"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


terça-feira, 14 de junho de 2011

Descance em paz, meu amigo PC dos Reis

O Blogger lastima imensamente o falecimento do amigo e também jornalista, Pedro Cláudio dos Reis, conhecido por todos como "PC".

Ainda que soubesse apenas pela manhã, ainda na madrugada o Blog do Zedudu já anunciava a informação, passada pelos familiares. Na verdade, nos últimos tempos, o nosso PC fora acometido de dois AVCs, que o levaram a uma cadeira de rodas e desafortunadamente (para nós, seus leitores e para a família) ao passamento.

Sem a hipocrisia dos que cismam em ver bondade apenas pelo fato de que a pessoa veio a falecer, PC era uma dessa pessoas que foram deixando marcas maravilhosas na cidade, não só pelo seu linguajar um tanto caboclo, mas pela sua pena ousada e divertida. Hábil em contar "causos", durante muitos anos ele foi cronista do Correio do Pará e escreveu algumas vezes para o HOJE.

No distante 2002 (salvo engano) fui apresentado a PC pelo seu filho Hipólito Reis, que na época ainda clinicava na rua D, perto do antigo cartório. Ao saber seus dotes literários, convidei-o para escrever no Correio do Pará, jornal do qual na época era diretor.

Depois disso, nossa amizade aumentou muito e tínhamos um contato quase que diário, não só no jornal, mas em rodadas de amigos. Na época do lançamento do seu livro de crônicas tive a honra de prefaciá-lo.

Ultimamente, por causa da sua doença, nos víamos muito pouco, de modo que tudo isso nos deixa um vazio tremendo, não só porque estaremos privados de desfrutar da sua presença de espírito, matreirice e vivacidade, mas também porque Parauapebas, a Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará e todos os seus leitores estarão um pouco órfãos.

Na falta de algo mais adequado para dizer nesse momento, o blog se une à família em condolência. Descanse em paz, Pedro Cláudio "PC" dos Reis.

2 comentários:

Miguel Angelo Braga Reis disse...

Obrigado pelas palavras Marcel

Miguel Angelo Braga Reis disse...

Obrigado pelas palavras Marcel