"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Poste avariado na Cidade Nova

 Poste de energia quebrado e seguro pelos cabos de energia 

Até o momento a Rede-Celpa não resolveu o problema

Rua B, esquina com a rua 9, na Cidade Nova. O poste em foco foi abarroado na última terça-feira última (25)  por uma carreta tamanho-família, dessas que insistem em trafegar pelas estreitas ruas da Cidade Nova em plena luz do dia. 

A extensa carroceria da carreta colidiu com o poste que envergou, ficando preso apenas pelos cabos de energia. 

A ventania do dia 28 pôs fim a vida últil do poste que finalmente pediu arreglo. Até agora a Rede-Celpa não resolveu o problema. 

Presidente da CDL faz avaliação positiva do ano de 2012





A Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas (CDL) realizou importantes atividades em 2012, como, por exemplo, palestras com representantes do SPC Brasil, e promoveu campanhas com muito sucesso como as do Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e implantou o Sistema de Certificado Digital para facilitar o dia dia dos lojistas. A avaliação é do presidente da CDL, Daniel Lopes, destacando que o destaque do ano é a campanha Sonho de Natal, que foi promovida neste ano teve como objetivo estimular cada vez mais o comércio local e oferecer aos consumidores e vendedores prêmios valiosos.  Daniel Lopes falou sobre estes e outros assuntos. Confira a entrevista:

Qual a avaliação que o senhor faz do ano de 2012 para os lojistas de Parauapebas?

De certa forma muito boa. Crescemos menos que em 2011, mas houve crescimento, já que o comércio de Parauapebas passou por um momento muito bom e com o encerramento do ano a expectativa está sendo muito melhor ainda porque, apesar de todo mundo falar em crise, crise na Europa, crise no Brasil, crise na Vale, o comércio de Parauapebas mostra seu potencial e vem crescendo no ritmo muito maior do que da China. Acredito que o comerciante que se organizou, se planejou dentro daquilo que se propôs a fazer, o mercado e a demanda atenderam a esta expectativa dele. O nosso associado, com quem temos mantido contato direto, pelo menos, tem nos contado bons resultados de seus negócios em seus comércios e isso é gratificante para nós.

Quais os setores que se destacaram em 2012?

De sobra a construção civil.  Não só em Parauapebas, mas em todo o Brasil. A venda de material de construção cresceu mais até mesmo do que o segmento de supermercado. Isso é gritante aqui em nossa cidade, haja vista  que o número de loteamentos lançados pelas imobiliárias, que são esgotados em poucas horas. Então isso já conota o sucesso desse segmento.

Qual sua expectativa para 2013 e também no que se refere à nova administração que começa em 1º de janeiro?

A expectativa é boa. Bem, de acordo com dados oficiais, o Brasil cresce em 2013 menos do que em 2012 e nós estamos em uma área de minério. Quer queira ou não, estamos ligados a esta realidade e a perspectiva de crescimento da nossa região, apesar de não ser tão grande como em 2012, mas crescerá. O Brasil crescerá de 2 a 3% e a região norte crescerá 4 a 4,5%. Eu acredito que Parauapebas, por ser uma região minerária, cresce acima disso. Então, a concorrência existe, ela vai estar aí, mas teremos tudo para crescer acima das expectativas dentro das nossas empresas.

Após a posse do novo prefeito Valmir Mariano, a diretoria da CDL pretende cobrar ou reivindicar aquela Agenda Mínima apresentada aos candidatos durante a campanha eleitoral?

Sim. Com certeza. A Agenda Mínima foi uma iniciativa da CDL com o objetivo de estar sempre participando das grandes decisões da nossa comunidade. Então não poderia ser diferente, já que somos uma entidade que se propõe a somar na administração pública. Nós entregamos o documento reivindicatório para os candidatos mais bem colocados nas pesquisas durante a campanha, no caso Valmir (PSD) e Coutinho (PT). E iremos buscar junto ao novo prefeito, que aproveitamos para saudá-lo e desejar todo sucesso em sua administração, ações para que ele faça um grande trabalho e possa enxergar no comércio varejista de Parauapebas como um parceiro, com a iniciativa privada somando com a administração pública em prol do desenvolvimento da cidade e do bem estar da nossa sociedade. Estaremos não só reivindicando a nossa Agenda Mínima, mas também buscando soluções junto ao Poder Público que possa trazer melhores condições  de vida para toda a nossa comunidade. Lógico, que o prefeito, por ser empresário e sair do nosso meio, nos facilita a convivência, já que ele sabe como uma empresa se porta e como ela deve se portar para sobreviver neste mundo capitalista. Esperamos que o novo gestor público possa entender que faz parte da administração do prefeito municipal manter um comércio atuante e forte. Afinal de contas, são milhares de comerciários que vivem dessa atividade na nossa cidade.

Qual sua expectativa para o resultada da  campanha Sonho de Natal, promovida neste mês de dezermbro?

A CDL tem a campanha Sonho de Natal como um de seus maiores eventos, só perdendo mesmo para o Mérito Lojista, que já é tradicional. E quando a CDL faz estas promoções ela não está visando lucro, mas sim promover o comércio local. Há várias campanhas por aí parecidas com a nossa, mas com prêmios bem inferiores aos oferecidos pela Câmara de Dirigentes de Parauapebas. Muitas campanhas por aí visam lucratividade e a nossa só visa promover para o comerciante um evento que possa agregar valor ao seu comércio e ao comerciário. Agora, se vier lucratividade será bem vinda. Esperamos que o comerciante reconheça este gesto nobre da nossa entidade, que nos últimos anos se transformou em uma das maiores campanhas de Natal do sul e sudeste do Pará, visando unicamente fomentar vendas no comércio varejista da nossa cidade. (Lima Rodrigues – Assessor de Imprensa da CDL-Parauapebas).


Portaria


Portaria da delegacia de Polícia Civil regulamentando a comercialização de bebidas alcoólicas e horários de funcionamento de bares e ambientes de Parauapebas. 

Ivonaldo Braz


No Blog do Ze Dudu, foi dado como quase certo o nome do vereador eleito, Ivonaldo Braz para a presidência da Câmara. Será? A conferir...

João do Feijão



Procura-se João do Feijão desesperadamente. O vereador eleito se fechou em copas e não está participando das articulações da presidência da Câmara, que ocorrerá amanhã. 

domingo, 30 de dezembro de 2012

Eleição da Mesa Diretora - ainda há pano pras mangas


Aviso aos navegantes  ainda está em aberto a eleição da Mesa Diretora da Câmara de vereadores, mas, garantem os orixás, pais de santos e rezadeiras de plantão, está 99,9999% fechada.

Por outro lado, há os que atestam que muita água vai rolar por debaixo da ponte.

Dizem que tem vereador escondido, fora do município, incomunicável. 

Até parece uma replica da eleição da Liga Esportiva de Parauapebas. 

Há ameaça de expulsão se um determinado vereador não siguir a cartilha e não votar conforme os interesses da agremiação, ou melhor, conforme os interesses de um ou outro dirigente partidário, que nessa altura já vendeu o voto do parlamentar. 

Blefe, puro blefe, e nessa altura, todo mundo sabe que conversa fiada matou carambola. 



Mistério, mistério, mistério. 

POESIA - José



E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, Você?
Você que é sem nome,
que zomba dos outros,
Você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?

E agora, José?
sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio, - e agora?

Com a chave na mão 
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?

Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse,
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
Mas você não morre,
você é duro, José!

Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja do galope,
você marcha, José!
José, para onde?

O ano que não esquentou, por Miriam Leitão




Seria um reflexo no espelho do ano anterior. Essa era a aposta geral. O ano de 2012 começaria frio mas esquentaria ao longo dos meses e trimestres e terminaria dezembro num ritmo de 4%; o oposto de 2011. Mas os indicadores foram decepcionando.

O país estagnou, a indústria encolheu, o calote aumentou, a inflação permaneceu alta e o país investiu muito pouco.

No mundo, houve problemas que agravaram a nossa situação. A Europa sangrou o ano inteiro, mas terminou 2012 melhor do que começou, felizmente. A união monetária esteve a um passo de se fragmentar e agora se fortalece na preparação da união bancária.

Os Estados Unidos namoraram o abismo, testando o limite da polarização política, mas o pior foi evitado com a reeleição de Obama. O programa do Partido Republicano revisitava ideais de intolerância e de abandono dos mais pobres, incompatíveis com os valores contemporâneos.

O que mais atrapalhou o Brasil foi o Brasil mesmo. O investimento público é menor do que pode e muito menos do que se precisa. Os obstáculos ao investimento privado crescem em vez de diminuir. Quando escolhe projetos e modelos para pôr o dinheiro público, o governo tem errado.

É a transposição do Rio São Francisco que fica pela metade, quando o que deveria ter sido escolhido desde o início era fortalecer o Velho Chico; hidrelétricas na Amazônia que repetem alguns velhos erros; o trem-bala que não sai do lugar, mas seu custo decola a cada revisão.

Melhor faria se o mesmo dinheiro fosse investido em outros projetos. Em sumo: investir errado é pior do que não investir. Há cinco trimestres consecutivos cai o investimento no Brasil.

O governo gastou o ano com medidas para levantar o PIB, para usar a expressão do ministro Guido Mantega, autodeclarado “levantador de PIB”, sem êxito.

Redução de IPI, clamor para que a população se endivide, mais dinheiro subsidiado para os mesmos grupos empresariais não foram suficientes para produzir um crescimento que se sustente.

A inflação continuou alta. Se forem descontados os efeitos do congelamento da gasolina, redução do IPI e mudança da forma de cálculo do IPCA, pode-se dizer que ela está rondando a 6,5%, o que é altíssimo dadas as circunstâncias. A inflação de alimentos termina o ano em torno de 10%.

Mas a economia vive de contrastes e há boas notícias, felizmente. O mercado de trabalho está forte, e o desemprego, em níveis historicamente baixos. Os juros caíram de 11% para 7,25%, diminuindo o custo da dívida pública. O dólar subiu, melhorando a vida do exportador, mas encareceu a importação.

Foi de perder a conta a quantidade de pacotes, pacotinhos e pacotões para reativar a indústria automobilística: redução de IPI, liberação de compulsório dirigido a financiamentos, aumento da barreira comercial contra importações.

Mas diminuiu a produção de veículos e a indústria como um todo está fechando o ano com uma previsão de queda de 2,3% e queda do emprego de 1,4%.

A Petrobras teve o primeiro prejuízo trimestral em 10 anos e o rating da empresa foi colocado em perspectiva negativa pela Moody’s, apesar de hoje haver muita confiança de que a presidente da companhia vai enfrentar os problemas da estatal e não escamoteá-los.

A Vale teve um ano de desinvestimento e de queda do preço da sua principal matéria-prima. Os melhores anos ficaram para trás e a Vale precisa se adaptar.

Enfim, o ano passou, mas não esquentou. Tomara que o governo entenda o momento como uma nova chance. Tem de corrigir rotas e não persistir nos erros. Feliz Ano 

sábado, 29 de dezembro de 2012

Mundão sem porteiras


Pará é mesmo um Estado sem barreiras, um verdadeiro mundão sem porteiras. Veja você, que depois dos resultados das eleições de outubro, nas quais um monte de prefeito vagabundo levou um merecido corretivo da população que lhes negou a reeleição, os ditos resolveram se vingar, deixando de honrar os compromisso com salários. Tem município que deixou de pagar outubro, novembro e o décimo-terceiro.

Nesse imbróglio figuram municípios como Eldorado do Carajás, São Miguel do Guamá, Uruará, Salinópolis e mais uma penca deles. 

PT calcula que Dilma só se reelege se PIB crescer 4%




(Blog do Noblat)
Condenações do mensalão, avanço de Eduardo Campos e escândalos como a Operação Porto Seguro são outros obstáculos a vencer em 2013

Preocupada com o pífio desempenho da economia nos últimos dois anos, a presidente Dilma Rousseff inicia a segunda metade de seu mandato, a partir de 1º de janeiro, com a difícil tarefa de fazer o governo andar, recuperar a confiança dos investidores e soldar a base aliada, hoje com fraturas expostas.

No ano em que o PT completa uma década no comando do país, a cúpula do partido avalia que a reeleição de Dilma, em 2014, depende de um crescimento econômico de, no mínimo, 4% já no ano que vem.
"Nós não podemos perder 2013", disse o senador Jorge Viana (PT-AC), ex-governador do Acre. "(O ano de) 2012 foi muito ruim e precisamos dar uma dinâmica ao governo agora, para criar o ambiente que vai deslanchar o processo (da reeleição). Todos nós sabemos que é necessário acelerar o Programa de Aceleração do Crescimento", emendou ele, usando um trocadilho para se referir ao PAC.

Dilma afirma que fará "o possível e o impossível" para o país crescer 4% ao ano. Estimativas do Banco Central, porém, indicam expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de apenas 1%, em 2012. A previsão acendeu a luz amarela no Palácio do Planalto.
Na seara política, as angústias do PT se concentram no impacto do julgamento do mensalão e nos desdobramentos da Operação Porto Seguro, que chegou ao gabinete da Presidência em São Paulo e à Advocacia-Geral da União.

No Planalto e no partido, petistas preveem mais ataques na direção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no rastro das denúncias do empresário Marcos Valério, que o acusou de receber dinheiro do mensalão.
Com esse péssimo diagnóstico, o PT prepara um ato de desagravo a Lula para fevereiro, quando o partido fará 33 anos, para tentar preservar a imagem do ex-presidente e mantê-lo na posição de "garoto-propaganda" da presidente Dilma.
O partido fará de tudo para tentar desviar a atenção da agenda negativa do julgamento do mensalão e de outros escândalos.

Charge


Chavez reconhece gravidade da doença


Em uma mensagem para as Forças Armadas, lida pelo vice Nicolás Maduro, o presidente venezuelano Hugo Chávez disse nesta sexta-feira que enfrenta um momento “complexo e difícil” diante da reincidência de um câncer na região pélvica. Mais tarde, Maduro também comunicou, por meio da TV estatal, que viajará ainda nesta sexta para visitá-lo em Cuba. O pronunciamento ocorreu durante um evento no estado de Nova Esparta, na Venezuela. 

O ministro de Energia, Héctor Navarro, ficará encarregado da presidência durante a ausência do vice.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Obra-prima



O blog reproduz a foto do excelente Biano, retratando uma parte da PA-275, no centro da cidade. A iluminação natalina e o aspecto chuvoso emprestam ao perímetro um charme poucas vezes visto.

Essa foto é uma obra-prima. Parabéns ao Biano.  


De saída


Em virtude de o blogger está prestes de assumir a pasta de Esportes da prefeitura, a diretoria do jornal HOJE ficará a cargo do jornalista Vinícios Nogueira, que estará encarregado de gerir os destinos do periódico.  

A partir do dia 1º de janeiro, a razão social do HOJE será outra, bem como a sua gestão.

O blogger agradece o apoio recebido durante os oito anos que esteve à frente do HOJE.

Pressão


Comenta-se à boca pequena que a pressão que alguns partidos estão fazendo sobre os vereadores eleitos é algo fora do normal. 

Há inclusive ameaça de expulsão, para o dito, ou os ditos vereadores mudem o voto já comprometido. 

|A coisa é séria, é bom quem de direito ficar de olho. 

R$ 230 milhões? Que nada, apenas R$ 100 milhões comprometidos


Logo após a campanha, comentava-se que havia algo em torno de R$ 230 milhões e que seriam deixados para o próximo prefeito, a saber, Valmir da Integral. 

No final de novembro uma nova suplementação foi solicitada à Câmara. a Câmara autorizou a suplementação de 20%, ou R$ 140 milhões, aproximadamente.

Agora se sabe que nos cofres públicos não restam mais do que R$ 100 milhões, boa parte deste decorrente de uma parcela paga pela Vale, de royalties retroativos, entretanto, dizem que os restos a pagar é quase o mesmo valor. 

Em outras palavras: vai sobrar muito pouca coisa. 

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Perspectiva de uma nova Câmara


Na nova Câmara de Parauapebas, a volta de figuras conhecidas, como Devanir Martins e João do Feijão. Ausências inesperadas, como a de Antônio Massud e desistência em concorrer a um novo mandato, como Faisal Salmen e Adelson Fernandes (que concorreu a prefeito).

Alegres e sem tem nada a ver com isso, os novatos, como Ivonaldo Braz, Luzinete Rosa, Major da Mactra, Francisco Pavão, Maridé, Josineto Feitosa, Arenes, Bruno Soares e Eliene, 

Uma Câmara eclética, resta saber se será atuante. Isso só o tempo dirá.     

Resenha Política



Na resenha verificada nos corredores da nova Câmara, por ocasião da sua inauguração, a coluna ficou sabendo o que a nova Mesa Diretora ainda está em aberto. ### Os vereadores Devanir Martins (PP) e Eusébio Rodrigues (PT) ainda não entregaram os pontos e articulam em busca de apoio que poderá guindá-los à presidência da Câmara para o biênio 2013/2014. ### Deve-se dizer ainda que na base de apoio de Valmir da Integral, Josineto Feitosa (PSDC) ainda é uma alternativa considerada por alguns vereadores. ### Na cerimônia de inauguração da Câmara a ausência do atual prefeito Darci Lermen foi sentida. Ele não apareceu. ### A ausência não deveria ser surpresa, durante os oitos anos de mandato, Lermen “andou” par as atividades da Câmara e se conta nos dedos de uma mão as vezes que ele deu o ar da graça nas dependências do Legislativo. Imagina se ele poria os pés agora, que está há poucos dias de entregar o cargo! ### Por ocasião da inauguração do prédio da Câmara um inofensivo gatinho cochilava preguiçosamente no hall de entrada. ### Foi a deixa para os gaiatos espalharem que o gato estava lá pra ver se encontrava algum rato. ### Apesar da movimentação de pessoas, o pequeno felino continuou quieto no seu canto, o que presume-se que na inauguração não apareceu nenhum rato. Se apareceu o gato não conseguiu detectar. ### Davi Chaves, que foi um dos coordenadores que iniciaram na campanha do ex-prefeito Chico das Cortinas em 2012 passou o período natalino em Curuçá, na região praiana do Estado. ### Davi foi dar uma espairecida e recarregar as energias para o ano de 2013. O ano promete muitas emoções. ### Comentário de mesa de boteco. A equipe de transição está se virando em trinta. São muitos pedidos de permanência na Administração. Pessoas que juram com as mãos sobre a bíblia que votaram no “velhote”. ### Depois da posse o prefeito eleito, Valmir da Integral vai divulgar seu plano de governo. Quem trabalhou nessa matéria foi o economista Célio Costa, que foi anunciado com secretário de Planejamento. ### Feliz 2013. São os votos do Blog do Marcel.  

COLUNA DO MARCEL - Coral, rega-bofe, discursos decoreba e inauguração





A ebulição urbana de Parauapebas é tão flagrante que a máxima de que a cidade dobra de tamanho a cada cinco dias é a mais cristalina verdade. Parafraseando Nelson Rodrigues, poderia se dizer que nunca, em tempo algum houve uma cidade como Parauapebas e caso os fatos dissessem o contrário, pior seria para os fatos.

Tudo aqui precisa necessariamente ser superlativo, caso contrário corre o risco de já nascer estrangulado, como aconteceu, por exemplo, com a rodoviária que será demolida para a construção de outra mais ampla e moderna (se não for agora, será nos próximos anos).

Diante disso, uma pergunta: viram a imponência do novo prédio do Legislativo? Olhado com reticencia no início dos trabalhos, talvez pelo entendimento de que a localização era muito contramão, como se a turma do amendoim, que povoou por décadas os corredores do Legislativo fosse a dona da verdade. Na verdade, a trupe do cafézinho, talvez por olhar para o próprio umbigo não tenha percebido que o Beira Rio II, bairro onde o edifício tingido de azul está localizado seja bem mais centro do que a Cidade Nova, que com o crescimento da cidade para os lados de Curionópolis, deixa de ser o centro da cidade (se não o é pela questão econômica, é periferia no aspecto geográfico).
A efervescência verificada, por ocasião da inauguração da nova Câmara trouxe à tona esse conceito de moderno, de vanguarda, de fervor cívico dos vereadores, que não se fizeram de rogados e chamaram para si todos os méritos (com razão, deve-se dizer). Pra fechar, o evento ainda deu uma lustrada no orgulho da população.

Lá dentro, coral da prefeitura, um rega-bofe da melhor qualidade e os discursos decoreba com ares de “já me vou”, além das mulheres bem vestidas, como se a sede do Legislativo fosse uma imensa passarela. Lá fora, um monte de gente fazia a sua própria programação, ignorando o que rolava no auditório para 600 pessoas. Animados bate-papos e um monte de novos frequentadores a saracotear pelos corredores. Chique no último.

Um brilho capaz de se rivalizar com as luzes da PA-275. Está convencionado. A partir de agora está proibido a construção dos famosos “puxadinhos” que fizeram parte das ações rotineiras de alguns governantes. 

Ao trabalho!


Tão logo acabaram os festejos natalinos a equipe de transição e os futuros secretários trabalharam o dia de ontem na formação do primeiro e segundo escalão. Os nomes serão apresentados ao prefeito Valmir da Integral. 

Hoje os trabalhos continuam. 

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Acidente na PA-275



Mais um acidente durante a noite desta segunda-feira na BR-155, no trecho que liga os municípios de  Marabá e Eldorado do Carajás.
Segundo populares, o motorista de um veículo utilitário tipo Saveiro fez uma ultrapassagem em local proibido e chocou-se de frente com um micro-ônibus que vinha no sentido Marabá/Parauapebas. Ainda segundo informações prestadas por  ocupantes do micro-ônibus no local do acidente, o condutor do Saveiro estava aparentemente alcoolizado. Ele foi retirado das ferragens por populares e colocado no chão ainda com vida. Lá, aguardou a chegada de uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Marabá.
É preciso que a PRF intensifique o trabalho de fiscalização nesse trecho da BR-155 pois são inúmeros os acidentes em virtude de embriaguez, velocidade elevada e má conservação dos veículos que ali transitam. Fica o alerta!
( Blog Zé dudu)
(Foto: Antônio Cícero

Charge


O homem é do tamanho do seu sonho


Contribuição do leitor e amigo Antônio José Teixeira Soares, muito apropriada para esses tempos de ano novo, vida nova. Repara só:

"O homem é do tamanho do seu sonho"
Fernando Pessoa

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Felicitações do Blog do Marcel



Véspera de Natal


Véspera de Natal, às 06 horas da manhã, as 47 vans que fazem a linha Parauapebas-Marabá diariamente já haviam saído completamente lotadas 

Na rodoviária, mais de 100 pessoas querendo sair da cidade. 

Ainda que seja em ocasiões específicas, a nossa "rodô" está completamente estrangulada. 

Boas Festas do Jornal HOJE


domingo, 23 de dezembro de 2012

Feliz Natal!


POESIA - Amor


Amor não é se envolver com a pessoas perfeita,
aquela dos nossos sonhos.
Não existem príncipes ou princesas.
Encare a outra pessoas de forma sincera e real,
exaltando suas qualidades, 
mas, sabendo também de seus defeitos.
O amor só é lindo,
quando encontramos alguém que nos tranforma 
no melhor que podemos ser. 

(Desconhecido)

Gato na inauguração

Por ocasião da inauguração do prédio da Câmara um inofensivo gatinho cochilava preguiçosamente no hall de entrada. Foi a deixa para os gaiatos espalharem que o gato estava l´[a pra ver se encontrava algum rato.

Apesar da movimentação de pessoas, o pequeno felino continuou quieto no seu canto, o que presume-se que na inauguração não apareceu nenhum rato. Se apareceu o gato não conseguiu detectar. 

Confraternização na Palmares Sul

No final de semana a Vila Palmares Sul esteve bem movimentada. Ex-candidatos a vereadores que apoiaram a candidatura do atual prefeito Valmir da Integral, como Neide, Da Roça e Ribinha promoveram uma confraternização com os moradores da localidade.

O evento aconteceu na Associação das Mulheres da vila e recebeu muita gente, inclusive convidados do centro urbano da cidade. 

Passa o pano nas fotos.  


 Em cima, Carmem da Carume e o esposo Heraldo, Luiz a e Ubiratan
Tony  e sua  confraria e a equipe organizadora do evento
Em cima, Dr. Francisco, Neide Da Roça e Joasineto. Dr. Francisco e Valmir
Moraes, Luiza, Ra Roça e Neide   Marcel e Moraes

Troca de presentes do 55

Na sexta-feira (21) parte da equipe de transição do prefeito eleito, Valmir da Integral promoveu a confraternização de Natal. Em meio a refrigerantes e salgados da melhor qualidade foi efetuada a tradicional troca de presentes. 

Como não poderia deixar de ser o clima foi de muita alegria. 



                                 Em cima, Neuraci, Chico Brito e Ana Paula
                                Carmem Carume Katia Rocha e Sandra e Zé Omar
                                 Em cima Marcel Nogueira e Jorge Vieira 
                                 Leudicy e Alberto.  Novamente Alberto entrega presente
                                 Leo Cervebras e Gil Duarte
                                  Partte das mulheres 55 e JOsenilson e Katia

Comentários a respeito dos procuradores



Em virtude dos comentários que chegam ao blog voltamos a tratar do assunto,sob a ótica dos leitores, que estão se manifestando. Por isso, uma nova postagem, reparem::

"Quanta ironia...
bela forma de premiar um cara que pisou em todo mundo quando assumiu a Secretaria de Finanças e que foi o maior responsável pela derrota do pt...
Ele merece...
Eles se merecem..."


"Caro Prefeito Valmir, novos Legisladores e os demais servidores? Dá uma sacada nessa Lei que somente os procuradores foram beneficiados! Tiveram um ajuste salarial abusivo, onde passaram a ter um salário quase três vezes maior em relaçao aos demais profissionais de nivel superior, alem disso reduziram a propria carga horaria de trabalho de 40 para apenas 20 horas semanais. Reflita: Com os procuradores trabalhando a semana toda ja tava dificil as coisas andarem, agora imaginem eles trabalhando sò a metade da semana? Isso é no minimo estranho para não dizer desrespeitoso.Essa Lei precisa ser revista..."  

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Charge


Nova Câmara é inaugurada


Com a presença do prefeito eleito, Valmir da Integral, de vereadores da atual legislatura e da próxima, a nova Câmara de Vereadores, uma suntuosa edificação, localizada no bairro Beira Rio II foi inaugurada ontem (20). 

Parabéns aos vereadores da atual legislatura que compraram a ideia do vereador Adelson Fernandes, idealizador do projeto e avalizaram a obra.

De agora em diante nenhuma edificação pública pode ser construída sem a visão de futuro verificada na atual Câmara. (foto Pedro Alcântara) 

Vem aí a 8ª Corrida de São Sebastião


A paroquia de São Sebastião já trabalha ativamente para a realização da 8ª Corrida de São Sebastião, que acontecerá no dia 20 de janeiro, por ocasião do feirado do padroeiro da cidade. 

Estão previstas as presenças de atletas de ponta de outras localidades, além de atletas locais.

O padre Hudson, que está à frente do evento,que acontecerá em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer garante que a premiação será maior do que a da edição anterior.   

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

NOTA DE AGRADECIMENTO À IMPRENSA



Caros amigos da Imprensa,

Em 2005, quando assumimos a gestão da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tínhamos bastantes desafios à frente desta que é uma das maiores secretarias da Prefeitura de Parauapebas, tanto em número de servidores quando em demandas. Vocês, profissionais da Imprensa local, foram fundamentais para que tornássemos públicas nossas realizações e conquistas no decorrer destes oito anos de governo. Evidentemente, sempre fazendo o papel fiscalizador externo dos nossos atos administrativos, como bem diria o filósofo francês Michel Foucault em seu clássico “Vigiar e Punir”, de 1975.
Investimos maciçamente na construção de escolas de alto padrão, na formação continuada de educadores e na erradicação do analfabetismo. Cada ato foi divulgado: da trabalheira que tivemos para organizar a casa, em 2005, à realização dos Jogos Interescolares de Parauapebas (JIPs); de eventos de grande porte, como as conferências de Educação, a divulgação de cada um dos dez prêmios que nossa educação municipal conquistou entre 5.568 municípios.
Bem assim, a Imprensa local divulgou o esforço que envidamos para que nossos alunos com algum tipo de deficiência fossem – e sejam – os melhores dentro e fora de Parauapebas. Incontáveis são as reportagens estampadas nos jornais impressos (inclusive como capa) e nas TVs sobre o nosso Núcleo de Atendimento Psicossocial (Napp) e sobre a nossa Unidade Especializada em Atendimento ao Deficiente Visual.
Na zona rural, também tivemos dezenas de registros. Cada escola construída ou reerguida; cada mostra do campo; e cada aluno, professor ou ação destaque recebeu cobertura. Não à toa, entre 2006 e 2012, a marca Semed foi a mais veiculada nos impressos do município, aparecendo em ao menos 650 textos de jornais, com 95% de menções positivas. Em consulta rápida às expressões “Semed” e “Parauapebas” no buscador do Google, a Secretaria aparece em 29 mil menções. Por meio de uma busca filtrada, de notícias, somos lembrados em ao menos 1.000 reportagens, o que muito nos engrandece.
Mediante a ajuda dos amigos da Imprensa, foi possível divulgarmos com júbilo e pompa importantes recordes. Reduzimos o analfabetismo municipal à metade (de 16,3% para 8,1%) entre 2000 e 2010, como nenhum dos 608 municípios com mais de 100 mil habitantes fez. Demos um salto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) tanto no ensino fundamental menor (pulamos de 3,5 em 2005 para 4,9 em 2011) quanto no fundamental maior (saímos de 3,4 para 4,4 no mesmo período), e a expectativa é atingir as metas do Ministério da Educação (MEC) em 2015, ou seja, antes do estabelecido para 2021.
Além disso, se valemos “ouro”, se ganhamos “palmas”, se fomos “top”, se promovemos “integração” e se tiramos “nota 10”, foi porque vocês contribuíram valorosamente para que tenhamos alcançado os prêmios “Ouro” (2006), “Palma de Ouro” (2007, 2009 e 2010), “Top Brasil Marketing” (2010, 2011 e 2012), “Integración Latino America” (2011) e “Gestor Nota 10” (2010 e 2011), respectivamente.
Obviamente, as demandas não foram resolvidas, todas, como gostaríamos. E vocês, da Imprensa, sempre que preciso, chamaram-nos a atenção quando algum problema tentava passar despercebido, como acontece em qualquer setor.
Ainda assim, temos orgulho de nos despedir de nossa missão, sabedores de que mais nos orgulhamos do que pouco lamentamos. Os números deste mês nos permitem isso: a melhor qualidade de vida no Pará é de Parauapebas, segundo a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). A educação foi o quesito que mais evoluiu para isso. Aliás, somos um dos melhores não somente do Pará, mas também de toda a Amazônia, que tem 772 municípios.
Esta semana, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o Índice Social de Desenvolvimento Municipal (ISDM), e lá estamos nós, mais uma vez, na dianteira do Estado, entre os três melhores em qualidade social. O peso “Educação” foi preponderante.
Como bem deixou claro o mestre Paulo Freire, educação se faz assim mesmo, com erros e acertos, sem, contudo, esquecer-se de ser libertadora. E nesse percurso de liberdade, a Imprensa sempre esteve à vontade para contribuir com nosso trabalho, tecendo críticas para que crescêssemos sempre que se fez e julgou necessário.
Na retomada ao que imortalizou Foucault em “Vigiar e Punir”, um país que não vigia e educa suas crianças e seus jovens depara-se com o crime e, consequentemente, necessita puni-los severamente. E contra essa realidade que se espelha a partir de outros lugares do país, nós, da Semed, e vocês, da Imprensa, temos lutado incansavelmente, levantando a educação como bandeira branca de combate.
Obrigado a todos que contribuíram na missão de fazer deste município o melhor lugar do mundo para viver. Feliz Natal e um Ano Novo de muitas realizações!
Cordialmente,

Raimundo Oliveira Neto.



Comentários a respeito dos procuradores



A postagem sobre a regulamentação do cargo 
de procurador suscitou algumas manifestações, 
que o blog gentilmente transforma em postagem. 
Dá uma sacada. 

Roginaldo disse...
"Caros Legisladores e os demais servidores? Somente os procuradores são agraciados, no concurso de 2003, não havia esta diferenciação, agora eles tem um salário quase três vezes maior a de nós Engenheiros, é no mínimo estranho para não dizer desrespeitoso.
Eng. Roginaldo Rebouças Rocha"
20 de dezembro de 2012 09:16
 Excluir
Anônimo Anônimo disse...
"Porque será que no apagar das luzes é aprovado um projeto desses? Será que o atual dono da pata da SEFAZ, articulou($$$) pensando no seu próprio futuro dentro do novo governo?
pensem..."

A refletir

Câmara inaugura novas instalações


Hoje, às 17 horas está prevista a inauguração das novas dependências da Câmara de vereadores. A nova sede do Legislativo de Parauapebas localiza-se no bairro Beira Rio II e revela a imponência de um dos poderes do município.

Agora é realizar um bom trabalho para compensar esse investimento de R$ 12 milhões. 

Inseridos em programa de distribuição de terrenos querem satisfação


Populares inseridos no programa de distribuição de terrenos do bairro Tropical estão cada vez mais desconfiados que tudo não passe de um tremendo "trovão". É que depois de pagarem os respectivos DAMs da inscrição, ninguém falou mais nada e o secretário de Habitação, Antônio Neto fechou-se em copas. 

Seria bom Neto dar uma satisfação antes do recesso e consequentemente antes do governo fechar suas últimas atividades. 

Leis que regulamentam carreira de procurador em Parauapebas são aprovadas pela Câmara





Dois projetos de lei complementar, Nº 003/2012 e N°004/2012, que tratam da carreira de procurador municipal, foram aprovados na sessão plenária desta terça-feira, 4 de dezembro, da Câmara Municipal.

Com a aprovação das propostas ficam especificadas as funções de procurador executivo municipal e procurador legislativo municipal. Estabelecem ainda o fim da gratificação por dedicação exclusiva, mas a incorporam aos salários.

Atualmente os procuradores recebem um salário de R$ 6.406,49, mais a gratificação no mesmo valor. Com a incorporação o salário passará a ser de R$ 12.812,98. Assim, o cálculo de férias, décimo terceiro, adicional por tempo de serviço e demais vantagens a serem recebidas pelos procuradores será realizado com base neste novo valor.

Mesmo com estas alterações, os vencimentos recebidos pelos procuradores vão permanecer os mesmos. Entretanto, com o fim da dedicação exclusiva, a carga horária será reduzida de 40 para 20 horas semanais, obedecendo a legislação federal específica para a carreira de advogado. O que significa que tanto os procuradores da Prefeitura, quanto da Câmara poderão advogar.

Na mensagem enviada a Câmara, o prefeito Darci Lermen justifica a alteração afirmando que “Parauapebas cresce de forma mais acelerada que os outros municípios e são poucos os profissionais que tem competência para dar segurança jurídica à administração pública. É preciso que estejamos calçados em uma carreira fortalecida para que os futuros concursos sejam atraentes para profissionais de alto gabarito.”

Para o vereador Odilon Rocha, do PMDB, os projetos vem para garantir aos procuradores um serviço regular. “Acho bom porque unificou, mexemos no regime jurídico único, onde nós adequamos o valor dos vencimentos. Nada mais justo do que dá a isonomia salarial”.

Os dois projetos foram aprovados por unanimidade, em primeira discussão e seguem para segunda votação.
Nayara Cristina/Ascom-CMP

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Imprensa se contraterniza


A categoria dos profissionais de imprensa confraterniza-se neste momento no CTG, no bairro Vila Rica.

A confraternização de final de ano é uma promoção da Associação de Imprensa e Comunicação de Parauapebas (Aicop). 

Parauapebas tem a melhor qualidade de vida do Pará





“A melhor educação do Estado, e não tem pra ninguém.” Pode parecer pedante, mas é essa a afirmação de que compartilham professores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que encerra 2012 comemorando excelentes resultados. A pasta tem cerca de 3.500 servidores. Mas não é apenas falácia, não: órgãos oficiais reconhecem o esforço e o talento do município, que nos últimos oito anos deu condições, por meio de projetos e programas, para que 15 mil pessoas pudessem aprender a ler e a escrever, saindo para sempre da condição pejorativa de analfabetas.

Há três semanas, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), uma espécie de termômetro da qualidade de vida nos municípios brasileiros, e nele Parauapebas aparece na primeiríssima colocação, como o melhor lugar do Pará onde viver. O indicador de desenvolvimento local é 0,7974, o que o coloca entre os 350 melhores do Brasil, num universo de 5.568 municípios. O IFDM vai de 0 a 1; quanto mais próximo de 1, mais desenvolvimento é o lugar.

A título de comparação, Belém é o segundo melhor município do Pará, com indicador de 0,7855, mas ocupa a 443ª colocação nacional. Se Parauapebas fosse um país, teria qualidade de vida superior à da vizinha Argentina, da petrolífera Arábia Saudita ou da gigante Rússia.

Para conquistar esse pódio, a educação da rede pública municipal teve papel fundamental. Isso porque, no período entre censos, 2000 e 2010, a taxa de analfabetismo foi reduzida à metade, passando de 16,3% para 8,1%. “Atribuímos esses resultados aos investimentos que fizemos em nossos oito anos de trabalho”, destaca o titular da Semed, Raimundo Oliveira Neto, de acordo com quem a educação municipal está entre as melhores da Região Norte, deixando para trás municípios antigos e com tradição na área.
“Reduzimos o analfabetismo à metade como nenhum dos 608 municípios com mais de 100 mil habitantes fez. Demos um salto no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] tanto no ensino fundamental menor [de 3,5 pontos em 2005 para 4,9 em 2011] quanto no fundamental maior [de 3,4 para 4,4 pontos], e a expectativa é atingir as metas do Ministério da Educação (MEC) em 2015, ou seja, antes do estabelecido para 2021”, pontua.

Entre 2000 e 2010, conforme a apuração do IFDM, a qualidade da educação evoluiu da lanterna vermelha (0,3679 ponto) para um farol azul (0,6943 ponto), um salto de qualidade da ordem de 47% em apenas uma década. Nem mesmo o Egito, conhecido como um dos berços culturais da humanidade, ou a Índia, que atualmente se destaca por sua competência no ensino de base e na formação de engenheiros de ponta, têm índice de educação similar.

“Os investimentos feitos em formação continuada para os professores da nossa rede; em construção das mais modernas escolas do Pará; na humanização do ensino; e no potencial de nossos alunos nos possibilitam celebrar cada divulgação de estatística, em que Parauapebas sempre aparece e vai aparecer em posição de destaque”, afirma Neto.

MAIS NÚMEROS
Além da pesquisa do Firjan, na semana passada a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou estudo segundo o qual Parauapebas está também entre os três melhores do Estado no Índice Social de Desenvolvimento Municipal (ISDM). O peso “Educação” foi preponderante na análise de dados e o maior responsável para que, considerando-se apenas esse critério, o município se posicionasse no topo entre 775 cidades da Amazônia.

“Essas pesquisas não foram encomendadas por nós. São dados públicos, de órgãos oficiais, disponíveis nos sites de quem os organizou [no caso, a Firjan (www.firjan.org.br) e a FGV (portal.fgv.br)]. Além disso, são estudos recentes e que abrangem o período de nossa gestão, o que mostra o quanto evoluímos em oito anos”, ressalta o secretário de Educação.

Em razão de todo o trabalho entre 2005 e 2012, a Semed e o seu titular foram agraciados uma dezena de vezes com comendas das mais variadas espécies: “Ouro” (2006), “Palma de Ouro” (2007, 2009 e 2010), “Top Brasil Marketing” (2010, 2011 e 2012), “Integración Latino America” (2011) e “Gestor Nota 10” (2010 e 2011).

Não à toa, entre 2006 e 2012, a marca Semed foi a mais veiculada nos impressos do município, aparecendo em ao menos 650 textos de jornais, com 95% de menções positivas – 70% desses textos destacando o desempenho de alunos e professores. Em consulta rápida à expressão “Semed” no buscador do Google, a Secretaria aparece em 29 mil menções. Por meio de busca filtrada, é lembrada em ao menos 1.000 reportagens, outro recorde. Além disso, a educação de Parauapebas ganhou o mundo em texto publicado na Enciclopédia Barsa, de 2008. Nenhuma outra do Norte e Nordeste teve tantos méritos.


Buracos na BR 155 causam acidente envolvendo integrantes da Banda Legionários

 Carro da banda recebendo os socorros
Estado do veículo após o acidente


Buracos na BR 155, entre as cidades de Eldorado do Carajás e Marabá-PA, por muito pouco não fazem vítimas fatais, no dia 15 de dezembro (sábado), quando integrantes da Banda Legionários saíram de Parauapebas com destino a Marabá, onde iriam realizar um show musical.

Por volta das 9h30 da manhã do dia 15, alguns quilômetros depois de Eldorado do Carajás, o grupo seguia na BR 155 em um carro Gran Sienna, placa OFO 4219 (Parauapebas-PA), quando o carro se aproximou do primeiro buraco, foi desviado, mas logo apareceu o segundo e não teve como desviar, porque vinha um caminhão na frente, e quando bateu no segundo buraco o carro perdeu o controle e tombou em uma ribanceira de aproximadamente dez metros de altura, capotando o carro, até atingir uma cerca de arame.

No carro estavam Deicharles Damascena, Francisco Neto, Romário de Sousa, Jefferson Brito e sua esposa Joice. Mesmo com dificuldade de acesso, todos foram socorridos. O guitarrista Romário quebrou a perna esquerda e a mão direita e os demais sofreram pancadas na cabeça e pequenos cortes nos braços.

Imediatamente, Romário foi socorrido e encaminhado para o hospital público de Marabá, mas não recebeu atendimento, porque não tinha médico e a máquina de Raio X estava sem filme. Devido isso, teve que ir para um hospital particular, onde recebeu os medicamentos e foi engessado.

No mesmo dia, com poucas horas depois, outro veículo também tombou na mesma estrada, devido os buracos perto de Eldorado.

Casos como esses são frequentes nessa estrada que liga Parauapebas a Marabá. São acidentes, mortes e batidas causadas pelos enormes buracos na BR 155.

Os integrantes da Banda Legionários disseram que vão entrar com um processo contra a União pelas péssimas condições da estrada. “A gente poderia ter morrido, mas sobrevivemos por um milagre de Deus. Dezenas de pessoas já foram vítimas dessa estrada e se nada for feito mais pessoas poderão morrer ou mesmo ficar com sequelas para sempre”, disse Deicharles Damascena.

Convite da Aicop


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Charge


Plano de governo


Hoje, a partir das 09 horas, a equipe técnica do novo governo faz uma explanação ao membros do primeiro escalão do futuro governo. 

O plano de governo, bem como as diretrizes para cada secretaria será divulgado por Valmir logo após a posse, daqui a 12 dias.

Valmir anuncia secretariado

Ontem (17), no auditório do Hotel Vale dos Carajás o prefeito eleito Valmir da Integral anunciou o secretariado do futuro governo que começa no dia 1º de janeiro de 2013.

Veja os nomes que integrarão o próximo governo:

Secretaria de Finanças: Zé Rinaldo;
Secretaria de Habitação: Vicente Leite;
Secretaria da Mulher: Irmã Teca;
Secretaria de Ação Social: Leudicy Leão;
Secretaria de Esportes e Lazer: Marcel Nogueira;
Secretaria de Cultura: Francisco Brito;
Secretaria de Educação: Francisca Ciza;
Secretaria de Meio Ambiente: Maria Dinelma;
Secretaria de Serviços Urbanos: Augusto Neto;
Secretaria de Administração: Wady Cecílio;
Secretaria de Saúde: Rômulo Pereira Maia
Secretaria de Obras: Dário Veloso;
Secretaria de Planejamento e Gestão: Célio Costa
Serviços Autônomos de Água e Esgotos de Parauapebas: Gesmar Rosa;
Ouvidoria: Neuraci Braga;
Procuradoria: Mário Monteiro
Assessoria de Comunicação: Jorge Vieira. 


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O sinal da Tim continua uma droga

O tempo passa,o tempo voa, só o sinal da Tim que continua uma droga, uma porcaria, uma grande sacanagem. 

Alguém precisa fazer alguma coisa.  

Resenha política



Ficou para esta semana o anúncio do secretariado do prefeito eleito Valmir da Integral. Inicialmente, o anúncio estava previsto para o dia 14, mas, algumas indefinições contribuíram para adiá-lo. ### Apesar da protelação, a população já sabe que alguns nomes estão cotados para assumir algumas pastas. Nomes como o de Zé Rinaldo, Francisca Ciza, Gesmar Rosa, Marcel Nogueira, Francisco Brito e outros estarão no futuro governo. ### A semana passada, o prefeito tirou par alinhavar as últimas negociações com os partidos que estiveram na campanha. ### Francisco Pavão e Josineto Feitosa são os nomes cotados para assumir a presidência da Câmara pelo grupo de partidos que venceram a eleição de 2013. ### Deve-se dizer, entretanto, que os vereadores Eusébio Rodrigues e Devanir Martins também correm por fora e estão se movimentando. ### O orçamento de 2013 que está sendo aprovado pela Câmara tinha como suplementação 40%, mas houve uma proposta para aumentar a suplementação para 70%, porém os vereadores jogaram contra e mandaram apenas 10%. ### Essa medida deixou o novo prefeito sem margem de manobra e é quase certo que antes de julho do ano que vem ele tenha que bater na porta da Câmara solicitando um novo aporte de dinheiro. ###  O economista Célio Costa, que fez um famoso estudo sobre a viabilidade econômica do estado de Carajás foi convidado (e aceitou) para assumir a secretaria de Planejamento. ### Major da Mactra, vereador eleito do PSDB não para. No período de transição, o vereador foi incansável em tomar pé de como é o funcionamento da máquina pública. Tudo para fazer bonito no exercício do mandato. ### Prego batido e ponta virada.Oito vereadores eleitos (Josineto Feitosa, Major da Mactra, Charles Borges, Maridé, João do Feijão, Luzinete Batista, Ivonaldo Braz e Francisco Pavão) se reuniram ontem e fecharam a Mesa diretora da Câmara para o biênio de 2013. ### Pavão inclusive deve ser o próximo presidente do Legislativo, tendo Luzinete Batista como vice, Ivonaldo Braz, primeiro-secretário e Maridé na segunda secretaria. ###  

domingo, 16 de dezembro de 2012

Mesa da Câmara é fechada para 2013/2014


Uma reunião envolvendo oito vereadores acaba de acontecer. Depois de muitas negociações, finalmente a Mesa Diretora da Câmara, para o biênio de 2013/2014 foi fechada. 

Segundo as informações chegadas até o blog, o presidente será o vereador Francisco Pavão (PTB), ficando a vereadora Luzinete Rosa (PV) como vice.  A primeira secretaria será ocupada pelo vereador Ivonaldo Braz (PDT) e a segunda secretaria ficará com Maridé (PSC).

No momento o grupo é formado pelos vereadores Francisco Pavão, Josineto Feitosa (PSDC), Charles Borges (PSD), Major da Mactra (PSDB), Ivonaldo Braz, Luzinete Batista, Maridé e João do Feijão, mas, outros vereadores ainda podem se agregar.   

Charge


Até o fim de semana


Como o prefeito termina as negociações com os partidos que compuseram a coligação Mãos que Trabalham, titulares de algumas secretarias deixarão de ser anunciados, mas, até o fim da semana os nomes serão conhecidos. 

Secretariado será anunciado


Amanhã (16), o prefeito eleito anunciará parte do seu secretariado. A informação foi passada pela assessoria de Valmir. O local e o horário será divulgado e o blog dará maiores informações. 

Poema - Comumente é assim




Cada um ao nascer
traz sua dose de amor,
mas os empregos,
o dinheiro,
tudo isso,
nos resseca o solo do coração.
Sobre o coração levamos o corpo,
sobre o corpo a camisa,
mas isto é pouco.
Alguém
imbecilmente
inventou os punhos
e sobre os peitos
fez correr o amido de engomar. Quando velhos se arrependem.
A mulher se pinta.
O homem faz ginástica
pelo sistema Muller.
Mas é tarde.
A pele enche-se de rugas.
O amor floresce,
floresce,
e depois desfolha.

Timão vence Chelsea e conquista campeonato mundial



Rivais, ajoelhem-se para reverenciar a história construída pelo Corinthians e a Fiel neste 16 de dezembro de 2012. Sem precedentes. Eterno. O time formado por jogadores operários, o clube do povo e da apaixonada torcida que cruzou continentes tem o futebol a seus pés. Sofrido, suado, chorado, o Corinthians venceu o Chelsea por 1 a 0, em Yokohama, e deixou de ser apenas Paulista como está escrito em seu centenário símbolo. O Corinthians é do mundo. Bicampeão do mundo.

A conquista corintiana tem um herói em cada extremidade do campo. Na defesa, Cássio cresceu acima dos seus 1,95m para criar uma nova categoria de milagres e defender chutes de Cahill, Moses e Torres. O último, já perto do apito final. No ataque, brilhou Paolo Guerrero. O mesmo Guerrero que foi dúvida para o torneio. O mesmo herói da classificação nas semifinais. Agora, eternizado com o gol de cabeça aos 23 minutos.

Assim como na Libertadores, vencida diante do sempre temido Boca Juniors, o Corinthians chega ao título contra um adversário poderoso. O Chelsea, símbolo máximo do novo futebol comandado por mecenas do leste europeu ou das Arábias, sucumbiu diante de um adversário sem estrelas, mas extremamente eficiente.
O triunfo sobre os ingleses completa um ciclo de vitórias grandiosas que teve início em uma derrota histórica. Da Série B para o estrelato. O Corinthians rebaixado no Brasileirão de 2007 aprendeu com os erros e se reestruturou para chegar ao topo. Agora, desponta como uma das potências do futebol nacional nos próximos anos.

Tatuapé, Mooca, Interlagos, Itaquera, Pirituba, Jardim Ângela, Cachoeira, Vila Mazzei, Vila Moraes, Cangaíba, Tucuruvi, Capão, Bela Vista, Guarulhos, Francisco Morato, Tabão da Serra, Carapicuíba, Itaquaquecetuba, Pindamonhangaba, Serra Negra, Suzano, Mogi Guaçu, Cubatão, Praia Grande, Rio Preto, Indaiatuba, Sorocaba, Jundiaí, Curitiba, Espírito Santo, Maranhão, Santa Catarina Miami, Sydney...
...as bandeiras da Fiel penduradas no estádio neste domingo simbolizam uma das maiores demonstrações de amor da história do futebol. Alvinegros de todas as partes tomaram fizeram do estádio da finalíssima um Pacaembu em proporções gigantes. As ruas do Oriente estão tomadas, enlouquecendo os rígidos japoneses com os gritos de “Vai, Corinthians” em uma festa que só terminará no Brasil. Ou em qualquer outro lugar da Terra.

Cássio faz milagres no primeiro tempo - O Corinthians usou a obediência tática para não permitir que o Chelsea tirasse proveito de sua melhor qualidade técnica. O Timão cumpriu à risca o que Tite pediu nos últimos dias e esperou os jogadores da equipe inglesa no campo de defesa para tentar surpreender nos contra-ataques. A estratégia deu certo, mas poderia ter funcionado melhor com mais capricho nas finalizações, principalmente de Emerson.

Os Blues fizeram a bola rodar de lado a lado nos primeiros minutos. Rafa Benítez surpreendeu ao escalar Lampard, Ramires e Moses, dando mais habilidade ao meio de campo e força ao ataque. A mudança em relação à semifinal, porém, deu espaços aos brasileiros. Paulinho, travado por Cahill na finalização, quase marcou após linda jogada entre Fábio Santos e Danilo.

O zagueiro inglês, aliás, foi para os vestiários sem entender o milagre operado por Cássio que salvou o Corinthians de ficar em desvantagem logo no início. Em desvio de cabeça dele, Chicão cortou. No rebote, o próprio grandalhão britânico chutou de bico quase na pequena área para incrível defesa do “Frankenstein” no canto esquerdo.

Mais solto a partir dos 20 minutos, os corintianos foram liderados por um inspirado Paolo Guerrero, longe de ser apenas o centroavante que Tite tanto quis. O peruano brigou, abriu espaço, mas não pôde contar com Emerson. O herói da Libertadores esteve apagado, perdendo grande chance ao receber do camisa 9 sem marcação e não retribuindo a gentileza quando o companheiro aparecia livre na área.

A incredulidade inglesa aumentou perto do fim. Cássio, mais uma vez, arrancou gritos de espanto no estádio. Primeiro, em chute cheio de veneno de Moses, que defendeu com a ponta dos dedos no canto esquerdo. Depois, freou uma finalização de longa distância de Mata. Um gigante.

A cautela corintiana acabou definitivamente no segundo tempo. O Timão voltou do intervalo mais agressivo ofensivamente, com Paulinho se aproximando do trio de ataque. O Chelsea também não se poupou. O resultado foram minutos em que o meio de campo deixou de existir e abriu as defesas. Cássio, de novo, parou Hazard após passe certeiro de Mata.

Embalado pelo incentivo da torcida, o Corinthians passou a controlar o jogo em ritmo cadenciado para envolver a marcação adversária. O gol parecia se aproximar e veio da cabeça do melhor alvinegro em campo na partida. Aos 23, Danilo cortou a marcação e bateu prensado. A bola subiu, caiu e encontrou a cabeça de Guerrero. Desvio simples, gol eterno.

O Chelsea esteve longe de reagir. Benítez imediatamente colocou o brasileiro Oscar na vaga do nigeriano Moses, mas a produtividade seguiu baixa. O Corinthians se agigantou com a vantagem, brigando por cada centímetro de campo e impedindo que os ingleses crescessem novamente.

Nos minutos finais, os Blues ainda tentaram furar. Furaram é bem verdade, mas não por completo. Aos 40 minutos, quando o empate parecia certo, Cássio fez mais uma milagre ao defender chute de Fernando Torres quase na pequena área. Aos 46, o espanhol chegou a marcar, de cabeça - gol corretamente anulado, por impedimento. Era a noite de Cássio. Era a noite do Corinthians bicampeão mundial.