"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


domingo, 7 de agosto de 2011

Frente pró-Carajás quer que Justiça decida logo a área do plebiscito

Os líderes das frentes pela criação de Carajás e Tapajós pediram ontem ao ministro Arnaldo Versiani, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que a justiça decida o mais breve possível a Ação Direta de Constitucionalidade (ADIN) que definirá se o plebiscito marcado inicialmente para 11 de dezembro será realizado em todo o Estado do Pará ou nas regiões emancipandas, conforme determina o artigo 18 da Constituição Federal.

O deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA) alertou, durante audiência pública, que além da confusão que a indefinição gera no processo eleitoral, há ainda custos financeiros de campanha, cuja arrecadação e teto de gastos dependem da abrangência do plebiscito.

O deputado e os demais líderes da frente pró Carajás e Tapajós defendem o texto constitucional, que define como “população diretamente interessada” os moradores das regiões que lutam por autonomia administrativa. A decisão caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Os principais temas debatidos ontem na audiência pública foram ainda a composição das frentes parlamentares _ que poderão vir a ter entidades da sociedade civil incorporadas _ e a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Segundo o movimento pela emancipação dos dois estados, o ideal é que se repita o procedimento de uma eleição normal, com espaço de sete minutos para cada frente nos horários nobres da tarde e da noite, além das inserções normais ao longo do período da campanha autorizada pela justiça.

O ministro Arnaldo Versiani disse que as regras serão definidas até a última semana de agosto e também defendeu uma definição rápida do STF sobre a abrangência do plebiscito. Ele explicou que o TSE definiu que a consulta seria em todo o estado com base na Lei Complementar 7909, mas admitiu que a dúvida sobre a constitucionalidade ou inconstitucionalidade deve ser esclarecida pelo STF para evitar uma eventual frustração do eleitorado paraense. O ministro considerou “imprescindível” que o STF se manifeste sobre a matéria o mais cedo possível.

O movimento pela criação de Carajás e Tapajós querem evitar que se repita a confusão gerada na eleição do ano passado com a indefinição da validade da lei da ficha limpa. O judiciário decidiu pela validade da lei apenas nas eleições futuras só em março deste ano, levando vários candidatos, no país inteiro, desistirem de concorrer, enquanto outros que disputaram e venceram, ainda aguardam uma posição da justiça para assumir os cargos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Como n~so achei sua caixa de denuncias, estou usando esta:
Parauapebas es[a mesmo em um beco sem saída. como se não bastasse os problemas ja conhecidos, agora as autoridades deram para aprontar. O novo comandante da PM, por exemplo, semanas atrás deu um festival de tiros em um sitio onde estava farreando, só não saindo ninguem ferido graças ao acaso; o fato gerou até uma ocorrencia no disque denuncia. No último domingo, essa "autoridade" passou a tarde em um clube proximo a FAP, tomando algumas, e anoite resolveu dar uns bordejos no opção. No local, criou a maior confusão, sendo que o pau quebrou por lá, sobrando uns tapas e socos nesse comandante. tá tudo filmado no circuito interno de tv do bar. Daqui a pouco, não se espantem se os policiais sairem por aí distribuindo tapas e tiros na população, pois com um comandante desses, que não tem moral para cobrar, fica dificil reprimir. Se não sabe beber fica em casa né.

Marcel Nogueira disse...

Esse é um espaço democrático, mas o mais aconselhável é que quando há denúncias que o comentarista revele o nome, mas, mesmo assim, tá valendo.