"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sexta-feira, 15 de julho de 2011

Fiscalização apreende carne inadequada para consumo e fecha matadouros e açougues clandestinos

Muita carne apreendida pelas autoridades
Funcionário coloca na caminhonete a carne apreendida
A carne foi enterrada em uma área do lixão

Uma operação contra matadouros e açougues clandestinos, que trabalham com a matança e comercialização de gado e outras carnes em Parauapebas, foi desencadeada nesta semana pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Ministério Público, Vigilância Sanitária, Secretária Municipal de Produção Rural (Sempror) Polícias Civil e Militar.

O objetivo da mobilização das autoridades é dar fim a operacionalidade de matadouros clandestinos destes animais que operam na irregularidade e através de um efeito dominó, acabar com a comercialização da carne de má qualidade, exposta aos clientes sem higiene alguma em alguns açougues do município.

Durante a noite desta quarta-feira (14), a equipe esteve embargando dois matadouros clandestinos. Um dos proprietários chegou a dizer à imprensa que realmente vendia carne podre à população.

Em entrevista a imprensa, o gerente de inspeção animal da Adepará, Jeferson de Oliveira, informou que houve uma notificação do Ministério Público para que a Adepará estivesse presente em Parauapebas. Juntamente com os outros órgãos, a Adepará visitou dois locais de abate clandestino de animais, sendo que um estava em pleno funcionamento, porém, sem o alvará do Serviço de Inspeção Municipal de Parauapebas (Sim). “A gente não sabe a origem dessa carne dos animas e doenças podem ser encontradas nos mesmos. Existe uma preocupação com a saúde pública da população, pois os animais inadequados podem causar sérios danos à saúde humana. A nossa preocupação também é com os suínos, pois não tem um abatedouro específico para isso, porém, achamos muita carne de porco nestes açougues irregulares”, ressaltou o gerente de inspeção. Ainda de acordo com Jeferson, os comerciantes terão que se regularizar e foram notificados, além de que tiveram seus açougues fechados. Oliveira finalizou, dizendo que 70% da carne comercializada em Parauapebas é originária de matadouros clandestinos e é imprópria para o consumo.
Duas pessoas, proprietárias dos matadouros, foram detidas, mas vão responder as acusações em liberdade. Mais de 1 tonelada de carne irregular foi apreendida e depois, enterrada em uma cova no aterro sanitário de Parauapebas.

Carne imunda – Durante a apreensão das carnes irregulares, os fiscais notaram sérias irregularidades. Além de a carne estar exposta ao ar livre, sendo alvo de pouso para insetos e de muita poeira, a maioria da mercadoria estava ultrapassada. Os fiscais observaram que a carne era repassada aos clientes em estado de decomposição. Em pedaços de carne de sol apreendidos, a equipe flagrou larvas e em outro pedaço bovino, os profissionais avistaram um ferimento que indicava principio de tuberculose no animal.

Um comentário:

Paulo Otavio disse...

a gente come muita porcaria, sem saber a origem. Assim acontece nos supermercados, com mercadoria vencida.