"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


terça-feira, 12 de abril de 2011

OSCIP - discussão continua na Câmara


Ao que parece, a discussão sobre a OSCIP Bem Viver está longe de terminar. Depois de uma discussão tensa na secretaria de Saúde no dia 07, os vereadores receberam conselheiros de saúde e o secretário de Saúde, Alex Ohana, ontem, 11.

Durante mais de três horas, os vereadores ouviram os pontos de vista dos conselheiros e do secretário, tomaram pé do que representava uma OSCIP no sistema de saúde e os muitos pontos de discórdia entre os conselheiros e a secretaria.

Os conselheiros confirmaram que tinham aprovado o modelo de gestão, mas, que havia um acordo com o secretário para que se analisassem juntos a OSCIP que iria ser contratada.

Alex Ohana confirmou a informação e disse que havia falhado em não dar conversar com o Conselho, sobre o fato de a Bem Viver já está atuando no município desde o dia 1º.

Para os vereadores muitas dúvidas pairam sobre a OSCIP Bem Viver, principalmente informações de que a instituição é investigada pela Polícia Federal. Segundo informações, o valor do contrato gira em torno de R$ 3,3 milhões por mês. O vereador Antônio Massud chegou a dizer que era necessário investigar a procedência da OSCIP, "não vamos aceitar que o governo nos empurre de goela abaixo, vamos investigar". Já Faisal Salmen refutou o argumento de que a OSCIP Bem Viver era uma ONG sem fins lucrativos. "Não adianta imaginar que a Bem Viver viria aqui para não ganhar nada, ele tem fins lucrativos sim". Faisal se disse a favor de que a prefeitura fizesse uma licitação

Por outro lado, o vereador Raimundo Vasconcelos afirmou que era normal esse tipo de parceria, que é uma gestão compartilhada. "O problema é que a situação da saúde do município está caótica e era necessário fazer algo. Vamos esperar para que os resultados apareçam", disse.

Depois que os conselheiros falaram, todos afirmando que foram ludibriados, já que foram surpreendidos com o início das operações da OSCIP, o secretário Ohana argumentou que a parceria com a OSCIP era legal e obedecia a legislação. Alex afirmou ainda que o Conselho havia aprovado a mudança do modelo de gestão e que a escolha da OSCIP era do prefeito. Sobre a dispensa da licitação, Alex disse que a opção pela gestão compartilhada era em razão do estado caótico da saúde do município. "O erro e eu assumo foi a de falta de comunicação com o conselho e com a Câmara.

No final ficou definido que na quarta-feira, 13, o Conselho de Saúde receberia todas as informações e que na sexta, todos se reuniriam com a Câmara para continuar o debate.

Nenhum comentário: