"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


quarta-feira, 30 de maio de 2012

Câmara quer relação de beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida em Parauapebas



Nayara Cristina – Assessora de Imprensa da CMP

         Foi aprovado durante a sessão ordinária desta terça-feira, 29 de maio, o Requerimento 053/2012, de autoria do vereador Antônio Massud, do PTB, que solicita da prefeitura e da Secretaria Municipal de Habitação a relação das famílias que foram beneficiadas com a concessão de casas populares no Residencial dos Minérios. Além dos nomes, o documento pede ainda o endereço residencial antigo e o atual de cada um dos contemplados.

No final do mês de abril a prefeitura entregou 1000 unidades habitacionais, em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida.

Segundo Antônio Massud, o objetivo desse requerimento é apurar denuncias de que existem famílias que não se encaixam no perfil econômico do programa e ainda assim foram beneficiadas. “Se houver pessoas com renda alta, que foram contempladas, essas casas precisam ser sorteadas novamente para quem realmente precisa. Quem precisa pode ter ficado de fora, por isso precisamos dessa relação”, relatou.

A suspeita de que podem ter ocorrido irregularidades na seleção das famílias surgiu após visita do vereador Adelson Fernandes, do PDT, ao Residencial Minérios. “É bom ressaltar que não temos a intenção de prejudicar ninguém, mas sim de fazer justiça. Em visita ao setor eu vi muitos carros luxuosos e casas fechadas, sem moradores. Por que a maioria das casas não está habitadas?”, questionou.

Faisal Salmen, do PSDB, ressaltou ainda que  os vereadores não são contrários àqueles que ganharam essas casas. “A preocupação de Massud é de todos nós. Queremos saber quais são os critérios de seleção? Nós esperamos que a distribuição dos terrenos leve em consideração critérios rígidos”.

O requerimento será encaminhado para a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Habitação e para a Caixa Econômica Federal.

Delegacia de Atendimento a Mulher - A desapropriação de uma área no Bairro da Paz, para a construção de uma Delegacia Especial de Atendimento a Mulher – DEAN foi objeto da Indicação 010/2012, de autoria de Raimundo Vasconcelos, do PT.  Para o vereador essa é uma medida de urgência. “O espaço atual da DEAN é muito pequeno, não tem mais condições de atender a grande demanda. Segundo a Polícia Civil o Estado já disponibilizou verba para isso, só falta a área para construir”.

A escolha pelo Bairro da Paz se deu, segundo Raimundo Vasconcelos, porque é a região onde está concentrada a maior parte da população de Parauapebas e é um setor de fácil acesso.

Casa do Cidadão -  Euzébio Rodrigues, do PT, e Percília Martins, do PRTB, sugeriram por meio da Indicação 019/2012, a transferência da Casa do Cidadão para as instalações da atual Câmara Municipal, após a inauguração do novo prédio do Poder Legislativo.

O imóvel onde a Câmara funciona hoje pertence à prefeitura. Euzébio Rodrigues informou que “o principal motivo dessa indicação é dá destinação para esse prédio. A nova Câmara será entregue em junho e em agosto devemos estar lá. Sendo assim, a prefeitura poderia transferir a Casa do Cidadão para este local que é mais acessível.”

Francis Resende, do PMDB, demonstrou preocupação com essa possível mudança. “Temo que os moradores do Bairro Rio Verde achem que estão sendo deixados de lado. O ideal seria ampliar os serviços para que o atual prédio da Câmara funcionasse como uma extensão da do Cidadão, mas acho que não deveria transferir”.
Percília Martins disse que fez o requerimento pensando apenas em acolher as pessoas que procuram a Casa do Cidadão em um local mais confortável e adequado.

Ampliação de unidade de saúde - O vereador Israel Pereira, o Miquinhas, do PT, pediu por meio da Indicação 020/2012 a ampliação do Posto de Saúde da Área de Proteção Ambiental – APA. Em visita ao local o parlamentar constatou que pelo menos mais três salas precisam ser construídas na unidade. “É um pedido da comunidade. Esse é o único posto da área e já se tornou pequeno para atender a alta demanda”, informou.

O vereador também solicitou a construção de um muro na unidade para garantir a segurança dos pacientes e servidores. E ainda sugeriu a realização de uma restauração do campo de futebol que fica no mesmo local.

Asfalto - O asfaltamento da Rua Sete de Setembro, entre a Rua Tocantins e a Tancredo Neves foi objeto da indicação 052/2012, de autoria de Wolner Wagner, do PSDC. “Tal solicitação é de grande importância, pois há muitos buracos na referida rua, o que até dificulta o acesso dos moradores as suas casas,” relatou.

Nenhum comentário: