"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


segunda-feira, 14 de maio de 2012

COLUNA DO MARCEL

  Erros corrigidos 

Na coluna da semana passada foram observadas tacadas erradas das duas partes que têm a pretensão de serem protagonistas no processo eleitoral que se aproxima. O leitor com certeza já havia percebido, mas, é um tanto comum os chamados marketeiros “andarem” para a opinião popular e inventarem coelhos tirados da cartola, mulas sem cabeça e outros bichos.
    

A história da Construtora Delta dando suas piruetas na terrinha de águas rasas pegou muito mal (aliás, ainda está pegando), assim como a construção de uma obra faraônica, uma ponte estaiada de 146 metros sobre o charco para ligar a rua do Comércio à sede da prefeitura, no Morro dos Ventos. Ao ver o imenso estrago feito nas fileiras da situação, o assunto morreu e o caso deve ser encerrado.
    

Ainda que sejam temas diferentes, o front do PSD-PSDB também mandou mal, quando anunciou Zé Rinaldo como virtual candidato a vice na chapa de Valmir. O anúncio soou como uma imposição de cima para baixo, como se fosse algum capricho do governador e colocou uma pulga na orelha dos eventuais aliados. Se a ideia de Zé Rinaldo vice era pressionar os possíveis aliados teve efeito contrário e como por encanto começou a fortalecer uma antes improvável terceira via. Deve-se dizer que fatalmente Zé Rinaldo será uma das grandes lideranças do município. Evidentemente que ainda necessidade mais uma vivência política, mas tem boas ideias e é determinado.
    

A tempo, Zé percebeu que o momento não era seu e anunciou a desistência, deixando todo mundo a vontade para fechar a coalização.
    

Errar num processo político é admissível, ninguém vai exigir a perfeição, mas não se deve errar demais, a política costuma punir aqueles que abusam do direito de fazer bobagens, principalmente  quando se sabe  que ninguém está parado. Basta ver a movimentação do PT e PMDB, que na semana passada começaram a alinhavar uma coligação que tem como objetivo vitaminar as possibilidades de eleição. 
    

Não se pode desprezar a máquina, por outro lado, a situação deve se tocar. Jogada ensaiada fora de hora é pedir para aumentar a rejeição, que a bem da verdade já é enorme.
    

Ainda estamos em maio, até final de junho, data-limite das convenções vamos ver muitas movimentações. Algumas serão consideradas golpes de mestre, outras nem tanto, o importante é continuar tentando.

Nenhum comentário: