"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Câmara cobra reestabelecimento do fornecimento de água no Complexo Caetanópolis



                                 Mesa Diretora da Câmara
                                   Wolner ocupou a tribuna  
                      Odilon Rocha - proponente
Restabelecimento imediato do abastecimento das caixas d’água do Complexo Caetanópolis, através de caminhões pipa. Este foi o objeto da indicação do vereador Odilon Rocha, do PMDB, proposta nesta última terça-feira, 16, na sessão plenária da Câmara Municipal de Parauapebas.

De acordo com o parlamentar, a Prefeitura Municipal instalou, há alguns meses, várias caixas d’água para abastecer o complexo, e o fornecimento vinha sendo realizado regularmente, através de caminhões pipas contratados especificamente para esse fim pelo governo. Mas, coincidentemente ou não, com o fim do período eleitoral, constatado o resultado desfavorável ao governo, o abastecimento foi interrompido. “Embora eu seja líder do governo na Câmara não posso aceitar este tipo de artifício e peripécia”, enfatizou Odilon.

O vereador ressaltou ainda que o governo municipal, não pode, em nenhuma hipótese, deixar de prover regularmente o abastecimento de água. “O fornecimento foi interrompido sem qualquer satisfação a população local. O sistema implantado, mesmo sem higiene ou segurança, provia a população. O cidadão ia até a caixa d’água e pegava a água com o balde, para as suas necessidades básicas, hoje nem isso”.

Odilon disse não entender como foi possível pagar os carros pipas por dois meses, e agora, com o fim do pleito eleitoral, não poder mais pagar. “Ali era para construir uma adutora. O que é um contrato de oito caminhões perto do orçamento municipal? Para quê instalar essas caixas d’ água e deixá-las vazias? Não posso concordar com isso”.
Requerimento

De autoria do vereador Wolner Wagner, do PSDC, solicita ao governo municipal, a implantação de salas de aula específicas para alunos portadores de necessidades especiais.

Wolner disse ter recebido essa solicitação de algumas famílias do município durante o pleito eleitoral. “Não temos salas especiais para essas crianças especiais, elas assistem aulas com outras crianças”. O parlamentar disse só sentir o problema quem vive essa situação.
A vereadora Francisângela Resende, disse não concordar com a proposição do colega, uma vez que existe um grande equívoco na proposta. “Vejo-me, como educadora, na obrigação de comentar. Durante a campanha conversei com professores da rede municipal e um dos temas mais discutidos é a inclusão dos alunos especiais. Hoje, existe uma determinação do Ministério da Educação – MEC, que orienta a inclusão de alunos com necessidades especiais em turmas convencionais”. A parlamentar lembra que o que deve ser observado é como a inclusão está sendo feita. “Muitos professores de turmas com alunos inclusos reclamam que precisam de mais capacitação, e precisam de monitoramento para dá uma assistência especial a esses alunos”.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, do MEC, traduz em seus objetivos e diretrizes a orientação da garantia do acesso à escolarização na sala de aula comum do ensino regular e a oferta do atendimento educacional especializado complementar, aos alunos com deficiência e transtornos globais. (Ascom/CMP/Rosiere Morais)

Nenhum comentário: