"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sexta-feira, 8 de julho de 2011

Entidades de Parauapebas serão tema do próximo trabalho do padre Robertinho

Padre Robertinho - embaixador de Parauapebas na Itália

Testemunha do desenvolvimento de Parauapebas, padre Roberto Sibani, conhecido na comunidade católica como ‘‘Padre Robertinho’’ é uma espécie de embaixador da cidade na Itália. O primeiro contato com o município aconteceu no distante 1995, quando o município não passava de uma pequena cidade de cerca de 40 mil habitantes.

De lá para cá, o religioso passa pelo menos dois meses por ano no município, em trabalho de pesquisa das realidades de Parauapebas. Essa coleta de informações resulta em revistas, que abordam temas diversificados. No seu histórico, padre Robertinho já abordou a violência verificada na cidade; os problemas, propostas e soluções para a cidade; a juventude urbana; as profissões que movimentam a cidade e muitos outros trabalhos.

O tema desse ano aborda a atividade de várias entidades, que prestam serviços relevantes ao município, dentre as quais, a Apae, Sorri Parauapebas, FAM, Pastorais da Juventude, da Criança e da Saúde, AA., Cooper, Bom Samaritano, Projeto Esperança e Mão Solidária.

Paralelo ao trabalho de pesquisa, Padre Robertinho também coleta peças de artesanato, bijuterias, pinturas em tecido, quadros com motivos da região amazônica etc. Esses produtos serão vendidos em Ferrara na Itália, durante os meses de novembro e dezembro, no mercadinho tradicional da cidade e revertido em obras sociais, “há 18 anos eu faço realizo esse trabalho de mostrar a realidade de Parauapebas na Itália, as pessoas de lá querem conhecer a realidade de uma cidade do Brasil”, diz. Sobre as peças produzidas em Parauapebas, o religioso diz que elas são bem aceitas na Europa, “no passado a gente tinha uma oferta grande peças que eram comercializadas na Itália, hoje estamos encontrando dificuldade em adquiri-las”, conta.

Essas viagens também favorecem o intercâmbio e a troca de experiência. Todos os anos três pessoas ligadas a igreja Católica de Parauapebas viajam para uma temporada de um ano na Itália, conhecendo outros modos de vida e seus costumes.

Perguntado sobre as transformações verificadas ao longo dos 18 anos em que ele percorreu os quatro cantos do município, padre Robertinho diz acreditar no futuro de Parauapebas, “essa é uma cidade de muito futuro, mas infelizmente, muita coisa ainda precisa ser feita, a gente percebe que precisa ter um investimento em educação, saúde. Não é possível tantas filas para receber atendimento no hospital, tantos animais nas ruas, e até mesmo desrespeito para com o cidadão”. O padre se refere a residências com o som em alto volume a os carros que circulam no período noturno em altos decibéis .

Apesar de tudo , ele observa que a cidade continua crescendo muito, “acredito no futuro de Parauapebas”, finalizou.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns e muita gratidão para o Reverendo Padre robertinho pelos trabalhos e doações e construções nas comunidades sociais nós da comunidade rural reconhecemos com muita gratidão o apoio na construção da primeira fabriqueta de polpas de frutas que hoje está transformada naquela grande agroindustria de polpas de frutas da cooper

Anônimo disse...

Que bela foto, com muita emoção de poder velo pelo menos pela foto e feliz. Relatou-me uma vez que qdo aconteceu o massacre de Eldorado dos Carajás ele estava na Itália, mas vendo o noticiário nas TVs, ele sentia como se estivesse aqui e aquilo acontecendo dentro dele e sem poder fazer nada, também contou-me depois de anos aqui o relato de um sobrevivente, a história é horripilante de triste ele recontando-me como o senhor entrevistado contou para ele, assistindo o filme FLORESTA DE OURO, novamente me senti NADA SABER SOBRE O QUE ACONTECE NO MEU PAÍS, enquanto as pessoas lá de longe estão inquietas e manifestando suas preocupações nós aqui sabemos quase nada nem do tão pouco que a imprensa divulga.
QUE TAL PROMOVERMOS UMA FEIRA COM TODOS OS APORTES POSSÍVEIS PARA QUE O PADRE ROBERTINHO ESPONHA AQUI TODO SEU TRABALHO DE EMBAIXADOR REALIZADO EM FERRARA, feira essa trabalhada com todas as crianças como ele faz lá, quando ele fez exposição da nossa maior árvore símbolo do cooperativismo/associativismo, ele indagou as crianças como seria possível coletar um ouriço de castanha fruta daquela imensa árvore mostrada em fotos e vídeos. Um respondeu que colocaria um macaco para subir e coletá-lo outro disse que sacudiria a árvore até os frutos caírem......... Que tal esternarmos a cidade de FERARA e até mesmo a cidade aonde ele vive. ELE É UM GRANDE EMBAIXADOR MAS ACIMA DE TUDO UM GRANDE PESQUISADOR E SOCIALIZADOR PARA AS COMUNIDADES DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO ATRAVÉS DE SUA PESQUISA E DOS SEUS PAROQUIANOS, sim porque ele consegue agregar uma multidão de adptos trabalalhadores e sistematizadores desses trabalhos.
Padre Roberto, que Deus o proteja sempre e o mantenha sempre sobre suas bençãos. Muito obrigada por todo o apoio para todas essas entidades das quais sempre contaram com suas contribuições e dos seus paroquianos.