"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


domingo, 13 de janeiro de 2013

Mais de 30 jovens juram à Bandeira e recebem certificado de dispensa de incorporação





 Dos cerca de 80 alistados que foram convocados para a solenidade, trinta e dois homens dispensados do serviço militar fizeram juramento à Bandeira Nacional e receberam seus respectivos certificados de dispensa de incorporação ao Exército Brasileiro.


 A solenidade de juramento e de entrega dos documentos ocorreu na manhã desta sexta-feira (11), na Casa do Cidadão, localizada na Praça da Cidadania, Bairro Rio Verde, com as presenças da secretária municipal de Assistência Social, Leudicy Leão; da coordenadora da Casa do Cidadão, Carmem Carume; da coordenadora da Junta do Serviço Militar em Parauapebas, Benevânia Gomes; do tenente EB Nelson da Silva Espíndola, titular da 5ª Delegacia do Serviço Militar; do tenente EB José Ricardo Gomes, representante da 28ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM); além de membros da imprensa e a comunidade.

 Após orientar os 32 homens a se posicionarem em filas e fazer movimentos de “sentido”, “cobrir” e “descansar”, o tenente Espíndola leu pausadamente o juramento e ordenou que, a cada frase, os dispensados repetissem, com a mão direita posicionada sobre o ombro do colega à frente.

 Durante a celebração do juramento à Bandeira, um dos homens foi convocado a se postar na frente dos demais colegas com o Pavilhão Nacional, símbolo referenciado pelos homens dispensados de servir ao Exército Brasileiro.

 Em seguida, o representante da 5ª Delegacia do Serviço Militar do EB fez uma breve explanação sobre a responsabilidade dos homens que são dispensados de servir à Pátria, destacando que, ao se alistar em Parauapebas, o jovem fica ciente que não vai servir ao Exército, “porque aqui no município não há unidade da corporação para atender à demanda”.

 De acordo ainda com o que explicou o tenente Espíndola, mesmo recebendo o certificado de dispensa de incorporação, o jovem ainda pode, se quiser, entrar nas fileiras das Forças Armadas, desde que seja aprovado em concurso público.

Por sua vez, a secretária Leudicy Leão fez referência ao patriotismo e amor à Pátria, destacando a importância da solenidade em proporcionar aos jovens dispensados de servirem ao EB o juramento à Bandeira e a entrega dos respectivos documentos.

 A titular da Secretaria Municipal de Assistência Social aproveitou para informar que, doravante, a Casa do Cidadão pretende convocar uma vez por mês os jovens alistados para jurar à Bandeira e receber os respectivos documentos de dispensa. Em anos anteriores, esta convocação ocorria uma vez por ano.
Por último, foi chamado à frente o jovem Josênio Vital para receber das mãos do tenente Espíndola o certificado de dispensa de incorporação, enquanto os demais dispensados receberam, em seguida, o documento na Junta do Serviço Militar.

Nenhum comentário: