"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


terça-feira, 15 de maio de 2012

Adonei, pré-candidato a prefeito de Curionópolis dá sua versão da prisão

    
Depois de amargar 17 dias na carceragem de Parauapebas, o presidente do Democratas e pré-candidato a prefeito de Curionópolis recebeu a imprensa para falar sobre a sua prisão cercada de muita polêmica, prisão esta, ocorrida no último dia 10 de abril, a poucos quilômetros do centro de Curionópolis.
    

Segundo Adonei, que na ocasião foi preso juntamente com Francisco Aderbal e Antônio Luís, correligionários seus  no Democratas, a prisão foi fruto de casuísmo do atual prefeito, Wernderson Camon, o “Chamonzinho”.
    

Os três são acusados de formação de quadrilha, injúria e difamação, sendo enquadrados nos artigos 288 e 344 do Código Penal Brasileiro. Segundo o que foi veiculado, Adonei e Francisco Aderbal e Antônio Luís, tinham sido flagrados de posse de panfletos anônimos que seriam distribuídos na cidade. O conteúdo seria supostas acusações difamatórias contra o prefeito de Curionópolis, o juiz da comarca, o promotor e o delegado de Polícia Civil daquele município.
    

Os três foram presos em Curionópolis e transferidos para a carceragem de Parauapebas. Na semana passada eles tiveram alvarás de soltura assinados pela Juíza Eline Salgado. Eles contestam as acusações.
    

Segundo Adonei o material foi “plantado” no seu carro para incriminá-lo. Ele teria trazido o material de Parauapebas para Curionópolis sem saber do que se tratava. “Tudo foi um golpe para que eu caísse em descrédito junto à população de Curionópolis”,  disse Adonei, que se prepara para a fase de convenções do partido, que lhe dará a prerrogativa de ser candidato a prefeito.
    

“Tudo aconteceu no dia 10 de abril, quando eu estava em Parauapebas e uma pessoa me pediu para que levasse uns pacotes para Curionópolis. Esse tipo de favor é comum e me prontifiquei em levar a encomenda. No Km 25, já perto de Curionópolis fomos abordados por uma guarnição da PM. Eles nos pediram documentos, revistaram meu carro e abriram os pacotes. O sargento que comandava a guarnição telefonou para alguém que eu não se quem era e logo em seguida mandou algemar a gente”
    

Adonei afirma que quando a viatura da PM, transportando os três chegou à delegacia de Curionópolis havia um aparato, imprensa, emissoras de TV, como se já esperassem o desenrolar da cena. “O prefeito esteve na delegacia e riu da nossa cara e disse que eu iria ficar preso. Acredito que o fato de terem algemado a gente foi para denegrir a nossa imagem, pois não havia necessidade, já que em nenhum momento resistimos a prisão”.
    

Depois de ouvidos pelo delegado de Curionópolis, os três  acusados foram transferidos para Parauapebas, onde foram ouvidos novamente pela autoridade policial, “esperava que fosse lavrado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) e depois a nossa liberação, mas, para nossa surpresa foram inventando um monte de coisas, de que eu ameaçara o juiz, formação de quadrilha,  calúnia e difamação, mas deixaram-nos presos na carceragem do Rio Verde, onde ficamos 17  dias”.
    

Adonei não tem dúvida de que tudo não passou de uma atitude desesperada do atual prefeito Chamonzinho para lhe deixar mal junto a população, “para desgosto dele, a população já está tendo consciência do que pode ter ocorrido e tem nos dado apoio”, disse.
    

Contratado para defender Adonei Souza Aguiar, Francisco Aderbal e Antônio Luís, o advogado Flávio Aparecido Santos apontou uma série de vícios no procedimento que levou a prisão dos três acusados. Ele diz que os tr~es não poderia ser enquadrados como criem de formação de quadrilha pora lei diz que tem que ser no mínimo quatro pessoas envolvidas, ‘‘a prisão irregular e atenta contra a democracia’’.

3 comentários:

Anônimo disse...

No mínimo cabe um abuso de autoridade contra todos os que determinaram essa prisão! Tem que ter advogado.

Anônimo disse...

com certeza esse Chamon esta por trás disso, ele é do tipo ditador, o fato mostra: ninguem pode ser contra ou opinião contraria que ele já ataca.
E vai pra midia, pq controla e tem alguns da midia como amigos ou tambem controlados.
UM País, Estado, Municipio que tenha midia controlada é um atraso para toda sociedade.
Parabens Marcel teve lisura...

Anônimo disse...

Adonei esqueceu de mencionar que o dono e dois funcionários da gráfica que confeccionou os panfletos disserem em depoimento na delegacia que foram os três acusados que foram na gráfica encomendar os panfletos, preferindo vir com essa conversa pra boi dormir de que o material era de alguem que ele não conhece a quem deu uma carona. Por omitir fato tão importante?