"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Acip encomenda nova pesquisa eleitoral em Parauapebas

(Blog Zedudu)

A Associação Comercial e Industrial de Parauapebas – ACIP – encomendou pesquisa eleitoral ao Instituto Veritá para saber qual a intenção de voto do eleitor de Parauapebas para prefeito e vereador. As consultas ( 750 eleitores serão ouvidos) terão início  hoje (05) e vão até o dia 08 de setembro. A pesquisa está protocolada na justiça eleitoral sob o número  PA-00094/2012 e terá margem de erro de 3,6 %.
Metodologia de pesquisa:
Pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionários estruturados e padronizados junto a uma amostra representativa do eleitorado do município. Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:
a) Público pesquisado: Eleitores residentes a mais de um ano no município
b) tipo de amostra: A amostragem será realizada da seguinte forma:
  1. Estratificação do município segundo agrupamento de bairros
  2. Alocação de entrevistas, proporcional ao número de domicílios pertencente a cada região (Dados obtidos pelos micro dados do CENSO Demográfico de 2010, IBGE)
  3. Sorteio de setores censitários dentro de cada estrato
  4. Realização de entrevistas domiciliares – Entrevista do morador presente na residência selecionada em cada um dos setores.
  5. As entrevistas obedecerão uma quota proporcional a Gênero e Idade, baseadas em informações do Tribunal Superior eleitoral
c) Ponderação: Devido à metodologia amostral adotada, a pesquisa é auto-ponderada, ou seja, as proporções do universo pesquisado estão previstas na amostra, não sendo necessário nenhum tipo de ponderação, quanto a gênero, idade, escolaridade e renda familiar.
d) Intervalo de Confiança/Margem de Erro: Para este planejamento amostral, considerando-se um intervalo de confiança de 95%, é esperado um erro máximo de 3,6 pontos percentuais na estimação da proporção das intenções de voto dos candidatos.
Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:
Para a realização da pesquisa será utilizada uma equipe de entrevistadores e supervisores devidamente treinada para este trabalho. Após os trabalhos de campo, os questionários são submetidos a uma fiscalização que consiste no retorno a campo de 20% dos questionários aplicados individualmente pelos entrevistadores, para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.
Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §6º. do art. 1º. da Resolução-TSE nº. 23.364/2011, o pedido de registro será complementado pela entrega destes dados ao Tribunal Eleitoral em um prazo de até 24 horas, contado da divulgação do respectivo resultado):

Não há arquivo para detalhamento de bairros/municípios.

Nenhum comentário: