"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


terça-feira, 19 de julho de 2011

Queimadas urbanas transtornam a vida da população

Foto: Carajás, o Jornal

Com a intensificação do período de estiagem, multiplicam-se as queimadas em Parauapebas e na região. Além das queimadas ocorridas na zona rural, nos últimos tempos as queimadas urbanas são motivo de preocupação para O Instituto Choico Mendes, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Meio Ambiente .

Por causa do rigor da ficalização, as queimadas na zona rural diminuiram bastante nos últimos anos. Hoje em dia, boa parte das queimadas acontece nas fazendas. Nessa época do ano, acontecem a chamada queima do pasto, que é uma forma mais barata de renovar as pastagens. Apesar de ser uma prática recorrente, essa prática prejudica o meio ambiente e coloca em risco a fauna e a flora.

Queimadas urbanas - A exemplo do que acontece na zona rural, nessa época do ano, a cidade também é afetada por essa prática criminosa. Com a ampliação do perímetro urbano, decorrente dos muitos loteamentos implantados, as antigas áreas de fazenda deram lugar aos novos bairros. Nessas localidades estão acontecendo as chamadas queimadas urbanas, nas quais o proprietários lançam mão desse artifício para efetuar a limpeza do terreno. Nesta semana, no loteamento Amazônia o fogo saiu do controle e foi necessário a intervenção do Corpo de Bombeiros, que teve muioto trabalho para conter as chamas.

Durante váriso dias o sol esteve encoberto e nuvens negras deram um novo tom ao cenário da cidade.

Nenhum comentário: