"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Minas Gerais debaixo d'água

Globo Online

A Defesa Civil informou nesta quinta-feira (5) que 71 cidades decretaram situação de emergência por causa da chuva em Minas Gerais. Cinco novas cidades entraram na lista do órgão, Guaraciaba, Patrocínio do Muriaé e Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata, Moeda, na Região Central, e Senador Modestino Gonçalves, no Vale do Jequitinhonha. De acordo com a Defesa Civil, oito pessoas já morreram no estado desde o começo do período de chuvas, em outubro.

Ainda segundo a Defesa Civil, uma mulher está desaparecida em Santo Antônio do Rio Abaixo. No total, 123 municípios foram atingidos pelas tempestades durante o período, afetando cerca de 2,1 milhões de pessoas. Destas, 9.864 pessoas estão desalojadas e outras 436 estão desabrigadas. Até esta quinta-feira (5), 96 casas e 82 pontes foram destruídas.

A Prefeitura de Cataguases, na Zona da Mata, informou nesta quinta-feira (5) que encaminhou à Defesa Civil estadual um pedido para que seja decretado estado de calamidade pública por causa dos prejuízos decorrentes da cheia dos rios Pomba e Meia Pataca. Desde a virada do ano, a cidade enfrenta problemas por causa da chuva. Segundo o prefeito Willian Lobo de Almeida, ao menos 30 mil dos 70 mil habitantes foram afetados de alguma forma. Nesta quinta-feira (5), o Rio Meia Pataca está acima do nível, causando o alagamento de cinco bairros e dois distritos. O abastecimento de água está prejudicado há três dias. O decreto depende de análise da Defesa Civil estadual.

2 comentários:

Décio disse...

Marcel, parabéns pelo excelente trabalho que você realiza, não só no jornal como no Blog. Eu que sou leitor assíduo não canso de dizer que você é o jornalista que tem mais coerência na cidade e por isso mesmo foi escolhido o jornalista do ano.

Aqueles que querem fazer jornalismo independente deve se espelhar em você, que mesmo com um jornal para tocar não abriu mão de informações sérias.

Abraço e feliz 2012.
Décio

Marcel Nogueira disse...

Obrigado pelas palavras, Décio. É como diz o poeta Renato Teixeira, a amizaade sincera é um santo remédio, é um abrigo seguro.

A gente faz o que pode, sem ser a "palmatória do mundo", afinal, todo mundo erra e eu sou um errado e errante contumaz. Sobre o título de jornalista do ano foi na temporada de 2010, mas como não houve uma nova edição do Mérito Lojista ainda me considero jornalista do ano.

Abraço

Marcel