"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sábado, 21 de maio de 2011

Plebiscito do Tapajós será votado dia 25

Brasília - A realização de plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós está na pauta da reunião da próxima quarta-feira (25) da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. O Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 19/99, do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), foi aprovado na Câmara em forma de substitutivo.

O relator da proposta na CCJ, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), deu parecer favorável à aprovação da proposta, que prevê consulta à população sobre a separação da parte oeste do Estado do Pará para a criação do novo estado. O Congresso já aprovou projeto semelhante que prevê um plebiscito sobre a criação do Estado de Carajás, no sudeste do atual território paraense.

Reforma política
Na reunião de terça-feira (24), os senadores também devem fazer a leitura das primeiras propostas elaboradas pela Comissão da Reforma Política, como a proposta de emenda à Constituição (PEC) 37/11, que reduz o número de suplentes de senador de dois para um, e a PEC 40/11, que proíbe coligações partidárias nas eleições proporcionais.

Ainda consta da pauta da CCJ o exame do Projeto de Lei do Senado (PLS) 41/11, que altera o Código Eleitoral (Lei 4.737/65), estabelecendo que os suplentes de senador sejam os outros candidatos mais bem colocados no pleito, em número de dois para cada titular. Hoje cada candidato a senador já forma chapa com dois suplentes.

A reunião da CCJ na quarta-feira (25) está marcada para as 10 horas, na Sala 3 da Ala Alexandre Costa. (Paola Lima / Agência Senado)

Nenhum comentário: