"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


domingo, 30 de outubro de 2011

Iníco das chuvas destrói frágil estrutura de ruas da periferia



Bastaram alguns dias de chuva para que desmoronasse a pouca estrutura urbanística de alguns bairros da cidade.

O que se vê hoje em dia são localidades com o tráfego completamente impraticável, ruas cheias de buracos e lama, interditadas por moradores.

O programa anunciado pela prefeitura de que teria quase R$ 100 milhões de reais para dotar o chamado Complexo Altamira de asfalto e drenagem pluvial, bem como para o Complexo Caetanópolis se arrasta lentamente e as primeiras chuvas de um inverno, que se anuncia rigoroso surpreenderam, uma vez que chegaram com pelo menos um mês de antecedência. A equação que se tem é: serviços atrasados, mais chuvas antecipadas é igual a população em polvorosa e em alguns casos, ilhada.

Nos bairros Novo Horizonte e Betânia, onde os serviços se arrastam há quase dois meses, as vias públicas estão em estado caótico. Montanhas de barro, lama por todo lado e o tráfego de veículos paralisado.

Em outras localidades como o Liberdade II, a chuva fez muito um estrago e trechos problemáticos como as ruas Rogério Cardoso, Pedro Miranda, Macapá, Lima Sobrinho e Antônio Bandeiras voltaram a receber muita água e pequenos córregos passam pelo o que restou da pavimentação. Na Macapá e na Lima Sobrinho, uma vala de mais de dois metros de profundidade corta os logradouros. Além da água da chuva, esgoto e detritos contribuem para um ambiente altamente insalubre. Morador da Lima Sobrinho há cinco anos, Carlos Alberto Moreira, classificou de vergonhosa a situação. “Sabe quantos anos esse esgoto corre a céu aberto? Cinco anos e o prefeito não faz nada. Prometeram fazer esse ano, mas o inverno já chegou e nada. isso tudo é uma vergonha”, lamenta.

O rol do descaso não pára por aí. Nos bairros do chamado Complexo Caetanópolis, moradores se manifestam interditando as ruas, evitando assim que o tráfego de veículos piore o estado das ruas, que estão com péssimas condições. Esse expediente foi utilizado nas ruas São Francisco e na Rui Barbosa. Nesses logradouros, galhadas e troncos de madeira foram colocadas em vários pontos, o que ocasionou a interdição do tráfego.

Semob fala – No início do ano, o jornal HOJE fez uma reportagem abordando o estado de abandono da Liberdade II. Na época o secretário adjunto, Orlando Meneses afirmou que em maio, os serviços seriam iniciados. Como o inverno costuma ir até o início de junho, já se sabia que o prazo dado por Meneses não seria cumprido. Há cerca de 20 dias, o mesmo Meneses voltou a falar ao jornal e disse que as obras seriam levadas a cabo de imediato, mas, o inverno está sendo mais rápido do que as ações da prefeitura.

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcel o Meneses iniciou sim "obras" n oLiberdade II. Dia 01-11-11, as máquinas começaram raspar as ruas. À noite choveu e várias casas foram alagadas e agora, não conseguimos sair de casa, só tem lama. Ontem as malditas máquinas voltaram para terminar o serviço.Hoje, depois daquela chuva de ontem, quase não conseguimos sair de casa. E muitas casas foram mais uma vez alagadas na rua Macapá, que sofrimento para o povo daquela rua!!!