"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Novas mídias têm blogs como ponto alto

Valdyr Silva, Marcel, Zedudu e Wanterlor são alguns dos blogueiros de sucesso de Parauapebas


Na contemporaneidade, as novas mídias são o que se pode chamar de mais moderno. No mundo digital, os sites, blogs, twitter, facebook surgem como uma importante ferramenta de comunicação, num mundo de infinitas possibilidades.
Inseridos nesse universo, os blogs são considerados instrumentos de compartilhamento de informações escritas e se caracterizam pela agilidade na veiculação da notícia, muitas vezes em tempo real.
Diferente dos sites, utilizados como veículos de comunicação de empresas, e do twitter, que é uma espécie de microblog, comportando no máximo 140 caracteres por postagem, os blogs são de fácil manuseio e não tem limite de espaço, podendo ser uma simples agenda eletrônica, ou se tornar um portal de notícia.

Por conta das facilidades, os blogs se multiplicaram e em Parauapebas não foi diferente. Atualmente um grande número de blogs funciona regularmente na cidade. Quase todos abordam temas do cotidiano da cidade, assim como a política e acontecimentos sociais. Os acessos cada vez mais crescentes são sinalizações que os blogs vieram para ficar. Páginas como a do Zedudu, Waldyr Silva, Willian Bayerl, Wanterlor Bandeira, Eldan Nato, Rosângela Sampaio, Marcel Nogueira e tantos outros fazem a alegria dos afccionados por esse tipo de mídia.
Pioneiro nesse segmento, o jornalista Waldyr Silva conta que a ideia surgiu durante uma viagem em novembro de 2006, quando pouca gente tinha ideia do que seria um blog. Em contato com outros jornalistas, que possuíam esse tipo de página na web, ele resolveu implantar o seu. O sucesso foi imediato e até hoje o Blog do Waldir é um dos mais acessados.
Na esteira do sucesso de Waldyr, José Eduardo Vale, o “Zedudu” criou seu blog no início do ano de 2008. Por imprimir um ritmo profissional e está sempre antenado com as coisas da região, o Blog do Zedudu é hoje o mais acessado de Parauapebas.
Todos começaram como um passatempo, mas em razão da imensa quantidade de visitantes, criou-se uma espécie de contrato de leitura, no qual o leitor espera por atualizações frequentes. Já o blogueiro tem uma necessidade quase vital de ir atrás da notícia e colocar na sua página virtual. É o caso do ex-vereador Wanterlor Bandeira, que era um assíduo comentarista dos blogs da cidade e resolveu criar o seu. Hoje em dia, ele diz que não pode viver sem isso, “é uma coisa que me diverte, me faz sentir bem. A intereração como o leitor para mim é o ponto alto de um blog”, diz.
Outro blogueiro convicto é o jornalista Marcel Nogueira. Ele conta que a primeira vez que entrou em contato com o mundo dos blogs foi em 2007, numa disciplina da faculdade de Jornalismo, “no início eu não dei muita importância, para se ter uma ideia , em 2008 fiz apenas 34 postagens, só a partir de 2010 eu passei a dar importância a essa ferramenta. Hoje atualizo meu blog com frequencia, com seis ou até mais postagens diárias”.
(Matéria publicada no jornal HOJE nº 443)

Nenhum comentário: