"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sexta-feira, 22 de julho de 2011

Secretaria de Urbanismo começa a mudar a cara da cidade


Um bem sucedido planejamento de limpeza urbana está mudando a cara da cidade. Depois de dispensar atenção ao centro da cidade, que hoje apresenta um aspecto bem mais agradável, os demais bairros da cidade têm sido alvo da ação da secretaria de Urbanismo (Semurb).

Comandando pessoalmente a operação limpeza, o secretário Roque Dutra tem aproveitado o mês de julho para deixar a cidade de cara nova.

Nos últimos dias, A Vila Palmares Sul, que se prepara para comemorar o 17º aniversário tem recebido muitos serviços. Além da limpeza urbana efetuada diariamente, a localidade terá os meios-fios pintados. Tudo para que a festa encontre a localidade co m um aspecto positivo.
Para complementar a ação, uma equipe composta de 30 homens, usando roçadeiras, limpa as margens da rodovia Faruk Salmen, que liga o centro da cidade a localidade. Segundo Dutra, a operação vai continuar também na Rodovia PA-275.

Nos bairros – Nesta semana, a secretaria está priorizando a limpeza do bairro da Paz e nos novos loteamentos. No Jardim Paraíso, nos limites do Novo Brasil, trabalho pesado para a equipe da limpeza. Nos canteiros centrais das avenidas, a equipe capricha no corte da grama e no recolhimento do lixo.

Em entrevista ao jornal, o secretário enumera uma série de ações que estão sendo levadas a cabo pela Semurb, dentre as quais a revitalização das praças, como a da Cidadania, no Rio Verde, que está sendo reformada; a viabilização de um espaço para alocar os ambulantes e camelôs, na área externa do Mercado Municipal; a restauração do lixão da cidade, que depois de 20 anos de funcionamentos recebe serviços de recuperação. As toneladas de lixo doméstico que avançavam sobre a estrada da colônia Paulo Fonteles foram aterradas e até mesmo o chorume que descia encosta abaixo, contaminando o rio está controlado. Dutra diz que o objetivo é transformar o lugar num aterro controlado, com a plantação de gramineas e outras espécies de vegetação para que o local, que outrora foi malcheiroso, possa ser exemplo de respeito ao meio ambiente. “Nesses seis meses que estamos à frente da secretaria procuramos dar uma dinâmica e atacar várias frentes que eram deficientes e os resultados começam a aparecer, isso deixa a gente satisfeito”.

Apesar de ter encontrado algumas percalços no início, Roque Dutra diz que a grande dificuldade mesmo é deixar a cidade limpa. O secretário inclusive pensa em desenvolver várias campanhas de conscientização, convidando a população a se juntar na cruzada de limpeza, “Como Parauapebas é uma cidade que tem um fluxo migratório muito intenso ela apresenta várias particularidades e por isso é necessário esse tipo de ação. A conscientização passa pelo ato de não jogar lixo nas ruas, utilizando a lixeira”, Roque dá o exemplo da Cidade Nova, onde praticamente não se vê lixo nas ruas.

Outra prática citada pelo secretário e observada no dia-a-dia é a de colocar galhadas nas ruas. Essa ação é mais observada n o inverno e acaba prejudicando a paisagem urbana. Para ele, o ideal é solicitar um container para que o material seja acondicionado, “como nós temos uma coleta de lixo regular, não há razão para que se jogue lixo em terrenos baldios. Há muitos bairros em quem que o caminhão passa recolhendo o lixo e uma hora depois já se vê montes de lixo na frente da casa. Nesses casos o recomendado é que a dona-de-casa se informe sobre dias e horários da coleta, não podemos esquecer que uma cidade civilizada é uma cidade limpa”, diz.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vc deve estar recebendo alguns desse tal de Roque, só pode, pq francamente é uma administração fracassada.