solução para a gente ter uma vitória, ele pode voltar. Isso não é um dogma para ele.

PFC perde de novo e está desclassificado para a fase final do Parazão 2011

Hoje, pela manhã, o Parauapebas Futebol Clube enfrentou o Ananindeua em Belém e perdeu por 4 a 2. O resultado deixou a equipe do Ananindeus praticament classificada para a fase final do Parazão 2011 e desclassificou o Parauapebas.

Por enquanto o PFC não corre risco de ser rebaixado, já que ainda tem o último jogo em Parauapebas contra o Abaeté. Basta que o PFC vença para se garantir na primeira divisão do ano que vem.

Analistas do esporte julgam que não foram as duas derrotas (para Tuna e Anannindeua) que tiraram a vaga do PFC, mas o empate fora de hora contra o Time Negra, em pleno Rosenão.

Wolner em baixa

A questão de Wolner Wagner (PSDC), que está em baixa desde a sua conduta ambígua questão da eleição da Mesa Diretora da Câmara não foi bem digerida em Belém, na cúpula do PSDC e trouxe dores de cabeça ao vereador.

Em síntese, o PSDC é aliado do PSDB, de Jatene, de modo que bastou um telefone do vereador Faisal Salmen, contando as idas e vinda de Wolner para que a a direção tirasse o partido de sua mão, nomeando Vicente Leite, o "Vicente das Umespa" presidnete.

A outra recomendação é que ele deveria votar na eleição Mesa conforme a orientação do vereador do PSDB. Essa última rcomendação, ou deeterminação está difícil de Wolner cumprir, afinal, está em jogo a secretaria de Meio Ambiente.

Esperar para 2012 seria muito arriscado

Apesar de não ter saido confirmada, nas rodas políticas da cidade o que se fala é que o plano do grupo de vereador Eusébio em aplicar uma rasteira no vereador Antônio Massud fez água.

Em tempo, Massud teria realmente perdido a presidência, o problema é que cresce a cada momento o nome do vereador Zé Alves para ser o próximo presidnte e não o nome de Eusébio.
Segundo as informações, Zé Alves teria mais trânsito junto aos vereadores de outros partidos, ou seja, a rejeição de Zé Alves seria bem menor do que a de Eusébio, não só junto aos que não são da base, mas trambém no âmbito do PT.

Há outro aspecto que está sendo considerado por Zé Alves. Já que a palavra dada tem pouco valor no meio político e como o acordo previa que Zé Alves seria presidente em 2012, Zé Alves está co locando as barbas de molho. Como nada garante que o compromisso será honrado, ele que ser presidente agora. Esperar para 2012, seria muito arriscado. Faz sentido.

Felicidade, Alexandre

Depois de um ano e meio na assessoria de imprensa da Vale Carajás, o competente jornalista Aexandrer Farid está indo para Belo Horizonte para continuar suas atividades por lá.

O blogger deseja felicidades e muito sucesso na sua nova etapa de trabalho. Abraços.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Resenha política

Informações seguras dão conta que o vereador Wolner Wagner foi destituído da direção do PSDC local. ### No seu lugar foi nomeado Vicente Leite, o ‘Vicente da Umespa’. ### O que se sabe é que a destituição tem a ver com a mudança do seu voto em cima da hora. ### A implicação é a seguinte: a ordem ainda é que o vereador vote no candidato em que Faisal Salmen votar. Será que Volner vai atender? ### A eleição da Mesa Diretora foi adiada para o dia 21 e mesmo assim ela continua despertando discussões acaloradas. Todo mundo está em polvorosa, Por quê? Afinal, não passa de uma eleição dos que têm mandato, entretanto, o patrulhamento é grande. Será Ze Alves, Será Eusébio, ou não será nenhum dos dois? ### Se não for nenhum dos dois vai haver uma comoção nas hostes petistas, afinal a rasteira foi orquestrada lá e no final, tiveram que pedir arreglo ao imprestável do Lourinho, logo ele, tão demonizado pela companheirada e ainda assim teve sair em socorro para terminar o serviço sujo. ### Agora, o próximo passo é tentar trazer Faisal para um silêncio cômodo e conivente, uma vez que na matemática deles, Odilon é favas contadas. ### O negócio é isolar Massud, Adelson e Francis, o negócio é evitar CPIs a todo custo e deixar todo mundo quieto sem mexer inclusive nas contas do Legislativo. ### Tem cada coisa por lá. Teve petista que entrou na Câmara e saiu com as algibeiras cheias, a documentação anda numa pasta balançando pra lá e pra cá. ### Caso a eleição seja novamente adiada vai ter gente dando piripaque. ### Depois das idas e vindas, os Serviços Autônomos de Ágiua e esgotos de Parauapebas (Saaep) tem novo gestor. ### Trata-se de Wilson Silva, amigo pessoal do ex-vereador Devanir Martins, esposo da vereadora Percília. ### Na verdade, a ida de alguém ligado a Devanir para Saaep já havia sido alinhavada há pelo menos cinco meses, mas, convenientemente o prefeito Darci Lermen esperou a definição da eleição da mesa Diretora para dar o xeque-mate. ### A Saaep em troca do voto da vereadora Percília Martins (PRTB). Dizem que Devanir aceitou alegremente, enquanto sua esposa teve dificuldade em mudar o voto, que seria do vereador Antônio Massud (PTB), pelo menos era o que estava acordado até a véspera. Percília prometera o voto, mas os interesses falaram mais alto. ### Pelo menos no PRTB não haverá intervenção, tudo fica do jeito que está.

Cohan faturou mais de R$ 11 milhões em 2010

Faisal, autor da proposta de fiscalizar a merenda escolar e a empresa Cohan, que fornece a merenda


Se depender do vereador Faisal Salmen, a prefeitura vai ter muito que se explicar com relação aos recursos gastos com a merenda escolar. No mira do vereador do PSDB também está a empresa Cohan, encarregada da confecção e distribuição da merenda nas escolas da rede pública municipal.


Na sessão da última terça-feira. 15. O vereador do PSDB apresentou o requerimento 113/2010, no qual requer a comprovação dos recursos destinados a alimentação escolar, conforme orçamento de 2010. Faisal também requer a real situação da merenda escolar, no que se refere a qualidade e se atende a demanda da rede pública municipal.



Segundo o vereador Antônio Massud (PTB), documentos que estão nas mãos dos parlamentares dão conta que a Cohan faturou mais de R$ 11 milhões de janeiro a novembro de 2010. Isso equivale a arrecadação inteira de municípios como Curionópolis. Os valores astronômicos, proporcionalmente três vezes mais do que na administração anterior não foram acompanhados de um salto de qualidade, que justifique ao município gastar cerca de R$ 1 milhão por mês. Segundo Faisal, uma comissão de vereadores vai acompanhar freqüentemente nas escolas a qualidade da merenda e seu valor nutricional.



Na sua justificativa, Faisal citou o prêmio “Gestor eficiente da merenda escolar”, que contemplaram municípios como Ananindeua e Paragominas, mas apesar do dinheiro gasto com a Cohan, o município não foi citado, “Parauapebas tem potencial para ser referência nessa área, mas as políticas públicas implantadas não funcionam”, disse.



O vereador quer ter acesso a contrato para comparar se não sairia mais em conta para os cofres do município e com mais valor nutricional outro modelo, como por exemplo, a prefeitura se encarregar da confecção da merenda , “o que se sabe é que a prefeitura paga caro por um serviço que não é bom. Essa empresa que é de São Paulo, compra fora do município, leva o nosso dinheiro embora e ainda utiliza as estruturas da prefeitura. Queremos saber se há desconto por isso e porque se paga uma merenda tão cara”, disse.



Em 2008 a empresa Cohan foi denunciada pelo jornal O Liberal, que publicou que ela estaria envolvida em licitações fraudulentas em vários estados. Na época o jornal HOJE reproduziu a matéria. Ao que parece a prefeitura não tomou conhecimento e continuou trabalhando com a empresa, mesmo sendo ela suspeita de irregularidades. Os vereadores também querem saber quais são os interesses da prefeitura, ou de servidores da prefeitura com a empresa.

HOJE - 439


Jornal HOJE que já está nas bancas. Destaque para a matéria sobre a eminente fiscalização da Câmara de vereadores sobre as relações da prefeitura com a empresa Cohan, encarregada da merenda escolar nas escolaa da rede pública municipal

Editorial do HOJE

A LUZ NO FIM DO TÚNEL, EM PLENO MÊS DE DEZEMBRO


O mês de dezembro caminha para além do dos meados e daqui a pouco mais de 10 dias teremos ano novo. Ano Novo é certo que teremos, o duro é perceber que não teremos vida nova. Se correr conforme o script, tudo permanecerá como dantes no quartel de Abranches. A cidade vai crescer graças a iniciativa privada, que gera empregos, que paga impostos e empurra a cidade para o futuro. Por outro lado, vamos ter que aturar um governo destrambelhado, desastrado mesmo, que traz de contrapeso uma malta cada vez mais faminta e que não tem o menor pejo em avançar sobre o que é do povo.



Hoje, mas do que ontem e mais do que antes de ontem é correto dizer que essa administração não resistiria a 15 minutos de auditoria.


A informação que se tem e isso está ao alcance de qualquer um (basta entrar no portal da transparência do Banco do Brasil) é que nunca o município arrecadou tanto. Aquela história de arrecadação mensal de R$ 30 milhões está completamente defasada. Hoje as cifras são outras e beiram a casa dos R$ 50 milhões.



Infelizmente a informação que se tem é que nunca tanta gente ficou rica em tão pouco tempo. Secretários (quase todos) têm fazendas, alguns chegam a ter 30, 40 tanques de peixes, mansões, enfim, tudo que uma pessoa próspera pode querer. Isso tudo seria lícito, desde que não fosse adquirido de forma estranha, pra não dizer outras coisas mais.



De repente, quando ninguém mais esperava, uma pequena luz no fim do túnel. O Ministério Público resolveu investigar o destino do dinheiro dos royalties e cobrou explicação da prefeitura e da Câmara, que inerte deixou a coisa correr frouxa. Como já foi dito: esse governo não resistiria a 15 minutos de auditoria, lá os mais bobos andam consertando relógio com luva de boxe.



Vamos esperar e torcer que o fervor inicial dos ilustres representantes do Ministério Público não seja uma nuvem passageira, ou seja, que a luz no fim do túnel não seja um trem que esteja vindo de lá pra cá.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Polvorosa

A eleição da Mesa Diretora foi adiada para o dia 21 e mesmo assim ela continua despertando discussões acaloradas. A Blogosfera está em polvorosa, Por quê? Afinal, não passa de uma eleição dos que têm mandato, entretanto, o patrulhamento é grande. Será Ze Alves, Será Eusébio, ou não será nenhum dos dois?
Se não for nenhum dos dois vai haver uma comoção nas hostes petistas, afinal a rasteira foi orquestrada lá e no final, tiveram que pedir arreglo ao imprestável do Lourinho, logo ele, tão demonizado pela companheirada e ainda assim teve sair em socorro para terminar o serviço sujo .
Agora, o próximo passo é tentar trazer Faisal para um silêncio cômodo e conivente, uma vez que na matémática deles, Odilon é favas contadas. O negócio é isolar Massud, Adelson e Francis, o negócio é evitar CPIs a todo custo e deixar todo mundo quieto sem mexer inclusive nas contas do Legislativo. Tem cada coisa por lá. Teve petista que entrou na Câmara e saiu com as algibeiras cheias, a documentação anda numa pasta balançando pra lá e pra cá.
Caso a eleição seja novamente adiada vai ter gente dando piripaque.