"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sábado, 19 de fevereiro de 2011

Contatação da legalidade e da imoralidade também

Com relação a nota da Vale, não há como negar de que oficialmente a mineradora dificilmente sai da legalidade, até porque tem grana para pagar os melhores corpos jurídicos, entretatno, também é verdade que ao longo dos anos dezenas de empresas se declararam incapazes de honrar seus compromissos com funcionários e com o comércio local.

Quase todas afirmavam que tinham medições (parcelas) retidas pela companhia, ou diziam que as multas, ou demora de assinaturas de novos contratos ou aditamentos tinham minado as reservas contingenciais. Evidentemente que essas situações estavam previstas nos contratos, mas, deve-se dizer que quando um contato é imposto de cima pra baixo, com clausulas leoninas, baseadas de que a parte contratadora é a única cliente , naquela de que "manda quem pode, obedece quem tem juízo', ainda que seja legal, é imoral.

É isso que os empresários dizem e é isso que de longe se observa.

Durante muito tempo um grande número de empresas foram escorraçadas como más pagadoras e caloteiras e a imprensa assim as tratou, entretanto, ver empresas de Parauapebas fechando as portas por conta desas relações não dá para ficar calado. Nós, da impresna sabemos muito bem como é ser tratado como elemento de segunda ou terceira linha (basta ver o número de anúncios publicados nas TVs e em jornais da capital, enqnato a merreca, a "xepa", a sobra é reservada para os jornais daqui, ironicament ee juntamente de onde saem as toneladas de minério, que vão encher as burras da mineradora.

Está na hora de tratar a Vale com ela sempre foi: uma espécie de e xploradora treavestida de benemérita.
Convenientemente que isso eram clausulas contratuais

2 comentários:

Domingos de Paula disse...

A Vale ficou rica, uma das maiores empresas do mundo por causa do ferro de Carajás e outros minériso do Pará. Mesmo assim trata o estad como se ele fosse algo desprezível.

Boca Suja disse...

tem que fazer greve e paralizar o movimento na portaria.