"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sexta-feira, 10 de junho de 2011

Uma mistura de ansiedade e entusiasmo tomava conta dos alunos da Escola Cecília Meireles durante a última eleição do Programa Câmara Mirim, realizada

Uma mistura de ansiedade e entusiasmo tomava conta dos alunos da Escola Cecília Meireles durante a última eleição do Programa Câmara Mirim, realizada quinta-feira, 09/06. Estudantes de 5ª a 8ª série (6º ao 9º) puderam, pela primeira votar e assim exercer sua cidadania.

Os eleitores foram conduzidos ao local da votação e divididos por turma, ação que tornou a eleição bastante tranquila. Dúvidas sobre em quem votar também apareceram, afinal escolher um entre 20 candidatos não deve ser uma tarefa fácil para quem nunca participou desse processo democrático. O Vereador Raimundo Vasconcelos (PT), esteve presente na escola para apreciar a eleição e disse se sentir muito feliz ao ver a criançada envolvida nessa ação do Poder Legislativo. “O Câmara Mirim fez com que elas conhecessem um pouco mais sobre a política e a atuação dos vereadores no município. É muito importante que eles aprendam tudo isso desde cedo, porque as crianças são o nosso futuro e precisamos de pessoas comprometidas. Fico muito satisfeito em ver esse interesse de todos” enfatizou.

Rômulo Vinícius Albuquerque, de 11 anos é aluno da 6ª série e foi um dos primeiros a votar. Ele, com um olhar tímido, disse ter achado muito interessante o Programa Câmara Mirim ter ido até a escola dele e confessou que ficou inquieto ao votar pela primeira vez. “Eu gostei do projeto porque ensinou a gente a conhecer uma eleição e a votar também, mas eu fiquei muito nervoso quando fui votar,” comentou.

Já o diretor Carlos Tavares falou que é iniciativas como essas contribuem significativamente a formação de cidadãos. “A finalidade da escola é formar pessoas críticas para exercer sua cidadania e o Programa veio casar muito bem com nosso objetivo, nós fizemos essa eleição para vereador mirim, os alunos vestiram a camisa e fizeram uma boa campanha. Nós tínhamos alguns alunos muito tímidos e nesse momento percebemos que eles têm um potencial muito grande. Esse tipo de programa precisa ser ampliado nas escolas. Isso foi muito importante para nós, educadores, pois precisamos estar sempre elaborando eventos culturais com essa seriedade onde ajudam os alunos a desenvolverem cidadania e a levarem para a sua comunidade aquilo que elas precisam,” disse.

O Programara Câmara Mirim é uma ação da Câmara Municipal de Parauapebas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo proporcionar ao estudante conhecimento sobre a atuação do Poder Legislativo municipal dentro do contexto social em que vive e, dessa forma, possibilitar aos jovens maior discussão e reflexão sobre os problemas que mais afetam a população parauapebense. Participam do Programa alunos de 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano), com idade entre 10 e 15 anos.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMP

Nenhum comentário: