"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


domingo, 4 de novembro de 2012

Recuperação desingual em Nova York

Ambiente tumultuado em NY


(O Globo)

NOVA YORK - A difícil recuperação da tempestade Sandy expôs uma Nova York partida neste sábado. De um lado, as luzes se acenderam em vizinhanças de Manhattan que estavam às escuras há dias e o metrô da cidade voltou a circular pelos túneis. E de outro, as regiões litorâneas de Staten Island e do Queens ainda estão demolidas e, em setores de Nova Jersey e Long Island, a gasolina é artigo raro, a eletricidade continua desligada e os moradores se perguntam quando a ajuda finalmente chegará.
O plano dos militares de distribuir gasolina de graça para o público em Nova York, anunciado neste sábado, foi cancelado durante à tarde, após uma aglomeração se formar atrás de combustível. À noite, o prefeito Michael Bloomberg afirmou nas redes sociais que a medida seria restaurada, mas depois voltou atrás e manteve o cancelamento.
Numa coletiva nesta manhã, o governador Andrew M. Cuomo anunciou que quatro estações de distribuições móveis iriam distribuir combustível. No plano, cada motorista, poderia receber 10 galões gratuitos de gasolina. Mas em pouco tempo a região do Queens ficou lotada.
Em Nova Jersey, a situação é outra. Visto nos anos 70 nos Estados Unidos, o racionamento de gasolina voltou a ser imposto aos motoristas neste sábado pelo Governador Chris Christie.
Manhattan amanhece iluminada
A parte sul de Manhattan amanheceu iluminada pela primeira vez neste sábado desde a passagem da supertempestade Sandy, que danificou a distribuição de energia na área. A eletricidade começou a voltar aos poucos na noite de sexta-feira e o abastecimento em quase toda a ilha já foi retomado, segundo o diário “New York Times”.
A luz na região de East Village - rede que atende a 67 mil pessoas - começou a voltar às 17h de sexta-feira, junto a serviços básicos como iluminação de postes, semáforos, luzes de sinalizadores de pedestres e de fachadas. Somente às 7h30 da manhã deste sábado é que a eletricidade foi completamente restaurada na região.
No entanto, de acordo com jornal novaiorquino, aproximadamente 5.800 pessoas ainda estão sem energia em Manhattan. Segundo a empresa Con Edison, responsável pela distribuição de eletricidade em Nova York, a situação deve ser normalizada em toda a cidade até o fim da próxima semana.
Com a volta da energia, 80% do serviço de metrô nova iorquino foi restaurado, fazendo com que Manhattan seja reconectado às regiões do Queens e do Brooklyn.
Outras partes ainda isoladas
Com a eletricidade retornando na região mais rica da Big Apple, residentes de Long Island sentem-se isolados, diante da falta de informação, suprimentos e eletricidade.
"Eu fico esperando que alguém com um megafone e um carro nos diga o que fazer", fiz Vikki Quinn, diantes de uma pilha de destroços, em Long Beach. "Estou perdida".
As autoridades estimam que ao menos 100.000 lares e escritórios de Long Island foram destruídos ou danificados com a tempestade. Dunas de areia diminuíram e casas de praia estragadas. Áreas inundadas podem virar partes permanentes da topografia.
Queens e Staten Island reclamam que sua situação está sendo negligenciada pelas autoridades e pela mídia. Em muitas áreas periféricas do estado, milhares de pessoas vão ter que esperar mais de nove dias para a luz voltar a suas casas, segundo autoridades.
Alguns moradores perderam totalmente suas residências por inundações ou incêndios e outros estão lidando com os fortes danos da tempestade. Na costa de Nova Jersey, casas foram completamente destruídas, enquanto outras estão inabitáveis. Grande parte dos danos foi causada por uma poderosa onda de água que trouxe inundações de mais de cinco metros nas partes baixas do estado. Alguns moradores reclamam que estão recebendo pouca atenção das equipes de socorro e da mídia.
"Não temos ninguém aqui com cobertura de vídeo", disse Grace Lane, uma avó que desafiou as ordens de retirada e ficou em seu quarto enquanto a água invadiu o primeiro andar de sua casa.
O serviço de distribuição pública de eletricidade e gás em Nova Jersey disse que já havia restaurado a energia para mais de 1 milhão de consumidores até a noite de sexta-feira. No entanto, aproximadamente 600 mil pessoas continuam sem luz no estado e não há uma previsão certa de quando os sistemas serão retomados para os moradores.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/recuperacao-desigual-apos-tempestade-sandy-deixa-nova-york-partida-6626063#ixzz2BFHNVGyH
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário: