"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sexta-feira, 29 de junho de 2012

Vereador ataca jornalista que cumpre seu papel de informar



O vereador Wolner Wagner (PSDC) sempre foi um parlamentar meio folclórico. Os próprios companheiros de parlamento comentam à boca pequena que ele tem certa dificuldade para entender até as coisas mais elementares.
    

No exercício do mandato o vereador confunde o papel do Legislativo, assim como não sabe direito as atribuições de um vereador. Apesar de está na Câmara há quase quatro anos, ele ainda estranha as discussões dos vereadores no plenário e constantemente pede para que os parlamentares evitem os debates, “precisamos ter harmonia nessa casa”, costuma dizer o  vereador,  esquecendo que a pluralidade de ideias é uma das particularidade do Legislativo.
    

Serelepe como ele só, Wolner passeia pelas dependências da Câmara defendendo o governo. Mesmo quando o atual prefeito exibe uma  rejeição de mais de 80%, o vereador o defende com um vigor poucas vezes visto. Nas discussões, ele tenta enumerar as realizações do governo e não gosta quando alguém refuta seus argumentos. Fiscalizar o Executivo, dever sagrado de uma parlamentar está fora de cogitação. Na verdade ele prefere exercer  o mandato requerendo implantação de quebra- mola e coisas do gênero. 
    

Na terça-feira Wolner deu mais uma demonstração da sua dificuldade em fazer uma simples leitura de um cenário político. Durante a sessão de terça-feira  (26), ele utilizou a tribuna para vociferar contra o  jornal HOJE e contra o seu editor, Marcel Nogueira, acusando-o de publicar matérias irresponsáveis.
    

Defensor ardoroso de uma aliança do seu partido com o PT de José Coutinho nas eleições de 2012, Wolner teve que engolir a maioria do partido decidir em caminhar com Valmir da Integral, pré-candidato do PSD.
    

Não contente com o resultado, Wolner trabalhou junto ao prefeito Darci Lermen para que o presidente do diretório estadual do PSDC, Abraão Benasully revertesse a decisão do partido em Parauapebas. De fato, o prefeito Darci viajou a Belém para negociar a saída do PSDC da coligação de Valmir. Apesar de Benasully dizer que não negociou vantagens financeiras, em Parauapebas os comentários foram de que houvera esse tipo de negociação. O jornal HOJE, assim como o Blog do Marcel publicou o fato e os rumores também, mas não afirmou que  houvera negociação financeira.
    

Não se sabe ainda a razão, mas depois de alguns dias, Benasully mudou de ideia e determinou que  o partido anunciasse apoio a Valmir. O Blog do Marcel foi o primeiro a noticiar a decisão da estadual, fato que o vereador não aceitou.  Na terça passada, no período da manhã, o vereador encontrou o jornalista na entrada da secretaria de Obras e dentro do carro falou em alto e bom som e forma irritada: “olha, nós ainda vamos conversar, você publicou um monte de bobagens”.
    

Na sessão legislativa da tarde ele voltou a carga e culpou o jornal pelo fracasso da negociação do PSDC com o PT.
    

Wolner é assim.     Tem dificuldade de cumprir compromissos. No final de 2010 trocou seu voto na eleição de presidente da Câmara por uma secretaria. Ele estava apalavrado com o vereador Massud, mas no último dia foi chamado pelo prefeito e trocou o voto, deixando de cumprir a palavra dada. Deve-se dizer, no entanto, que no ano anterior, ele fora eleito para a Mesa Diretora com o voto do vereador Massud, o mesmo que ele atraiçoara.
    

Hoje Wolner Wagner trafega na contramão do partido e corre o risco de ter o seu registro de candidatura cassado por infidelidade partidária. O partido vai apoiar Valmir, ele jura que vai pedir voto para Coutinho.        

Resta saber se ele conseguirá levar algum.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como eu sempre havia falado em minhas previsões o PV está com Valmir da Integral no pleito de 2012.